Popularização dos smartphones pode inibir o crescimento do Marketing via SMS?
Quando o objetivo é se comunicar com consumidores em dispositivos móveis, as empresas preferem utilizar sites de m-commerce e aplicativos que campanhas de SMS, de acordo com levantamento divulgado em novembro de 2011 pelo e-tailing group e Bronto. Dados do estudo “Surviving the Current Marketing Mania with a Solid 2012 Plan” indicam que apenas 14% dos entrevistados atualmente recolhem dados sobre os consumidores (como o número do telefone) em todos os canais que atuam, com 7% utilizando-os para envio de mensagens de marketing e 6% enviam mensagens de apoio transacional, como confirmações de venda e status do pedido via SMS. Por outro lado, entre 25-33% dos entrevistados planejam empregar estes recursos ao longo dos próximos 12 meses.
Curiosamente, o estudo mostra que o marketing via SMS pode estar perdendo relevância devido à crescente penetração dos smartphones, com uma parcela de 29% dos entrevistados afirmando utilizar sites de m-commerce, enquanto 42% planejam utilizá-los no próximo ano. Além disso, 19% afirmam utilizar aplicativos e 27% pretedem utilizá-los ao longo dos próximos doze meses.
Ainda assim, mesmo o pequeno percentual de empresas que afirma fazer uso do SMS em suas operações parece não estar empregando diferentes métodos para criar uma base com números de telefones móveis de seus clientes. Dentre os principais métodos de coleta, 28% afirmam capturar durante operações de call center, com 13% dizendo ser vital e 15% muito importante, enquanto 26% afirmam que capturá-los durante as transações online é ao menos muito importante. Outras táticas citadas como relevantes pelos entrevistados incluem a captura de números telefônicos durante as operações de varejo (15%), campanhas de e-mail marketing (14%) e de marketing tradicional (10%).
Uso de sites sociais perto da saturação
Enquanto o uso do SMS segue ignorado pela maioria das empresas, as mídias sociais estão mais incorporadas nas organizações, com 87% dos entrevistados afirmando possuir páginas de fãs ou de vendas no Facebook, enquanto uma fatia de 8% planeja utilizar este site de rede social nos próximos 12 meses. Atividades no Twitter, como monitoramento, atendimento ao cliente e tweetar também são empregadas pela maioria (82%) das empresas, com aproximadamente 8% planejando sua utilização em 2012.
O documento também mostra que 38% dos comerciantes empregam códigos de barras ou códigos QR, enquanto 31% planejam implantar estes recursos no próximo ano. De acordo com outra pesquisa apresentada em outubro de 2011 pela Russel Herder, 72% dos consumidores afirmam ter visto algum código QR, mas cerca de 30% nem sabem o que é isso.
Problemas ao estruturar dados dos consumidores
Por outro lado, as empresas acreditam que precisam avançar mais, quando se trata de obter e utilizar informações sobre os consumidores em favor de seu negócio. Um número inferior a metade afirma que seus dados existentes permitem segmentar com efetividade seus clientes, enquanto 40% afirmam que seus dados atuais são entregues em um formato de fácil compreensão para seus sócios e gerencia sênior. Apenas 28% afirmam que recebem um panorama completo do envolvimento dos clientes com sua empresa, enquanto apenas 4% concordam fortemente com essa afirmação.
Pure Bros: Mobile Marketing deve crescer 33% no Brasil em 2011
O marketing voltado para os dispositivos móveis deve encerrar 2011 com crescimento de 33% em relação ao ano anterior, segundo um estudo divulgado em novembro de 2011 pela Pure Bros (Clique aqui para ler). No próximo ano os resultados podem ser ainda mais otimistas, sendo previsto um crescimento de 50% no ano a ano, o que representa um total de 120 milhões de SMS enviados no período.
Categoria: Pesquisas