Black Friday deve ‘desgrudar’ do Natal, avaliam especialistas

| 23/11/2015 - 16:11 PM | Comentários (0)

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Em um período de trinta dias, as lojas virtuais brasileiras passam pelas duas principais datas comerciais do setor. Na última sexta-feira de novembro acontece a Black Friday, tradição importada dos Estados Unidos e em franca expansão por aqui. Depois, em dezembro, tem o Natal, a data mais aguardada pelos varejistas. Para aumentarem as vendas, as empresas costumam unificar a estratégia e subestimam o poder financeiro que as duas datas podem ter sozinhas.

Em 2014, por exemplo, a Black Friday brasileira movimentou R$ 1,16 bilhão e 2,2 milhões de pedidos, um crescimento de 51% em relação ao ano anterior. O número também representa 20% das vendas do Natal no e-commerce, que teve um faturamento total de R$ 5,9 bilhões entre 15 de novembro e 24 de dezembro, de acordo com dados da E-bit. .

Na opinião de especialistas, é inegável reconhecer que os números são positivos, mas após o otimismo das vendas de fim de ano, fica a sensação para os empresários de que eles poderiam ter aproveitado melhor essas duas oportunidades. Ainda mais em uma situação de instabilidade econômica, em que cada chance perdida representa uma receita a menos.

“Ao elaborar uma estratégia casada para estas duas ocasiões, o varejista virtual não consegue aproveitar o que as duas datas têm de melhor, perdendo a chance de aumentar as vendas e a rentabilidade de sua operação”, comenta Eduardo Gimenes, gerente de marketing da Tray, empresa especializada em plataforma de e-commerce.

O problema reside, principalmente, no tratamento dispensado à Black Friday. Enquanto o Natal possui um apelo emotivo muito forte, o que naturalmente atrai vendas, a liquidação no fim de novembro deveria destacar o preço e a queima de estoque, avalia Gimenes. Os descontos em si já são um atrativo importante para chamar consumidores, reforça o executivo.

Dessa forma, a Black Friday deve oferecer o “sonho de consumo” para os usuários – geralmente produtos que eles pesquisaram anteriormente, mas não tiveram oportunidade para comprar. Já a lista de Natal pode ser adquirida com outras promoções e ações realizadas durante o mês de dezembro, o que totaliza duas compras diferentes para a loja virtual.

“Os varejistas precisam conhecer seu público-alvo e possuir ferramentas que realizam campanhas digitais personalizadas e com produtos que ele realmente deseja adquirir”, complementa Victor Popper, CEO da All In, empresa de marketing de relacionamento.

Tanto a Tray quanto a All In esperam melhorar neste ano os números obtidos com a Black Friday do ano passado. Em 2014, os e-commerces de médio e grande porte que utilizaram serviços de ambas as empresas venderam 50% a mais do que no ano anterior, sendo que alguns deles atingiram 20 mil acessos simultâneos e cerca de 2 mil pedidos de compra por hora.

Para os micro e pequenos empreendedores, o crescimento foi mais expressivo, com 1300% no número de vendas e cinco vezes mais em relação à média diária de visitas. Por fim, também houve um aumento nas campanhas de e-mails: o número de disparos triplicou em comparação à média de uma sexta-feira normal, a taxa de abertura das mensagens foi duas vezes e meia maior do que em outros dias e o índice de cliques no conteúdo cresceu 400%.

De acordo com eles, com um planejamento diferenciado para cada ocasião e um sólido conhecimento do usuário que acessa a loja virtual, o e-commerce dará o primeiro passo para aumentar não só o faturamento, mas a quantidade de produtos vendidos.

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Categoria: Balanços

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