O e-commerce está na moda. Aproveite!

| 20/01/2012 - 12:45 PM | Comentários (4)

Que o e-commerce no Brasil já é uma realidade, todos sabem. Com um crescimento esperado de 178% entre 2010 e 2016, o comércio eletrônico atraiu todos os segmentos, mas um que tem despertado somente agora é o de moda.

Algumas marcas já se deram conta de que seus clientes esperam ter na internet a mesma experiência que encontram em suas lojas físicas. Por isso, tentam fazer do online não só mais um importante canal de vendas, mas também uma forma de estar 24 horas por dia, sete dias por semana, disponível para os consumidores, que estão sempre em busca de novidades, informações e, principalmente, produtos.

Em um mercado consolidado com os dos EUA, 109 das 500 maiores empresas de e-commerce vendem roupas e acessórios. A categoria moda é a quarta em número de vendas, a segunda em número de visitas e a primeira em browsing. Mas como aumentar as vendas e alcançar o sucesso no e-commerce de moda no Brasil?

Primeiramente, você é o que você veste. Parece batida, mas esta frase ajuda muito a entender um ponto fundamental na montagem de uma loja de moda na internet. Ninguém compra um pedaço de pano. A roupa que vestimos nos ajuda a comunicar aos outros alguma coisa sobre nossa personalidade. E que roupa você vende? Quando se abre uma loja, todo varejista pensa na mensagem que quer transmitir a seu consumidor. Se a sua loja física é focada no varejo, no estilo ou simplesmente nos produtos, assim deverá ser sua loja virtual. Mais estilo? Mais produtos?

A tecnologia mudou bastante nossos hábitos de compra. Compramos por computadores, celulares e na correria do dia-a-dia. Mas a experiência do varejo em si, pouco mudou. Saber tirar vantagem destas novas tendências e hábitos, certamente agirá como um diferencial para qualquer loja. Segundo a Forrest Research, 50-70% dos consumidores trocam de canal quando iniciam um processo de compras. Ou seja, começam pesquisando na sua loja virtual e terminam comprando na loja física ou, experimentam pessoalmente e concretizam a compra online. Terry Lundgren, CEO da Macy’s, já disse no Shop.org, em 2009, que a cada dólar gasto no e-commerce, influencia $5,77 gastos nas lojas físicas.

Explorar seu produto, sugerindo looks, mostrando fotos bem trabalhadas, descrições detalhadas e que falem a língua de seu público, irão facilitar o processo de compra. Ajude e saia do comum. Crie conceitos, faça vídeos, gere conteúdo, blogs, facebook, twitter. O que não faltam são cases de pequenas e grandes marcas que fizeram algo diferente e inovador.

Existem muitas formas de se destacar no e-commerce. Especialmente se você trabalha com moda. Ser diferente, original, é o que seu cliente quer ser, portanto, seja também!

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Gabriel Blanco: Gabriel Blanco é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Mackenzie com Pós Graduação em Comportamento do Consumidor na London College UCK. Foi Consultor de E-commerce na Ikeda, hoje Rakuten, onde participou da implementação da loja virtual de diversos varejistas dos mais variados segmentos. Hoje é Coordenador de Marketing na Rakuten Marketing, braço de serviços de marketing digital do grupo Rakuten. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comentário (4)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Materiais Elétricos disse:

    Interessante a visão sobre as perspectivas de crescimento do mercado virtual.

    Estamos com um pouco de dificuldade de emplacar o conceito de materiais de construção pela internet mas aos poucos estamos descobrindo o caminho.

    • Gabriel Blanco disse:

      Descobrir o caminho vai ser difícil. Principalmente porque ninguém melhor que você para conhecer seu mercado de materiais elétricos. Existem boas práticas padrão que servem para todos os segmentos. Mas como seu público gosta de consumir, é você que terá que descobrir. Uma coisa deste artigo de moda pode servir para você, que é a originalidade. Busque um diferencial e mostre o quanto você é bom nele.

  2. Wilson souza disse:

    Trabalho em uma empresa de moda.

    Ainda não possuimos o e-commerce
    Estamos passando por essa “dificuldade”. Pensamos em vender o estilo empresa de se vestir e não somente as roupas.

    É um trabalho que envolve muita discussão se quisermos fazê-lo corretamente.

    Parabéns pela matéria.

  3. Léo Santos disse:

    Realmente, 2012 começou de forma animadora para o comércio eletrônico brasileiro.

    Com as notícias do crescimento que o e-commerce teve nos últimos dois anos e com os estudos que vem sendo feitos (inclusive por empresas fora do país, com o eMarketer), que preveem o Brasil com mais de 50% de representação nos ganhos gerados pelo e-commerce em toda a América Latina, as empresas já começaram a se movimentar.

    A logística e a administração da própria loja é muito importante, inovar na maneira de apresentar seu produto e tudo mais. Mas para isso a parte tecnológica deve acompanhar o desenvolvimento, uma boa plataforma de e-commerce, bons profissionais assessorando a empresa e comprometimento com a atualização constante e padronizada da loja virtual são atos que qualquer investidor deve ter em mente.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.