Aumenta o número de empresas que enviam e-mails ‘pós-abandono’ de carrinhos
Um estudo recente promovido pela Listrak, empresa especializada em marketing digital, apontou que, aproximadamente, 25% dos 1.000 principais varejistas on-line do mundo enviaram e-mails para abandonadores de carrinhos de compra neste ano. A pesquisa revela que as companhias estão cada vez mais aderindo a esta estratégia, já que o percentual de empresas que enviou e-mails desse tipo aumentou de 19%, em 2012, para 29% neste ano.
Entre os 500 maiores varejistas on-line do grupo analisado, 23,5% disseram ter adotado a prática em 2013, acréscimo de 21% frente ao ano anterior. Dois terços das empresas que afirmaram ter enviado esses e-mails o fizeram em um período menor que 24 horas após o abandono. Um cenário bastante diferente do ano passado, quando apenas 12% dos varejistas declaram ter enviado um e-mail com esse propósito, no período mencionado.
Já na segunda metade do grupo, com os 500 varejistas restantes, o percentual de empresas que enviou e-mails para abandonadores de carrinho é levemente maior, 25,5%, alta de 35,6% no ano a ano. A frequência de envio nas 24 horas posteriores ao abandono também é maior, incluindo uma diferença ainda mais acintosa com relação a 2012: 80,3% desses lojistas enviaram dentro desse período neste ano, e 6,6% no ano passado.
Comerciantes de ambos os grupos revelaram não enviar ofertas com muita frequência, no primeiro envio após o abandono do carrinho, com menos de um terço das empresas exercendo essa prática. A maior parte dos varejistas afirma incluir uma oferta no segundo ou terceiro e-mail enviado ao cliente que abandonou a compra.
O estudo também destacou três erros frequentes que os varejistas ainda precisam superar para obter melhores resultados com e-mails desse tipo:
– 20% de todos os lojistas utilizam uma tática de aquisição de e-mail conhecida como ‘lightbox’ (semelhante a janelas pop-ups), mas apenas 40% o fazem visando o remarketing;
– 74% dos primeiros 500 varejistas do ranking possuem comentários e avaliações de consumidores on-line, mas apenas 3% realmente usam esse recurso nas campanhas de e-mails. No segundo grupo de varejistas, os percentuais são de 80% e 5%, respectivamente;
– 90% do top 500 varejistas online enviaram ao menos um e-mail de remarketing, contudo, somente 12% deles utilizam produtos recomendados nestas mensagens. Com relação ao segundo grupo de varejistas, 84% enviam e-mails remarketing e 4% utilizam produtos recomendados.
Categoria: Pesquisas