Segmentação de mailing é tendência no varejo, diz estudo

| 20/04/2012 - 11:32 AM | Comentários (2)

Varejistas do e-commerce estão sempre em busca de novas alternativas afim de melhorar o desempenho do seu negócio, segundo um estudo apresentado em abril de 2012 pelo e-tailing group (Clique aqui para ler). Dentre as iniciativas mais visadas, programas de segmentação de mailing foram os mais lembrados, com 81% dos entrevistados buscando melhorar neste quesito. Cerca de 7 em cada 10 varejistas querem aprimorar suas estratégias de merchandising na plataforma de comércio eletrônico, adicionar ou aperfeiçoar mecanismos de pesquisa, incluindo navegação, taxonomia e desenvolvimento de conteúdo. O tráfego oriundo dos dispositivos portáteis é outro fator impactante no planejamento dos varejistas, com 79% dos inquiridos estudando a possibilidade de desenvolver sites de m-commerce (48%) ou alguma aplicação (31%).

O foco é na experiência do cliente

A prevalência de iniciativas focadas em uma melhor experiência do cliente não é surpresa quando se leva em conta as prioridades elencadas pelos varejistas da internet. Quando indagados sobre as três questões que mais devem atribuir os esforços de sua empresa, a maioria dos entrevistados citou o aprimoramento da experiência do cliente (31%), à frente do marketing (22%) e dos canais (19%).

Varejistas estão satisfeitos com o desempenho do seu negócio

Dados do estudo ainda indicam que 81% dos comerciantes acreditam que a cúpula administrativa está muito ou moderadamente satisfeita com o ROI  da operação de comércio eletrônico de sua organização. Dentre as KPIs  (Key Performance Indicators), ou indicadores chaves de desempenho avaliados, receita (86%) e tráfego (81%) foram as que mais se adequaram às expectativas da empresa em relação ao ano anterior, enquanto o valor do tíquete médio (65%), taxa de conversão (60%) e volume de itens por pedido (47%) apresentaram desempenho mais tímido frente ao esperado pela alta administração.

Data-Driven Marketing ainda é um desafio

Embora o data-driven marketing seja um tema recorrente nos bastidores do e-commerce, os varejistas da web estão encontrando dificuldades para transformar os dados obtidos em melhores serviços aos consumidores. Apenas 44% dos entrevistados concordaram de forma plena ou moderada que os dados existentes lhes permitem segmentar eficientemente sua base de clientes, sendo esta a resposta mais entusiástica dentre as questões avaliadas. Apenas 3 em cada 10 varejistas dizem que os dados atuais são entregues em um formato de fácil compreensão, enquanto menos de um quarto (24%) afirmam receber uma visão de 360° a respeito do seu cliente.

Integração de dados On-line e Off-line é tendência global

90% das empresas localizadas em diversas regiões do mundo acreditam que os dados coletados em suas operações na internet serão importantes (51%) ou muito importantes (39%) para aprimorar o desempenho de seu empreendimento off-line, segundo um estudo apresentado em fevereiro de 2012 pela Econsultancy em parceria com a Adobe (Clique aqui para ler). De forma similar, os varejistas também acreditam que o uso de dados off-line possam melhorar suas operações de comércio eletrônico, com 42% dos entrevistados afirmando que estes dados serão importantes (42%) ou muito importantes (47%) em suas atividades on-line.

Tags: , , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (2)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Anderson disse:

    A Moovin possui um CRM integrado ao E-commerce, com uma visão de 360º do cliente.

    A plataforma Moovin, faz disparos de e-mail marketing personalizado para cada cliente com base em sua navegação. Além de recuperação de carrinhos abandonados.

    Há um novo modulo a ser entregue nesse mês de abril, que tem como função identificar os produtos adquiridos por seus clientes e que possuam uma “validade”, quando o produto estiver “vencido” (período depois da compra) a plataforma envia sugestões (e-mail marketing) de produtos similares ou melhores, um exemplo de produto com “prazo de validade” é o celular, após um período de uso ele é substituído por um novo modelo. Os itens “complementares” também agregam uma taxa significativa de vendas, como por exemplo, o cliente que comprou uma bota na cor azul, após 30 dias de seu pedido a plataforma dispara um e-mail sugerindo produtos que combinam com o calçado adquirido, oferecendo carteiras, cintos, bolsas na cor AZUL, tudo para combinar.

    O importante é a plataforma conhecer seu cliente e oferece produtos que combinam com o que ele já comprou ou sugerir uma renovação no item que ele tem e claro não esquecer dos e-mail personalizados e recuperação de carrinhos.

    Espero que minhas informações sejam uteis para vocês.

    Um Abraço.
    Anderson Herzer
    Diretor – Moovin Plataforma E-commerce

    • Luciane Borges disse:

      Boa noite!
      Gostaria de opinião do EcommerceNews e seus usuários
      sobre um sistema que possa fazer melhor uso da navegação do usuário, tal qual o usuário Anderson (acima) indicou, que seja compativel com a Tray, ou que use os dados de compras da Tray para realizar essas campanhas e contatos, obrigada!

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.