Capriche na foto do seu produto. Seu cliente agradece

| 06/02/2012 - 11:39 AM | Comentários (6)

Hoje em dia, com sites competindo ferozmente por cada clique dos usuários, encontrar formas de melhorar a performance da sua loja se torna uma tarefa extremamente analítica. Posicionamento de banners e diferentes call-to-action podem fazer a diferença. Por essas razões, mergulhamos tão a fundo em estratégias online a ponto de esquecer conceitos básicos do varejo offline, e acabamos por esquecer de analisar o que pode fazer a diferença na hora de vender um produto, que a é a imagem dele.

Seu site é lindo, a navegabilidade é ótima, seus banners comunicam bem e são realmente clicados. Mas o que seu cliente quer ver em sua loja é o produto que ele busca. O primeiro contato que ele terá com esse produto vai ser através da foto que você escolheu para representá-lo.  Aqui não temos vendedores para mostrar opções de cores, detalhes e diferenciais. Quem vai vender é a própria foto. E a descrição também. E as resenhas. E os vídeos. Mas aí já é assunto para outro post.

Erros graves. Não existe situação mais frustrante para um consumidor do que não conseguir ver detalhes do produto que ele tanto quer. Existem três formas para o varejista alcançar este “feito”: foto em baixa qualidade, foto sem zoom, foto de somente um ângulo do produto. De que adianta ver a foto de um celular se eu não tenho noção da espessura dele? Já tentei comprar um azeite que não possuía o grau de acidez na descrição. Não consegui ver na garrafa por falta de zoom. Se essas situações são frustrantes, imagina uma foto de produto danificado, sem tratamento da imagem, com foto trocada, sem foto e tem até aqueles que são um desenho e não uma foto. Imperdoável.

Quem tira as próprias fotos está na frente. Não depende das fotos do fabricante. Explora ângulos e capricha na resolução. Um tênis visto por cima, posicionado na diagonal, “ocupa” mais pixels na imagem (ou seja, fica maior, com mais detalhes e o arquivo mantém-se com o mesmo tamanho) do que um tênis visto na horizontal. São detalhes que fazem a diferença. Produtos ambientados humanizam e ajudam o cliente a visualizá-lo em seu próprio contexto. Foque nos diferenciais. Mostre o acabamento do sapato, a espessura do celular, como aquela bolsa pode ser usada, e por aí vai. Eventualmente você vai descobrir que tipo de foto vende melhor.

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Categoria: Cases

Sobre Gabriel Blanco: Gabriel Blanco é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Mackenzie com Pós Graduação em Comportamento do Consumidor na London College UCK. Foi Consultor de E-commerce na Ikeda, hoje Rakuten, onde participou da implementação da loja virtual de diversos varejistas dos mais variados segmentos. Hoje é Coordenador de Marketing na Rakuten Marketing, braço de serviços de marketing digital do grupo Rakuten. Ver mais artigos deste autor.

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Comentário (6)

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  1. uilsongama disse:

    Excêlente post Gabriel,com toda a serteza as fotos que são enserira em seu blog na maioria das vezes falam por si. Uma boa foto e com angulos bem esplorados vendem mais os seus produtos.

  2. Kelly disse:

    Excelente post!
    Ao ler o conteúdo tive um “déjà vu” de algumas de minhas próprias experiências como compradora online. Realmente nada mais frustrante para o comprador do que a falta de uma imagem bem trabalhada e/ou descrição do produto. Já tive casos de sites conceituados e a tempos no mercado com estas falhas básicas. Por vezes uma solução simples como adicionar uma linha a mais na descrição do produto teriam me convencido a seguir com a compra. Vale sempre ficarmos atentos!!

  3. Ana Paula disse:

    Me dá um emprego na Rakuten tb!!!

  4. Felipe Lessa disse:

    Ótimo artigo, Gabriel, sem poder manusear o produto boas fotos säo essenciais na conquista dos consumidores.

  5. Reuel Marinho disse:

    Bom seria encontrar profissionais específicos para tirar fotografias de produtos destinados a lojas virtuais. Estou a procura

    http://www.debbyshop.com.br

    • Eduardo Moura disse:

      Reuel Marinho não é muito difícil encontrar profissionais bons na área, um curso de fotografia um pouco mais avançado já capacita a pessoa para a devida função. Trabalho como fotógrafo stil alguns anos e posso te afirmar que a qualidade dos equipamentos que você tem em seu espaço fotográfico faz muita diferença.

      Para quem busca profissionais de fotografia acesse – http://www.fotoemprego.com.br

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