A sua loja oferece experiência de compra ao consumidor?

| 07/11/2013 - 08:37 AM | Comentários (0)

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© goodluz – Fotolia.com

Segundo pesquisa exclusiva feita neste mês de Outubro pelo IBOPE E-commerce, no que diz respeito ao comercio eletrônico brasileiro, foi levantado dados importantes quanto ao perfil do e-consumidor, o que eles buscam na internet e quais sãos os fatores de influência na tomada de decisão pela compra.

Foram 406 entrevistados. Vejamos os dados levantados:

Perfil do e-consumidor

Nota-se o aumento da presença das mulheres na internet, onde 49% já representa o público feminino contra 51% masculino, sendo que 65% dos entrevistados pertencem à classe A e B, e ainda 28% com idade de 25 e 34 anos.

Uso da internet

Quanto ao uso da internet e os fatores de busca e decisão de compra de um produto:

  • 57% acessam a internet várias vezes num mesmo dia em busca de informações, produto ou serviço que necessitam.
  • 31% compram pela internet ao menos uma vez por mês.
  • 93% compram pela comodidade oferecida.
  • 85% compram devido a melhores preços.
  • 66% compram devido à variedade encontrada.

Mas você ainda quer saber o que de fato influencia na hora de clicar, ou não, no botão COMPRAR?

Fatores de influência na compra

Entre os que não compram pela WEB, 84% informaram que a decisão de não comprar se remete ao fato de não poder ver ou experimentar o produto!

O internauta preza pela comodidade, por melhores preços e pela variedade oferecida mas ele também quer ter uma experiência de uso do produto, quer se sentir seguro e ter a certeza de que realmente receberá o produto tão desejado.

Por isso, além de expor seus produtos, é muito importante que a loja virtual se preocupe com o que será apresentado ao e-consumidor. A loja precisa ser atraente e fazer com que ele navegue página a página, busque, pesquise e encontre um conteúdo de produto interessante, que seja informativo, que desperte nele sensações variadas possibilitando uma imersão no contexto apresentado, inserindo-o a uma experiência de uso do produto, para que com esses fatores de interferência decida pela compra.

Ter várias fotos mostrando todos os detalhes e diferenciais do seu produto, bem como um texto relevante, informativo, vendedor, e que possibilite uma experiência de uso, fará com que o seu cliente decida, compre, e se sinta seguro pelo que está comprando, afinal, ele está adquirindo o que realmente deseja e certamente ele voltará devido à experiência proporcionada.

E você, como oferece essa experiência de uso em sua loja?

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Categoria: Cases

Sobre Márcia Fongozi: Márcia Fongozi é Gerente Comercial no Grupo iDOC, empresa especializada em soluções para e-commerce. Ver mais artigos deste autor.

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