Monitoramento inteligente de preços identifica pontos de colisão com a concorrência

| 26/09/2013 - 09:31 AM | Comentários (4)

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Preço sugerido é o valor com o qual todo produto industrializado chega aos canais, calculado pelo fabricante e baseado em diversos fatores, como mão de obra, matéria prima, consumo de energia, tributação, taxa de câmbio e outros custos, além das margens de lucro. Há, também, a influência de fatores externos, como o próprio mercado, de acordo com demanda ou concorrência.

A concorrência é um elemento que exerce grande impacto. Um produto top de linha concorre diretamente com seu similar de outra marca, assim como um item de segunda linha ou um modelo de entrada batem de frente com seus equivalentes dos outros fabricantes. Entretanto, o timing do mercado altera a categoria de um produto a cada lançamento e, consequentemente, sua participação na cadeia da precificação.

Por exemplo, um fabricante de tênis lança um modelo esportivo top de linha por R$ 600, tendo em vista que o produto equivalente do concorrente direto ocupa a mesma faixa de preço. Seis meses depois, um novo modelo é lançado e o anterior tem seu preço reduzido para R$ 400, também próximo à faixa secundária similar.

Porém, se o timing de mercado do concorrente é diferenciado, com um lançamento de produtos a cada quatro meses, suas variáveis da precificação aumentam. Com diferentes cronogramas, os produtos mudam de categorias e faixas de preço com mais frequência, e a concorrência direta fica ainda mais complexa. Para solucionar esta equação, é importante mapear o mercado e identificar pontos de colisão de preços com a concorrência.

Todo fabricante sabe quais são os seus concorrentes e realiza um mapeamento dos produtos que competem com os seus, porém, com o passar do tempo, outros itens anteriormente não mapeados começam a concorrer diretamente devido à depreciação do valor e entram na mesma faixa de preço. Um exemplo disso é a escolha de tablets aos invés de computadores, que mesmo tendo funções distintas, tornam-se competitivos entre si quando a questão é preço.

Por isso a importância do monitoramento inteligente, que além de possibilitar uma nova análise de concorrência, que mesmo indireta, identifica fortes pontos de colisão, permite visualizar o histórico de preços praticados pelas lojas e distribuidores, e se os valores mínimos e máximos sugeridos e recomendados estão sendo respeitados. Assim é possível tanto acompanhar as tendências de preço quanto fundamentar as novas projeções.

Uma ferramenta de Monitoramento inteligente também aproxima a relação do fabricante com o distribuidor, auxiliando na análise de sua performance através da visão de venda de cada produto e adequando assim o “mix” para potencializar a comercialização da linha completa. Outro ponto é o ganho de agilidade na reposição do estoque do canal, antecipando-se à sua demanda!

Mais uma vantagem da automatização do processo é a economia de tempo e mão de obra. Atualmente, os fabricantes contam com vários profissionais que trabalham focados no monitoramento contínuo do seu portfólio de produtos, e que no entanto poderiam ser realocados em outras áreas ou aproveitados em novas funções mais voltadas à inteligência do negócio.

Em resumo, o monitoramento inteligente é tão importante para a Indústria quanto para o distribuidor e o revendedor já que, com informações precisas, é possível mudar estratégias de lançamento, de preços e, até mesmo, de marketing, visando sempre o aumento das margens de lucro.

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Categoria: Cases

Sobre Ricardo Ramos: Ricardo Ramos é CEO da Precifica, plataforma brasileira de precificação inteligente. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (4)

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  1. Rafael disse:

    Ricardo.
    Obrigado pela matéria.
    Voce tem alguma indicaçao de ferramenta de automatizaçao para este processo?
    Obrigado

    http://www.petlitoral.com.br

    • Ricardo disse:

      Olá Rafael

      Tentamos implementar a Precifica, mas não funcionou, então voltamos para a Sieve, pois o atendimento foi melhor.

      Abraços,
      Ricardo

  2. Pedro disse:

    Já testei algumas ferramentas como a da Íconna, da Precifica e da Sieve. Particularmente a que eu mais gostei foi a da Íconna, apesar dela ser um pouco mais cara. Sugiro que teste as 3 e compare, todas tem um período de teste gratuito.

  3. Jefferson disse:

    Boa noite.
    Ferramentas de monitoramento de preço atualmente no mercado Brasileiro são commodities. O mais relevante é você saber o que fazer com os dados gerados e outros fatores que impactam na decisão do cliente, afinal nem tudo é preço.

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