Como o Macintosh está voltando a ser sensação nas empresas

| 01/11/2009 - 15:23 PM | Comentários (0)

Uma das coisas mais interessantes sobre a ascenção da Apple nas corporações — fora o fato de ter acontecido durante uma profunda recessão — é que está ocorrendo sem qualquer empenho do marketing da empresa. Quem está conduzindo essa tendência é a leal base de usuários do Macintosh.

“O crescimento da Apple no segmento de consumo do mercado é um fato aceito, esperado e tido como garantido. No âmbito corporativo, contudo, a história é outra. A Apple não é uma jogadora relevante no ambiente empresarial desde o fim dos anos 80. Mas isso começou a mudar nos últimos três anos”, diz Laura DiDio no The E-Commerce Times.

Segundo ela, uma das coisas mais interessantes sobre a ascenção da Apple nas corporações — fora o fato de ter acontecido durante uma profunda recessão — é que está ocorrendo sem qualquer empenho do marketing da empresa. Quem está conduzindo essa tendência é a leal base de usuários do Macintosh, observa DiDio, que está persuadindo os gerentes de TI das empresas a permitir-lhes integrar seus Macs pessoais e iPhones nas redes corporativas.

“O que começou como um singular movimento subterrâneo — entrar com o Mac pela porta dos fundos — se tornou uma tendência sustentável que espelha o movimento ocorrido no âmbito doméstico. A ressurreição da Apple na empresa é um exemplo perfeito da ‘consumidorização’ da TI no trabalho. Começou lenta e discretamente, quando os aficcionados pela Apple pediram a seus gerentes de TI e supervisores permissão para trazer seus sistemas Mac domésticos para o ambiente de trabalho. Os gerentes e supervisores não viram problema em concordar, uma vez que o Mac é conhecido por sua facilidade de uso, o que permite ao usuário final dar suporte a si mesmo. Também ajudou o fato de que muitos usuários estavam rodando o Office no Mac, que é compatível com os sistemas Windows padrão”, relata DiDio.

Ela cita pesquisa online independente da ITIC com mais de 700 executivos de TI em todo o mundo, realizada em outubro de 2008 e maio de 2009 (uma nova pesquisa está em andamento neste momento), que revelou que quatro em cada cinco empresas — ou cerca de 80% — têm Macs e o sistema operacional Mac OS X funcionando em suas redes.

“As respostas indicam que os produtos Apple estão bem mais entrincheirados nas empresas do que se imaginava. Quase um quarto dos entrevistados, ou 23%, indicaram ter um número significativo — mais de 30 Macs e instâncias do Mac OS X 10.x — presentes em suas redes corporativas. (…) Quase três quartos dos entrevistados — 73% — indicaram tendência a permitir que seus usuários finais usem Macs em suas redes nos próximos 12 meses. Isso representa 5% mais que os 68% que responderam afirmativamente à mesma pergunta em outubro de 2008. Sete de cada dez empresas — 70% — classificou a segurança do Mac e do OS X como ‘excelente’ ou ‘muito boa’”, conta DiDio.

Também classificada pelos entrevistados como “excelente” ou “muito boa”, com 85% das respostas, é a confiabilidade do hardware do Mac e do sistema operacional Mac OS X 10.x, informa DiDio. “Mais de três quartos das empresas — 79%, ou cerca de 8 em cada 10 — disseram ter Macs em suas dependências. 27% tinham um número significativo de Macs (mais de 30) presentes em suas organizações, o que representa 4% de aumento em relação à pesquisa de um ano antes. A ITIC espera que tal percentual aumente para mais de 30% em 2010″.

De acordo com ela, não é por acaso que a presença da Apple nas empresas está aumentando. “Isso agora é uma tendência clara e sustentável. (…) Salvo algum erro da Apple ou alguma séria falha técnica ou de segurança, é provável que a Apple continue a expandir sua presença e influência dentre as empresas. Talvez o aspecto mais fascinante da emergência da Apple no ambiente corporativo é que ela ocorreu sem qualquer esforço formal de marketing. Ao invés, a empresa tem se mantido em silêncio, preferindo deixar seus usuários fazer o trabalho de evangelização nas empresas. Em algum momento, caso encare o segmento com seriedade, a Apple terá que implementar alguma estratégia formal. Todavia, neste momento, as corporações estão gostando daquelas maçãs”.

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.