É preciso relevância para conseguir destaque no meio de tantos e-mails

| 22/04/2013 - 09:02 AM | Comentários (0)

email-marketing

© Feng Yu – Fotolia.com

Todos os dias dezenas de ofertas e conteúdos diversos chegam às caixas de e-mail de usuários de internet. Aliás, em 2012, houve um acréscimo de 17% na quantidade de mensagens que as pessoas recebem na caixa de entrada devido ao uso de tecnologia e segmentação.  Diante desse cenário, a artimanha mais comum que empresas de e-commerce usam para conquistar os usuários e fazer com que abram os e-mails enviados é utilizar assuntos promocionais. Entretanto, o que vemos é muita promoção repetida. Entre as abordagens mais famosas estão “queima de estoque”, “toda a loja com até X% de desconto”, “só hoje: Y% de desconto na loja de eletrônicos Z”. Você perderia alguma dessas oportunidades? Torna-se cada vez mais difícil saber qual desses e-mails oferece uma experiência positiva.

Então, como conseguir um lugar ao sol? Como fazer com que o e-mail que você envia seja mais importante do que os outros que o usuário recebe?Uma estratégia poderosa e capaz de ressaltar essa relevância é o rastro de dados deixado pelos indivíduos enquanto navegam no seu site. São informações como histórico de compras, comportamento na loja, data de nascimento, tíquete médio etc. Portanto, reúna todos os elementos disponíveis no seu banco de dados e comece a criar processos de envios automatizados.

Essa estratégia também se mostrou eficaz para lojas de varejo. Uma pesquisa realizada pelo Marketing Sherpa questionou várias delas quanto à eficácia da aplicação de processos de inteligência de acordo com o comportamento e a interação do usuário. O resultado apontou que 43% dos entrevistados acreditam ser muito efetiva, enquanto 47%, efetiva, e apenas 10%, não efetiva.

Por isso, na LeadPix nós utilizamos o mesmo processo de rastreamento. Quando um determinado usuário chega à página de pedido de um dos nossos produtos e desiste da compra, enviamos um e-mail oferecendo um desconto agressivo nos três primeiros meses. Se ele gostar da experiência, certamente aceitará pagar o preço cheio. Esse tipo de e-mail tem uma média de taxa de abertura de 31% a 36%, e conversão de 29%.

Adotar esse tipo de estratégia é simples e pode garantir bons resultados para a sua empresa. Mas primeiro você precisa conhecer as quatro formas de testar as automatizações: próximo produto lógico, Remarketing, baseado em um evento e confirmação de pedido.

Next Logical Product (próximo produto lógico) – Um e-mail é enviado ao usuário, alguns dias após a aquisição de um produto, com ofertas de artigos para os quais exista uma predisposição à compra. Por exemplo, um cliente compra um smartphone e, no dia seguinte, recebe um e-mail com desconto em acessórios ou capas para aquele aparelho. Uma empresa que usa essa estratégia é a Sears, que, em junho de 2011, obteve 38,9% de conversão enviando produtos complementares.

Browse Remarketing – Durante a navegação, o usuário pesquisa vários produtos em um site. Minutos depois, ele recebe um e-mail com mais informações sobre os produtos que procurou.  Em sites como os de venda de bebidas importadas, o usuário olha algumas e, logo depois, recebe um e-mail com informações mais detalhadas do produto. Para se ter uma ideia do sucesso desse tipo de ação, basta analisar o caso da S&S Worldwide, que, em 2012, obteve 40% da sua receita a partir dos disparos automáticos de e-mail, em função de ações predefinidas pelo usuário na loja virtual. E esses disparos representaram apenas 4% do total de e-mails enviados pela essa empresa!

Event Based (baseado em um evento) – Um e-mail é enviado com base em uma informação do cadastro do cliente, uma atualização do site ou uma pesquisa de satisfação. Um exemplo é quando a Netshoes envia um cupom de desconto em toda a loja. Segundo a Experian, na pesquisa intitulada The birthday and anniversary report, de 2009, os e-mails comemorativos tendem a apresentar resultados melhores, cerca de 300% a mais de aberturas e 100% a mais de cliques, em relação às ações “convencionais”.

Transactional (confirmação de pedido) – Envio de e-mail com informações da compra realizada e mais um desconto na loja. É como se o usuário realizasse uma compra em um site de vendas de bicicletas e acessórios, recebesse a confirmação do pedido e, junto com ele, um cupom de desconto para ser usado em toda a loja. Em junho de 2012, o site BikeBandit.com reuniu os dados da compra com as ofertas de acessórios para a bicicleta que um cliente adquiriu. Esse e-mail teve, em média, 60% mais abertura do que os de campanhas convencionais e virou uma grande fonte de receita.

A Amazon é uma das pioneiras na criação de uma relação mais personalizada com o usuário. Há várias automatizações de envio, de acordo com alguma informação de cadastro ou comportamento do usuário, durante a navegação do site. No Brasil, poucas lojas colocam em prática esses processos, que, sem dúvida, proporcionam uma experiência de compra mais satisfatória, adequada à expectativa e ao poder de compra do cliente. Quando isso é feito, consequentemente, ocorre o aumento da eficiência e da qualidade do envio de ofertas, o que aumenta o ROI das campanhas de e-mail marketing e faz o seu e-mail se tornar mais relevante em meio a mar de mensagens que os usuários recebem.

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Paulo Vasconcellos: Paulo Vasconcellos, que é analista de sistema e especialista em banco de dados e vendas pela internet. É responsável por toda a parte de tecnologia, CRM e segmentações da agência de marketing direto LeadPix. Tem passagem pela Readers Digest e BenQ. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.