E-Commerce registra deflação de 0,44% em outubro

| 04/11/2014 - 16:52 PM | Comentários (0)

oculos

Em outubro de 2014, o Índice FIPE/Buscapé registrou queda média de preços de -0,44%. Em 36 dos 45 meses nos quais o índice foi calculado houve queda de preços, conforme ilustra a figura 1. Após aumentos de preços mensais em janeiro (1,35%) e fevereiro (0,14%) de 2014, nos 8 meses subsequentes as variações foram negativas, com média mensal de -0,31%, retomando o padrão de queda. Este comportamento dos preços do comércio eletrônico reflete o dinamismo e competitividade do setor, e a natureza dos produtos que são predominantemente vendidos no mesmo.

Figura 1 – Variações Mensais do Índice de Preços FIPE/Buscapé (%)

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Dos dez grupos de produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé cinco apresentaram queda de preço no mês de outubro/14, conforme segue: Eletrônicos (-2,14%), Esportes e Lazer (-1,58%), Telefonia (-0,59%), Informática (-0,27%) e Casa e Decoração (-0,26%). Das 201 categorias pesquisadas, 94, ou 47%, tiveram queda média de preço de -1,79%, com destaque para: “escrivaninha/mesa para PC” (-5,49%), “sofá/estofado” (-4,81%), “cortina/persiana” (-4,26%), “liquidificador” (-4,26%), “bicicleta ergométrica” (-4,00%), “skate” (-3,99%), “travesseiro” (-2,95%) e “aquecedor de água” (-2,87%). Os cinco grupos que tiveram aumento de preço em outubro14/setembro14 foram: Fotografia (3,55%), Cosméticos e Perfumaria (1,22%), Brinquedos e Games (1,19%), Moda e Acessórios (0,57%) e Eletrodomésticos (0,49%). Das 201 categorias de produtos pesquisadas no mês, 107, ou 53%, tiveram aumento médio de preço de 1,36%, com destaque para: “óculos de sol” (6,00%), “câmera digital” (3,75%), “processador” (3,40%), “cartucho para impressora” (3,12%), “toner para impressora” (3,05%), “cartão de memória” (3,03%), “filmadora” (2,89%) e “GPS” (2,76%).

Figura 2 – Variações Mensais do Índice FIPE/Buscapé por Grupos de Produtos (Out14/Set14)

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Em um período de 12 meses (out14/out13) o Índice FIPE/Buscapé registrou queda de -2,48%. A partir de novembro/12 observa-se uma tendência de redução das variações anuais negativas do Índice FIPE/Buscapé, mas de qualquer forma a série de 34 comparações anuais de preços no e-commerce (t/t-12) é marcada por 33 quedas de preços, e apenas um aumento em novembro/13, conforme a figura 3. A queda anual do Índice FIPE/Buscapé vem aumentando desde agosto/14, e mantido o padrão de variação mensal médio de -0,31% projeta-se uma variação anual média de -2,6% para o último bimestre do ano. Dada a importância dos produtos importados no e-commerce brasileiro, esta tendência depende significativamente da não ocorrência de um ciclo sustentado de valorização do dólar.

Figura 3 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé (Mês t / Mês t-12)

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A figura 4 ilustra que os preços no comércio eletrônico têm variação anual 8,1% inferior à variação dos preços médios do IPCA no período set14/set13, e que ao longo de 2012 – antes do impacto da desvalorização cambial sobre os preços dos produtos importados que têm grande peso no e-commerce – a variação do Índice FIPE/Buscapé era cerca de 13% inferior à variação dos preços médios da economia. De qualquer forma, os números traduzem um significativo ganho de competitividade dos preços dos produtos comercializados no e-commerce em relação aos preços médios que compõem o orçamento familiar, explicando parcialmente o expressivo crescimento do setor, que em 2013 foi de 28% em termos nominais, e de 33% em termos reais, com base na variação de -3,75% do Índice FIPE/Buscapé.

Figura 4 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé, IPCA e Diferença (Mês t / Mês t-12)

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No período anual out14/out13, dos 10 grupos pesquisados, 5 apresentaram quedas de preço, e 5 aumentos, havendo expressiva diferença entre os grupos de produtos que compõem o índice, que vai de uma queda de -7,89%, em Telefonia, a um aumento de 4,81% em Brinquedos e Games, conforme ilustra a figura 5. Das 140 categorias pesquisadas 91, ou 65%, tiveram aumento médio de preço 2,59%, e 49, ou 35%, tiveram redução média de preço de -5,33%.

O grupo com a maior queda anual de preço em out14/out13 foi Telefonia (-7,89%), muito influenciado por “celular e smartphone” (-8,41%). O segundo grupo com a maior queda de preço foi o de Eletrônicos (-6,73%) – influenciado pela redução de -7,94% nos preços de “televisores” e de -4,67% nos preços de “micro system/mini system”. O terceiro grupo com maior queda foi Moda e Acessórios (-6,16%) – muito influenciado por “tênis” (-12,55%) –, seguido por Informática (-1,19%), com destaque para “tablet” (-5,85%), “pen drive” (-4,15%), “impressora” (-3,55%) e “placa mãe” (-3,07%). O quinto grupo foi Casa e Decoração (-0,17%) – influenciado pela queda de -3,97% em “colchão”. O grupo de Eletrodomésticos – que é o segundo com maior peso no e-commerce – registrou aumento anual de preço de 2,38% no período out14/out13, com destaque para: “triturador de alimentos” (10,91%), “climatizador” (9,72%), “freezer” (7,13%), “ventilador/circulador” (5,09%), “aspirador de pó” (5,04%) e “ar condicionado” (4,20%).

Entre todos os produtos que compõem o índice, os que tiveram quedas destacadas no período anual out14/out13, além dos já citados, foram: “camisa de time de futebol” (-11,53%), “chuteira” (-9,64%), “dock station” (-9,62%), “forno a gás” (-3,77%), “batedeira” (-2,87%), “ferro de passar roupa” (-2,42%) e “liquidificador” (-2,18%). Os que tiveram maiores aumentos foram: “toner para impressora” (7,62%), “cartucho para impressora” (7,42%), “freezer” (7,13%), “memória para PC” (6,68%), “estabilizador” (6,47%), “processador” (6,34%) e “bicicleta” (5,28%).

Figura 5 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé por Categorias de Produtos (Out14/Out13)

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A queda de -2,48% do Índice FIPE/Buscapé no período out14/out13 contrasta com os aumentos nos índices de preços aos consumidores gerais, como o IPCA-IBGE e o IPC-FIPE, que tiveram aumento anual de preço de 6,74% e 5,4%, respectivamente, no período set14/set13. Parcela significativa destas diferenças pode ser explicada pelos seguintes fatores: a) o Índice de Preços FIPE/Buscapé monitora uma cesta de produtos diferente daquela avaliada pelos índices de preços gerais, ou seja, apenas aqueles produtos que são comercializados de forma mais significativa por meio da internet; b) os pesos dos produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé são bastante diferentes dos pesos dos mesmos produtos nos índices genéricos; c) o canal de distribuição monitorado pelo Índice FIPE/Buscapé é exclusivamente o e-commerce, enquanto os outros índices monitoram vários outros canais tradicionais e físicos.

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Categoria: Balanços

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