O Big Data e a reformulação do negócio

| 11/09/2013 - 08:53 AM | Comentários (1)

big-data

© Xuejun li – Fotolia.com

Nós que trabalhamos com e-commerce, estamos a todo o momento sendo bombardeados pelo momento BIG DATA, mas de verdade como isso impacta no nosso modelo de negócios?

Percebo que com esse novo momento (que já não é tão novo assim), muitas coisas no nosso modelo de negócio estão sendo reformuladas, como por exemplo o estudo do comportamento do consumidor, as mídias e o marketing digital.

Hoje os portais não mais se contentam em nos oferecer mídia display, eles estão se reformulando e já nos oferecem mídias inteligentes, que podem nos contar a história do consumidor, criar uma campanha e estudar esse comportamento, tudo com um click em uma mídia display.

Os  portais usam da análise de dados para nos apresentar e mensurar a performance dos nossos anúncios e se preocupam em entregar algo que seja importante para os anunciantes e que não torne a experiência do consumidor negativa, isso me mostra uma grande reformulação do modelo de negócio da publicidade online.

Conseguimos usando as ferramentas que existem para o big data, conhecer melhor nossos clientes, unir tudo que hoje uma mídia display inteligente (que mostra quem deu um click ali, pois se interessou) e uma rede social, com informações preciosas podem nos trazer.

Com esse grande número de informações criamos situações confortáveis que auxiliam na experiência do cliente desde a captação até o pós vendas.

Imagine um fluxo onde você conhece bem quem clicou no seu banner em um portal, isso segue em um cruzamento com o perfil desse cliente em social e termina com a navegabilidade dele na sua loja, até a conversão. Depois disso você vai saber ainda mais dele, cruzando tudo isso com o cadastro na sua loja e verificação da experiência no pós vendas.

Isso atualmente é perfeitamente possível, com diversas ferramentas já existentes e está acontecendo agora, neste momento com algum cliente. Claro que as empresas que conseguirem usar já desse mundo de informações organizadas que coletam irão sair na frente, vão conseguir criar produtos e serviços pensados pelo próprio consumidor, estarão cada vez mais próximos do ideal de consumo esperado e assim suas propagandas serão iscas muito mais apetitosas para a conversão direta.

Tenho certeza que será uma mudança em todos os nossos conceitos de vendas e de publicidade digital.

Vamos falar muito disso daqui para frente.

Boas vendas.

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Categoria: Cases

Sobre Fátima A. Bana: Head de e commerce e marketing Digital - atuou em grandes empresas nacionais e internacionais como : Netshoes, Grupo Sonda, Intel, Zappos entre outras. Mestranda em comportamento digital do consumidor pela UCLA/USA. Certificada EFMD (European Foundation for Management Development) com o selo CEL. Especialista em marketing digital e estratégia. Pós graduada em comunicação com o mercado pela ESPM. Ver mais artigos deste autor.

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Comentário (1)

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  1. José Gabriel disse:

    Isso é muito importante, pois assim o cliente vai se sentir muito confortável na internet a acessar um site que use o Big Data, pois ele vai esta vendo nas publicidades só aquilo o que é de seu interesse, e na maioria das vezes não lembra mais onde viu aquela campanha que ele queria tanto,porém quando ver novamente a mesma publicidade a chance será 50% maior dele entrar e comprar um produto em relação a primeira vez que a avistou,

    Parabéns pela matéria, que os profissionais da área continuem crescendo em competência para expandir esse trabalho! Deus abençoe a todos e bom trabalho!

    http://www.iecjaboatao.com.br

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