Twitter como ferramenta para e-commerce
O Twitter tem sido cada vez mais utilizado pelas empresas que trabalham com e-commerce. É o que mostra recente artigo publicado no Portal Imasters, escrito pelo programador web Roberto de Jesus de Oliveira.
De acordo com o artigo um dos motivos é que “clientes podem perguntar e pesquisar sobre produtos e interagir uns com os outros, essa movimentação gera respostas e tudo isso fica disponível para todos com muita rapidez”. Ainda segundo o autor “agora o Twitter é uma grande caixinha de sugestões, é o seu cliente querendo falar”.
O Twitter é uma miniatura de blog onde você utiliza micro posts (até 140 cartacteres) para passar sua mensagem. Por ser um micro post é muito mais dinâmico que um blog e possui maior interatividade.
De acordo com uma pesquisa realizada pela agência Bullet, a maioria (61%) dos usuários do Twitter no Brasil é composta por homens na faixa de 21 a 30 anos, solteiros, localizados nos estados São Paulo e Rio de Janeiro. Na maior parte, são pessoas com ensino superior completo e renda mensal compreendida entre R$ 1001 e R$ 5000.
Ainda segundo a pesquisa, esse público gasta cerca de 50h semanais conectados à internet. Cerca de 60% dele é considerado formadores de opinião: possuem um blog; conhecem a ferramenta através de amigos ou posts em outros blogs.
Sobre o uso da ferramenta por empresas, a pesquisa informa um cenário muito favorável. A maioria (51%) dos usuários consultados disseram achar interessantes os perfis corporativos, desde que sejam utilizados com relevância. Aproximadamente 50% dos usuários nunca participaram de ações promocionais. Ainda assim, consideram uma experiência interessante. Cerca de 30% já participaram de alguma ação publicitária e 70% seguem ou já seguiram algum perfil corporativo. Na pesquisa, foram consultados 3268 brasileiros por meio do site da Bullet e o Migre Me, no período de 27 a 29 de abril de 2009.
A utilização do Twitter no E-commerce tem três utilizações, levar os seus leitores aos produtos (lançamentos, ofertas), informar seus leitores sobre promoções da loja ou tirar dúvidas em tempo real servindo como um centro de atendimento público. É possível enviar atualizações pelo celular e computador, também ter acesso dessa forma, o que faz a loja virtual atingir e interagir com todos os clientes seguidores, mesmo que eles não estejam sentados navegando em uma mesa.
Os sites dos mais variados segmentos têm tido cada vez mais acesso através do Twitter, o que comprova ser o site de relacionamento hoje uma ferramenta indispensável nas estratégias de marketing digital.
Empresários acreditam que já que as pessoas usam o Twitter para receber recomendações confiáveis de seus amigos e seguidores sobre o que comprar, a navegação de comércio eletrônico e os pagamentos certamente exercerão seu papel na monetização do Twitter