Negócio de sucesso: 4 pontos a se pensar

| 14/04/2014 - 07:56 AM | Comentários (0)

bussula

Um modelo de negócio de sucesso é aquele que possui um planejamento concreto em todas as etapas. Segundo grandes nomes da estratégia e da administração, Michel Porter e Peter Drucker, quatro perguntas podem direcionar completamente uma empresa. Confira:

Em que negócio você está? A questão levantada por Peter Drucker revela que é preciso entender em que mercado sua loja virtual está entrando. Conhecer o segmento é essencial para encontrar o posicionamento correto e traçar um caminho para estabelecer-se dentro desta realidade.

Qual o público-alvo? O especialista também questiona quanto ao público a ser alcançado pelo projeto. Quem são eles? O que gostam, esperam e desejam de sua empresa? Esse aspecto deve ser considerado, uma vez que é a aceitação dos consumidores que determina o sucesso de um negócio.

O que você vende? Não se engane. Essa questão não é tão fácil de responder. O que Drucker sugere com ela é enxergar o que há de valioso para o cliente atrás do produto ou serviço comercializado: facilidade, comodidade, realização, conforto, alívio, satisfação. É isso que sua empresa deve vender.

Qual seu diferencial competitivo? Michael Porter, por sua vez, desperta a atenção do empreendedor para os aspectos de sua empresa capazes de conquistar a preferência e a fidelidade do consumidor. O que sua loja virtual oferece que convence o cliente a voltar? Atendimento personalizado? Relacionamento? Novidades? Participação? Utilidade? Invista e destaque isso.

Para que seu e-commerce prossiga em crescimento, é necessário reavaliar estes aspectos e, se necessário, restabelecer novos princípios. Molde seu e-commerce à necessidade do seu mercado, segmento e, principalmente, de seu consumidor.

Sucesso!

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Felipe Martins: Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.