Como utilizar e-mail marketing de maneira eficiente para seu e-commerce
O e-mail marketing está mais vivo do que nunca. A ferramenta auxilia na geração de tráfego para o seu site, no relacionamento com o cliente e até mesmo nas conversões em vendas diretas. Por isto, ela é considerada um dos canais mais importantes para os varejistas online quando há uma estratégia bem definida.
Pesquisas apontam que o brasileiro acessa o seu endereço eletrônico, em média, 6 vezes por dia, o que aumenta a probabilidade de sua mensagem ser vista por seus contatos. Contudo, para que a utilização desta ferramenta seja eficiente para seu e-commerce, planejamento estratégico e atenção a alguns detalhes são fundamentais. Por isto, selecionamos algumas dicas de utilização do e-mail marketing em sua loja online para garantir o sucesso e o retorno no investimento (ROI) para o seu negócio. Confira, tome nota e aplique o quanto antes!
Construa uma lista de e-mails em vez de comprá-la
Soa tentador pagar uma determinada quantia e receber listas de e-mails numerosas. Contudo, a maioria destas listas é genérica, o que significa que o mesmo contato que recebe informações relacionadas ao seu negócio também recebe de outros segmentos completamente diferentes.
Aparentemente isto pode não parecer um problema, porém o que deve ser levado em consideração é que estas listas não são compostas por e-mails de uma audiência segmentada e que realmente tem interesse em seus produtos. Consequentemente, além de jogar dinheiro fora, você ainda corre o risco de ser identificado como spammer (empresas que enviam e-mails indiscriminados) prejudicando não apenas a campanha, mas toda a sua estratégia.
Por isto, mesmo que a sua lista cresça lentamente, vale a pena investir mais em estratégias de captação de leads (contatos) que alugar uma base pronta.
Forneça conteúdo relevante
Seu objetivo com o e-mail marketing é aumentar as vendas. É compreensível! Contudo, apenas empurrar produtos para que o seu cliente veja o seu mix e compre pode ser um tiro no pé. Cedo ou tarde ele perderá o interesse em suas ações promocionais. Por isto, invista em conteúdo de qualidade, relevante ao seu negócio e para o cliente.
Para uma loja online de roupas femininas, por exemplo, agregue à sua mensagem dicas sobre como combinar peças, tendências de moda, beleza e cuidados. As mulheres adoram e certamente ficarão ansiosas em receber a próxima informação. Quanto aos produtos que você comercializa, defina uma frequência para envio de e-mails promocionais ou coloque sutilmente as suas peças em seu conteúdo. O importante é passar um conhecimento para fidelizar o seu cliente e, consequentemente, elevar as vendas!
Utilize links e botões CTA
Não há conversão se não houverem links ou botões CTA (call to action ou chamada para ação). A probabilidade do cliente absorver a informação e procurar sua loja na Internet para realizar a compra é mínima. Facilite a vida dele e aumente as suas vendas!
Para isto, insira links dos produtos disponibilizados para que o cliente consiga ter mais informações sobre eles. Além disso, o CTA é imprescindível. Ele serve para direcionar o cliente a fazer aquilo que você almeja.
Evite palavras e expressões negativas para driblar o AntiSpam
Algumas palavras podem prejudicar a eficiência da sua campanha. Você pode ter feito todos os procedimentos corretos, ter um conteúdo impecável, layout profissional, enfim, uma única palavra errada no assunto ou no conteúdo do seu e-mail pode colocar tudo a perder. Quer conhecer quais são estas palavras? Confira o nosso manual aqui.
Defina a frequência, dias da semana e horários dos disparos
A frequência de envio é muito importante. Ao definir e praticá-la você educa sua audiência sobre os recebimentos, o que instiga a curiosidade quando a estratégia é bem elaborada. Além disso, a frequência deve ser ponderada para não incomodar ou fazer com que o cliente esqueça de você!
A escolha do dia da semana e horário dos disparos também contribuem bastante, principalmente para elevar as taxas de abertura! Para isto, é necessário conhecer seus clientes e a melhor forma é testando.
Com estes cuidados básicos associados a uma estratégia bem definida, e isto engloba também o acompanhamento dos resultados para otimização das campanhas, certamente você perceberá os benefícios!
Se você ainda não aplica estas técnicas para utilizar o e-mail marketing de maneira eficiente para seu e-commerce, é hora de reformular sua estratégia. Caso já utilize e conheça outras dicas para elevar a efetividade das campanhas, compartilhe conosco nos comentários!
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