Pesquisas mostram os eletrônicos como preferidos no e-commerce

| 28/10/2013 - 09:36 AM | Comentários (0)

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© ldprod – Fotolia.com

As pesquisas em datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Dia das Crianças que revelam a tendência de compra dos usuários do e-commerce têm mostrado que os eletrônicos são realmente os preferidos na hora de presentear. As últimas amostras realizadas pelo MercadoLivre apontaram que os tablets e smartphones vêm se destacando como os ‘objetos de desejo’ de adultos e crianças, homens e mulheres.

A evolução natural do e-commerce em direção a sua maturidade, em geral, se inicia com as vendas de produtos facilmente comparáveis e com um nível de padronização maior, como eletrônicos, celulares e livros. Em um segundo momento os consumidores se aventuram mais com produtos de compras mais subjetivas como roupas, sapatos e cosméticos. Esse comportamento pode ser observado em mercados em vários estágios de desenvolvimento. E assim como podemos notar nas pesquisas realizadas recentemente, o Brasil já encontra-se em um estágio de maior desenvolvimento.

Os últimos levantamentos do MercadoLivre este ano – Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, e Dia dos Namorados – mostraram que, em geral, mais de 50% dos compradores do e-commerce escolhem os eletrônicos para presentear. No Dia das Mães, 40% delas gostariam de ganhar um tablet. No Dia dos Pais, 25% deles escolheriam um smartphone e 22% optariam por um notebook. Já para as crianças, por exemplo, 35,6% dos pais disseram que presenteariam com eletrônicos contra 35,5% que optariam por brinquedos tradicionais (como carrinhos e bonecas), mostrando uma diferença mínima.

Apesar dos eletrônicos serem os mais citados nas últimas pesquisas, a verdade é que, recentemente e aos poucos, o e-commerce vai ganhando penetração em outras frentes, seja pela oferta de produtos, facilidade na hora de comprar e conforto de não ter que sair de casa. As categorias de Moda, Beleza, Casa e Decoração mostram um avanço em vendas e aparecem como a próxima aposta do e-commerce. No Dia dos Namorados, por exemplo, os eleitos pelas mulheres foram joias e roupas, mas seguidos de perto pelos eletrônicos.

Estas pesquisas também auxiliam na hora de identificar as formas de pagamentos escolhidas pelo e-consumidor, em qual prazo ele espera receber o produto e o ticket médio que ele pretende gastar.

A partir delas, estudam-se posicionamento de campanhas, monitoramento de produtos mais procurados e mais vendidos e, a partir daí, são decididos quais e como serão as promoções para a próxima data comemorativa. A compilação e análise dos dados são sempre fundamentais para decisões futuras.

O comércio eletrônico já mostrou que conquistou o seu lugar como um dos canais mais procurados para compra de presentes em datas especiais. Para o Natal, acreditamos que os e-consumidores continuarão apostando nos eletrônicos, porém com uma participação muito relevante de categorias como moda, decoração e cosméticos.

Levando em conta que no comércio eletrônico o processo de venda pode demorar um pouco mais a se concretizar, comparando com o realizado diretamente na loja, o usuário tende a pesquisar e efetuar a compra com antecedência. Por isso, para lojas online é fundamental entender como tem sido o comportamento destes usuários em datas especiais, e as pesquisas tornam-se fonte de informação preciosa. Feito isso, a oportunidade de fisgar este potencial comprador passa a ser muito mais real.

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Categoria: Cases

Sobre Leandro Soares: Leandro Soares é graduado em engenharia elétrica pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas e mestre em Física com ênfase em nanotecnologia pela mesma instituição. Possui MBA em marketing e finanças pela The Wharton School, Universidade da Pensilvânia. Atualmente, o executivo é o diretor de marketplace do MercadoLivre, cargo que assumiu em setembro de 2012. Na empresa, ele é o responsável pela área comercial da plataforma de compra e venda de produtos. Anteriormente, Leandro trabalhou na Bain & Company como líder de projeto; Unibanco S.A., como gerente sênior de crédito e produtos; Mckinsey & Company, onde atuou como consultor. Acumula experiência em desenvolvimento de negócios com foco na internet e mobile, além de operações de varejo em serviços financeiros focadas em recuperação de crédito para pequenas e médias empresas. Isso inclui consultoria a alta gestão de grandes grupos nacionais e multinacionais em diversos setores, participando de projetos de definição de estratégia de crescimento, fusão e integração, avaliação de parcerias estratégicas e revisão comercial, implementação de operações de cobranças, gestão de carteira de empréstimos, criação de métricas para avaliar desempenho de comércio virtual e outros. Ver mais artigos deste autor.

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