Diagnosticando uma operação de e-commerce
Conversando com nossos clientes diariamente, percebemos que muitas perguntas feitas por eles possuem similaridades interessantes. São elas:
“Por que minhas vendas ainda não decolaram?”
“Por que alguns clientes compram do meu concorrente e não de mim?”
“Estou usando a tecnologia mais apropriada para o meu negócio?”
“Minha equipe atual permite atingir a melhor performance?”
Você também se identifica com algumas das questões acima citadas? Coincidência? Não! É bastante comum aos gestores questionamentos desta natureza.
Uma alternativa para buscar respostas a essas questões é a realização de um diagnóstico da operação de e-commerce. Um diagnóstico completo, que aborde todas as áreas da operação, tais como logística, SAC, financeira, vendas, marketing digital, TI entre outras. Apenas com uma abordagem sistêmica é possível entender os gargalos que impossibilitam o crescimento das vendas, o aumento das taxas de conversão e uma maior fidelização de clientes.
Um diagnóstico de e-commerce de qualidade consiste na realização de um extenso checklist, cuidadosamente elaborado, e que contempla todos os aspectos de cada área de uma operação de comércio eletrônico. Essa análise deve ser aliada à metodologia de entrevistas estruturadas e à experiência de profissionais do setor. O resultado deverá ser um relatório completo da operação do varejo online de determinada marca. É possível, ainda, complementar o diagnóstico com planos de ações de melhoria, que permitirão a ação nos pontos mais críticos e urgentes.
Categoria: Cases