E agora, e o Natal?
Passada a euforia entre os consumidores e a expectativa, que este ano foi bem maior por parte dos varejistas, em relação à data que poderia “salvar” um ano que foi, de modo geral, bem difícil para todos os setores da economia, é hora de se preparar para o Natal. Sim, referi-me antes a outro evento que vem ganhando força a cada ano no Brasil, o tal Black Friday, que há aos poucos já vem mudando o padrão de consumo do brasileiro e já faz parte do calendário e da estratégia das mais diversas empresas que trabalham com produtos e serviços.
Visto com desconfiança no país há seis anos, quando foi “importado” dos Estados Unidos, hoje a data já é vista por muitos como oportunidade para antecipar as compras de fim de ano. Ou seja, o grande movimento, que antes no e-commerce acontecia nas duas primeiras semanas de dezembro, parece ter migrado para a última sexta-feira de novembro, devido ao grande número de ofertas e promoções que são, muitas vezes, vantajosas.
Mesmo sendo óbvio, alguns varejistas acreditam que essa é a salvação de novembro, quando na verdade ele também corresponde a uma parte das vendas de Natal, correndo o risco de se surpreenderem com expectativas frustradas para aquelas que costumavam ser as semanas mais fortes do ano. Novamente, é preciso se adequar!
No atual cenário econômico, não podemos nos dar ao luxo de perder nenhuma oportunidade de venda, certo? Portanto, vale pensar em estratégias que possam atrair os consumidores. Afinal, sempre há aqueles que deixam para fazer suas compras de última hora.
Lembre-se: uma boa exposição de produtos, um time preparado para atender e pronto a gerar a melhor experiência ao cliente, um atendimento personalizado e brindes aos clientes mais fiéis podem fazer o Natal de sua equipe ser mais feliz!
Boas vendas!
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