Qualidade sobressai o preço na decisão de compra, diz estudo

| 14/10/2011 - 12:38 PM | Comentários (0)

Os consumidores de diversos países do mundo (incluindo do Brasil) afirmaram que descobrir um bom uso para seu dinheiro em particular é algo “muito influente” para seu ato de comprar, mais do que adquirir em uma loja com os preços mais baixos no geral – embora por uma pequena diferença – de acordo com um novo trabalho divulgado pela The Nielsen Company em outubro de 2011. Resultados do estudo “Shopping and Saving Strategies Around the World” indicam que 61% dos consumidores online globais citaram ser muito importante no ato de comprar encontrar bom uso aos seus recursos, contra 58% que marcaram ser muito importante encontrar o preço mais baixo.

No entanto, uma porcentagem ligeiramente superior (37% contra 34%) classificou o baixo preço como pouco influente, enquanto 95% dos consumidores disseram que encontrar bom uso para o dinheiro influencia em sua escolha do varejista, contra 94% que afirmaram o mesmo para o baixo preço.

Outros atributos marcados como de grande influência por mais da metade dos consumidores online globais foram localização conveniente, grandes ofertas/promoções, estoques bem abastecidos e alta qualidade dos produtos.

Cerca de 59% dos consumidores online globais procuram poupar os recursos da família na hora das compras através de promoções, estratégia de poupança líder em todas as regiões do estudo, sendo a mais prevalecente na América do Norte (73%) e Europa (60%). Usar cupons foi a segunda estratégia de poupança mais popular citada no estudo, sendo utilizada por 48% dos consumidores do mundo.

O relato de uso de cupons é maior na América do Norte (65%) e Ásia-Pácifico (55%). A China (67%), os EUA (66%) e Hong Kong (65%) são os três mercados líderes no uso reportado de cupons como forma de economizar dinheiro.

Quando questionados sobre se preferem comprar embalagens grandes a um preço pequeno por pacote ou embalagens de tamanho menor com baixo custo, os consumidores escolheram a primeira em uma proporção de 2:1. 36% dos consumidores globais entrevistados indicaram sua preferência por produtos com embalagens econômicas de grande volume, com um valor menor por porção. A metade deste número de entrevistados (18%) afirmou preferir menores tamanhos de embalagens, mas com custo menor por porção, com apenas 12% afirmando preferir pacotes modestamente reduzidos ao nível de preços atuais

Cerca de 1/3 dos consumidores em cada região afirmou preferir as embalagens grandes e econômicas, mas este sentimento é mais pronunciado na América do Norte, onde 39% dos consumidores indicam a preferência por estes tamanhos, 20% para embalagens pequenas com preços menores, e 11% preferem tamanhos modestamente menores com os preços atuais.

Quando questionados sobre de que forma buscam fazer poupança doméstica, 59% dos consumidores globais afirmaram comprar produtos em promoção. Nenhuma outra forma de poupança foi citada por mais da metade dos consumidores globais, sendo que 48% estão usando cupons, enquanto 40% compram em varejistas que disponibilizam descontos e 39% dão preferências a produtos com embalagens grandes e econômicas.

Examinando a escolha por varejistas que disponibilizam descontos mais profundamente, a Nielsen descobriu que esta estratégia de redução de gastos é mais usada na região da Ásia-Pacífico (44%), sendo citada por pouco mais de um terço dos Europeus e Norte-Americanos (37% e 36%, respectivamente). Na região do Oriente Médio/África, cerca de 29% afirmaram comprar em varejos de desconto como forma de poupar.

Perto de 9% dos consumidores globais afirmaram não ter tomado medidas para reduzir os gastos domésticos com relação ao ano anterior.

De longe, os norte-americanos são os mais propensos a saírem para comprar estoques de mantimentos, com 60% destes consumidores afirmando que o principal motivo para saírem e fazer compras é estocar produtos básicos. Em contraste, 18% afirmaram sair de casa para comprar poucos itens, e apenas 7% afirmaram que vão as compras quando falta algum item em casa.

A distribuição mais uniforme de motivações para sair às compras foi encontrada na Europa, onde 37% dos consumidores afirmaram sair para comprar grandes compras em supermercados, 21% saem quando precisam de alguns itens importantes e 25% disseram que fazem saídas rápidas de compras quando falta apenas um item de que necessitam.

Por outro lado, o estoque de mercadorias é menos comum nas regiões da Ásia-Pacifico, América Latina e Oriente Médio/África onde cerca de 20% tem como principal motivo para sair às compras fazer estoque de mercadorias básicas. Nas localidades da Ásia-Pacífico e Oriente Médio/África perto de um terço dos consumidores afirmaram que fazem saídas rápidas para comprar apenas um item de que necessitem (32% e 33% respectivamente).

Um número um pouco menor de indivíduos afirmou sair para comprar apenas alguns itens essenciais (28% no Oriente Médio/África e 29% na Ásia-Pacífico). Similarmente, na América Latina, os motivos mais comuns reportados para se ir as compras foi comprar alguns itens essências (33%) e saída rápida para comprar algo que falta (25%).

O uso de cupons online por consumidores está aumentando, segundo nova pesquisa da Forrester Research. Resultados do estudo “The Impact of Online Coupons and Promotion Codes” indicam que 66% dos consumidores irão usar cupons para ao menos 25% de suas compras nos próximos 12 meses, um aumento de 20% com relação aos 55% que haviam usado este meio de compras para ao menos 25% de suas compras nos últimos 12 meses.

A The Nielsen Global Online Survey foi conduzida entre 23 de março e 12 de abril de 2011, entrevistando mais de 25.000 consumidores em 51 países das regiões da Ásia-Pacífico, Europa, América Latina, Oriente Médio, África e América do Norte.

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Categoria: Pesquisas

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