Twitter enfrenta novamente instabilidade

| 15/06/2010 - 04:36 AM | Comentários (0)

O Twitter enfrenta instabilidade em seu serviço pela segunda semana consecutiva. Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (14/06), a empresa informa que está trabalhando para reparar o problema.

Na sexta-feira passada (11/06), depois de muitos incidentes que obrigaram o serviço a desabilitar diversos recursos de sua plataforma, a companhia avisou que havia descoberto a origem dos distúrbios e que os procedimentos para corrigi-los seriam tomados.

Em termos gerais, o Twitter acusou problemas na monitoração e configuração de seu equipamento de rede interna, e, como resposta, afirmou que dobrara sua capacidade e que equilibraria seu tráfego.

“A partir da monitoração de nossa rede, em linha com o resto dos nossos sistemas, conseguiremos aumentar a nossa capacidade muito acima do crescimento de usuários. Mais tarde, ao dobrar a capacidade da rede interna e reequilibrar o tráfego, estaremos prontos para suportar os tweets de hoje e de amanhã”, disse Jean-Paul Cozzatti, da equipe de engenharia, no blog oficial da empresa.

Ainda assim, a instabilidade se manteve durante todo o fim de semana e, nesta segunda-feira, o “erro da baleia” voltou a aparecer. De acordo com o Pingtom do microblog, que prescreve o desempenho do serviço, junho, mesmo não tendo chegado à sua metade, já é o pior mês em termos de tempo fora de ar (downtime) desde outubro do ano passado. São três horas e seis minutos sem funcionar.

O Twitter, que iniciou suas atividades em março de 2006, sofreu longas interrupções em seu serviço durante todo o ano de 2007 e a primeira metade de 2008, mas, a partir daí, melhorou sua estrutura e renovou seu sistema, tornando seu portal estável já no ano seguinte. No entanto, em 2009, por exemplo, alguns meses ruins ocorreram, como agosto, com seis horas fora do ar, segundo o Pingdom.

Publicidade
Neste ano, antes de junho, janeiro era o pior mês com 89 minutos de downtime. Uma das possíveis razões para a piora é o lançamento do programa de publicidade do Twitter, chave para tornar a companhia rentável, iniciado em abril.

As repetidas falhas do serviço estão prejudicando os esforços do Twitter de convencer grandes empresas a propagarem suas marcas em sua rede. Qualquer corporação espera mais estabilidade de um portal no qual investirão grades quantias de dinheiro, principalmente se se considerar que os tweets publicitários serão distribuídos da mesma maneira que os tweets convencionais.

O programa de publicidade do Twitter começou com poucos parceiros, como Starbucks e Best Buy, e, desde então, nenhuma atualização foi feita quanto à evolução da iniciativa.

A taxa de crescimento da rede social tem alcançado índices impressionantes nos últimos dois anos, tornando-se a principal ferramenta para a divulgação de rápidos informativos pessoais ou para empresas e personalidades se promoverem. Em maio deste ano, um recorde: foram dois bilhões de tweets.

Programadores independentes também se entusiasmaram com o Twitter; há mais de 50 mil aplicativos desenvolvidos para a plataforma.

Tags: , ,

Categoria: Balanços, Notícias

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.