Adote o ERP para o bem de sua loja virtual

| 14/06/2011 - 00:18 AM | Comentários (6)

São vários os processos que envolvem a operação de e-commerce. Unir todos eles em uma única ferramenta de gestão empresarial facilita a execução das rotinas, ajuda na redução de gastos e até de erros inaceitáveis em uma empresa confiável, como a venda de produtos esgotados nos estoques. Um erro humano que pode prejudicar todo o tempo e o dinheiro investido para a consolidação da marca. O Enterprise Resource Planning, ou simplesmente Sistema de Integração de Gestão Empresarial, é o software mais indicado para resolver as questões, mas alguns cuidados básicos são importantes para a sua eficácia.

É muito difícil encontrar um sistema que atenda a 100% das necessidades dos negócios. Pesquisar as diversas fornecedoras do ERP para selecionar a de maior encaixe ao perfil da empresa tira de cena todas as dúvidas quanto à necessidade de adotar a ferramenta – que, aliás, costuma exigir um investimento mais alto, por isso esse passo é tão importante. Apesar desse cuidado, é sempre possível customizar o software para a parametrização com os procedimentos da empresa, porém o gasto será um pouco maior.

Implantação

Existem duas opções para o empresário que decida implantar a ferramenta. Ele pode tanto adquirir os direitos de uso de um sistema pronto, o qual terá de ser constantemente atualizado e executado por uma equipe especializada, quanto contratar uma empresa terceirizada, responsável pela manutenção do software e pelo suporte. A primeira opção é a mais custosa ao empreendedor.

Passada essa fase, vem um dos pontos mais delicados do processo, a implantação. Como tudo que é novo costuma assustar, ela pode causar um choque cultural na empresa. Treinar a equipe para ter sinergia com o sistema é fundamental. Ela precisará estar preparada para qualificar o uso do ERP.

E-commerce

A contratação de serviços de ERP é há certo tempo um tema polêmico dentro e fora das empresas. A insegurança parte principalmente dos custos da ferramenta, que quando bem utilizada traz benefícios como a otimização do fluxo de informação e da tomada de decisões, segurança aos processos e, o melhor, reduz os custos da empresa. Ou seja, o retorno é garantido.

Segundo Fernando Mansano, diretor de engenharia de software da JET e-Commerce, o ERP permite ao empresário colocar em práticas ações que visam a qualidade do serviço prestado e o bom atendimento. Os e-consumidores são os primeiros a sentirem o efeito de uma loja virtual sem a integração dos sistemas gerenciais. “O cliente pode ser vítima da ausência de um ERP (ou de um bom ERP) ao comprar um produto e receber outro e, o que também é muito comum, com os atrasos nas entregas”, exemplifica Mansano.

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Talita Macário: Talita Macário, formada em Jornalismo e pós-graduanda em Gestão de Comunicação Organizacional e Eventos, é assessora de imprensa da JET e-Commerce, empresa especializada em desenvolver plataformas sob medida para comércio eletrônico em todo Brasil. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comentário (6)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Fernando disse:

    Para quem está procurando por um ERP para gerenciar sua empresa, com possibilidade de integração com diversas plataformas de e-commerce, recomendo avaliar o Tiny (www.tiny.com.br).
    É possível fazer a inscrição diretamente no site e tem um plano grátis que, dependendo do tamanho e necessidades de sua empresa, pode lhe atender.
    Além disso, tem a possibilidade de experimentar os planos pagos, com recursos adicionais, por trinta dias.
    O sistema é bem simples e fácil de usar, fica a dica.

  2. Norberto disse:

    Para pequenas lojas virtuais ou para quem está começando, tem também a opção do Bling (www.bling.com.br)

  3. Daniel disse:

    Para empresas que possuem uma demanda maior de pedidos, uma integração full com a loja virtual, recomendo a Eccosys. Gosto do atendimento diferenciado deles, estou com eles há 4 meses e acho que agora a coisa vai.

  4. Wellington disse:

    Para pequenos logistas tem duas opções as quais estamos avaliando:

    BLING
    http://www.bling.com.br

    GESTÃO JÁ
    http://www.gestaoja.com.br

    PREÇO: BLING
    FUNÇÕES ECOMMERCE: GESTÃO JÁ
    USABILIDADE: GESTÃO JÁ
    NFE: AMBOS

    Seguem as dicas;

  5. Antonio disse:

    Eu utilizo o Tiny e está me atendendo muito bem.
    Analisei também as outras alternativas mas acabei escolhendo o tiny pois achei mais fácil de usar e tem um visual mais agradável.

  6. Bento disse:

    Para as pequenas empresas, tem a opção do ERP da Softvar.

    Porque eles também tem a integracao com os Marketplace ( Rakuten Shopping) e ouvi falar que terá do Extra.

    http://www.softvar.com.br

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.