Diagnosticando uma operação de e-commerce

| 29/07/2014 - 07:30 AM | Comentários (0)

diagnostico

Conversando com nossos clientes diariamente, percebemos que muitas perguntas feitas por eles possuem similaridades interessantes. São elas:

“Por que minhas vendas ainda não decolaram?”

“Por que alguns clientes compram do meu concorrente e não de mim?”

“Estou usando a tecnologia mais apropriada para o meu negócio?”

“Minha equipe atual permite atingir a melhor performance?”

Você também se identifica com algumas das questões acima citadas? Coincidência? Não! É bastante comum aos gestores questionamentos desta natureza.

Uma alternativa para buscar respostas a essas questões é a realização de um diagnóstico da operação de e-commerce. Um diagnóstico completo, que aborde todas as áreas da operação, tais como logística, SAC, financeira, vendas, marketing digital, TI entre outras.  Apenas com uma abordagem sistêmica é possível entender os gargalos que impossibilitam o crescimento das vendas, o aumento das taxas de conversão e uma maior fidelização de clientes.

Um diagnóstico de e-commerce de qualidade consiste na realização de um extenso checklist, cuidadosamente elaborado, e que contempla todos os aspectos de cada área de uma operação de comércio eletrônico. Essa análise deve ser aliada à metodologia de entrevistas estruturadas e à experiência de profissionais do setor. O resultado deverá ser um relatório completo da operação do varejo online de determinada marca. É possível, ainda, complementar o diagnóstico com planos de ações de melhoria, que permitirão a ação nos pontos mais críticos e urgentes.

Tags: , , ,

Categoria: Cases

Sobre Cícero Junior: Cícero Caiçara Junior é consultor de e-commerce da FBITS, empresa especializada em soluções para comércio eletrônico. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.