Filosofia do SEO: pense no usuário
As constantes transformações do algoritmo de busca, bem como a própria importância de atingir as melhores posições no Google acabam forçando os especialistas em SEO a se atualizarem com grande frequência, para, assim, conseguirem continuar desempenhando seu trabalho com precisão e qualidade, no que diz respeito ao conteúdo relevante e o ranqueamento em sites de busca.
SEO e o usuário
Uma questão que se evidencia, por conta do dinamismo desse contexto é que o foco do SEO precisa ser o usuário.
Assim, o conteúdo deverá ter relevância, mas nada relacionado à já antiquada prática de encher o texto de palavras-chave, com a ilusão de que isso faria com que seu site ficasse bem posicionado. A grande força, agora, são a substancialidade e o grau de profundidade desse conteúdo.
Por conta disso, a seguir apresentamos algumas entre as principais estratégias a serem adotadas para um SEO focado no usuário.
Mídias sociais
O marketing de relacionamento tem grande importância, nos dias de hoje. Então, se você ainda não contar com esse tipo de dinâmica em sua empresa, é bom se apressar, porque poderá perder espaço. O fato é que as mídias sociais ampliaram seu peso no mundo dos negócios, sendo o principal veículo, por meio do qual as marcas conseguem engajamento e conquistam o cliente de forma definitiva.
Vídeos
Vídeos vêm crescendo de importância para SEO. Além disso, agregam interatividade e engajamento no site, já que possibilitam a participação ativa do internauta por meio de comentários, curtidas e compartilhamentos.
UX no site
Fazer uma arquitetura da informação e um design de interação para que a experiência do usuário no site seja a mais amigável e prazerosa possível. Por tal razão, é imprescindível fazer o exercício de pensar como um visitante comum. Ao fazê-lo, você poderá pensar em melhores estratégias para envolver a audiência.
Otimizar o conteúdo
Compreender como é o funcionamento dos robôs dos sites de busca é algo essencial à construção do conteúdo.
Para conseguir satisfazer os critérios valorizados pelos buscadores, é ideal que o trabalho de produção de textos e outros materiais sejam especializados, para satisfazer todos os critérios mais relevantes e poder ser reconhecido pelos sites de busca.
Uma das boas sugestões para que se possa conseguir destaque é fazer uma otimização on-page bem estruturada com marcação semântica.
Qualidade de conteúdo
Certamente, esse é um ponto essencial, quando se considera a valorização do usuário. Então, para que se consiga sucesso nessa empreitada, será preciso muito estudo, dedicação e prática; sempre com atenção aos comentários em seus textos e de forma a avaliar como anda a receptividade a seu conteúdo.
O objetivo deve ser sempre aliar web writing ao suprimento de necessidades das leituras. Com bom nível de informação, o resultado será um só: a atração de visitantes interessados em seu trabalho, que poderão comprar seus produtos ou contratar seus serviços.
Considerações finais
O Google está sempre atento ao tipo de conteúdo que é oferecido pelos sites na internet. A missão desses buscadores é, em última análise, oferecer o conteúdo mais relevante aos usuários.
Com isso, os robôs de busca – ou algoritmos, responsáveis pelo ranqueamento – vão ficando cada vez mais complexos e chegam, até mesmo, a eliminar, automaticamente, práticas que visam burlar o sistema.
Para conseguir se destacar, é importante oferecer o melhor conteúdo possível, visando resolver problemas e/ou suprir necessidades de informação do público.
Lembre-se sempre: um bom SEO, atualmente, é o que mistura criatividade a conhecimento. Esse é o tipo de otimização esperada, quando se coloca o usuário no centro do processo; bem informado, consciente e engajado – porque passará a visitar o site com frequência.
Categoria: Cases
Artigo interessante. Parabéns!