Lojista paga menos para operadoras de cartões em compras à vista

| 03/06/2016 - 16:10 PM | Comentários (0)

cartao-de-credito

Facilidade para o consumidor, dor de cabeça para o lojista: oferecer parcelamentos ficou mais caro para o empreendedor nos primeiros quatro meses de 2016. O custo financeiro das transações parceladas, que corresponde à comissão paga pelas empresas às operadoras de cartões, registra alta de até 13% na comparação com o mesmo período do ano passado.

A conclusão é da pesquisa informativa realizada pela Equals, especializada em gestão e conciliação de vendas com cartões de crédito e débito. A empresa analisou as transações de 6.669 pontos de vendas (físicos e online), espalhados em todas as regiões do Brasil no primeiro quadrimestre de 2016 (janeiro a abril).

Na média, a venda à vista teve uma taxa de 1,38% para o lojista – uma queda de 6% na comparação com 2015. Em contrapartida, o aumento das parcelas levou a um crescimento da comissão paga às operadoras de cartões. Compras feitas em “dez vezes”, por exemplo, registraram 2,35%, contra 2,3% do ano passado. No caso de doze parcelas, a taxa foi de 2,46% ante 2,18% nos primeiros quatro meses do ano passado – uma alta de 13,05%.

“Esses números acompanham o momento de incertezas econômicas pela qual o Brasil atravessa atualmente. É um estímulo para que as compras sejam realizadas à vista, garantindo dinheiro no caixa durante a crise”, confirma Fabrício Costa, diretor de novos negócios da Equals.

O consumidor prefere parcelar, com 65% nas compras realizadas em até três vezes (diante de 63% em 2015). Já o restante dos pedidos foi realizado em até doze parcelas, também com distribuição semelhante ao mesmo período do ano passado. No total, a pesquisa processou 31,3 milhões de transações, com R$ 3,8 bilhões em vendas.

Antecipação de recebíveis

Para driblar a crise o lojista tem optado cada vez mais por receber antecipado. O custo da antecipação de recebíveis (modalidade em que a empresa recebe à vista as vendas parceladas) também acompanhou a tendência de crescimento. Em 2016, a taxa média dessas operações foi de 2,65%, contra 2,27% registrada em 2015 – um aumento de quase 17%. O volume antecipado também foi maior e atingiu 135% do volume de vendas do período, ou seja, R$ 5,1 bilhões.

Tags: , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Logística
    • Agência Especializada
 
Moovin
EZ Commerce
Jet
Rakuten
Bling
Accesstage
e-completo
Vtex
Mailbiz
Viewit
Digital UP
Softvar
LojaMestre
Braspag
Superpay
E-Goi
Neoassist
Tray
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e
Akna
Web Jump
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
ChannelAdvisor
F1soluções
Wiser
MasterPass
Enviou
Internet Innovation
Signashop
Xtech Commerce
ComSchool
Thumb
Brasil na Web
Nação Digital
COMM2
E-Commerce Logística
Maplink
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.