13% compraram via smartphone em fevereiro, aponta IBOPE
13% dos consumidores brasileiros realizaram alguma compra online via smartphone no mês de fevereiro, segundo dados do Mobile Report, indicador desenvolvido pelo Grupo IBOPE que traça, mensalmente, um perfil do usuário de smartphone e seus hábitos.
Os valores gastos pelos compradores também são surpreendentes, já que a maioria das aquisições se refere a quantias acima de R$300,00. Segundo o estudo, 15% compraram até R$30,00, 10%, até R$60,00, 18%, não ultrapassaram o valor de R$100,00, 11% gastaram até R$ 200,00, e, enquanto apenas 9%, compraram até R$300,00, 36% dos consumidores afirmaram ter realizado compras no valor acima de R$300,00.
Entre os principais produtos adquiridos, 19% são itens eletrônicos e 12%, eletrodomésticos, porém, os aplicativos, ingressos de cinemas, shows, etc…, e, itens de moda, lideraram a preferência, representando 37%, 27% e 22% do volume de vendas, respectivamente.
O estudo identificou ainda que a maioria dos consumidores utiliza o smartphone para comparar preços: 53% dizem que costumam fazer essa comparação quando estão em lojas físicas para checar os preços em lojas on-line.
Curiosamente, o sistema operacional Android é o mais usado pelos consumidores, citado por 59% dos pesquisados, seguido pelo iOS com 9%, enquanto as Redes Sociais foram os canais mais acessados, com 78,8% das respostas, seguido dos e-mails (75,9%), sites de notícias (57,9%), Músicas (47,4%) e entretenimento ( 43,8%).
Entre os principais locais de acesso à internet móvel, trânsito ou filas de banco foram os mais lembrados (60%), seguido por antes de dormir (45%), assim que acordam (29%), enquanto assistem TV (23%) e, quando estão no banheiro (18%).
Para Dora Câmara, diretora regional Brasil do IBOPE Media, o estudo torna-se uma importante ferramenta para os varejistas que pretendem investir em publicidade no meio mobile: “Há 15 anos o IBOPE Media mede a internet e notamos que o acesso se expandiu através de diferentes plataformas e canais. Portanto, incluir o uso de smartphones é um passo natural para representarmos o crescente uso das múltiplas telas. Para apoiarmos o mercado com números confiáveis, estabelecemos uma medição regular para monitorar a evolução de quando e como as pessoas se relacionam com esta nova tela”, enfatiza.
Categoria: Pesquisas
Números surpreendentes, vem confirmando o que era tendência, agora já se destaca com um canal de vendas importante para o varejo; e dentro do conceito de omnichannel como um dos principais pilares.
A vertical mobile vem se consolidando a passos largos, apesar de poucos e-commerce terem aderido, a vontade é grande.
Uma das barreiras que tem dificultado a maior adesão ao mobile commerce ainda é o TI, disponibilizar as webservices tem sido o calcanhar de Aquiles.
A solução desenvolvida pela Viewit Mobile, o sistema mapeia o site e adapta suas páginas aos aparelhos móveis. Uma vez concluído o processo, quando o cliente acessar o site através de seu smartphone, a solução identifica o acesso e redireciona para uma página otimizada. “Isso significa que qualquer mudança no conteúdo da loja é atualizada de forma dinâmica na versão mobile”
Wilson Cunha
A tendência é aumentar este tráfego pelo meio mobile. A adaptação desta plataforma às configurações dos canais tradicionais de acesso, não deve, pelo menos eu não acredito atrapalhar o desenvolvimento do mercado dos smarts.