A importância das pesquisas no e-commerce
As datas comemorativas são ótimos momentos para estudar o comportamento de compra do consumidor. Isso acontece porque existe um padrão, ou seja, muitas pessoas compram presentes para alguém que ocupa um papel de destaque em sua vida. O Dia dos Pais, no próximo domingo, dia 11, é um ótimo exemplo disso e pode ser uma boa oportunidade para uma pesquisa sobre o assunto.
Em março deste ano, desenvolvemos uma pesquisa bem ampla para traçar o comportamento de compra do consumidor (http://is.gd/CVVtwX) e descobrimos que, de modo geral, as pessoas consideram a compra online mais consciente do que a realizada em lojas físicas. Desta vez, realizamos uma nova pesquisa para saber como as pessoas se comportam no momento de comprar um presente para o Dia dos Pais. Quanto a maioria pretende gastar? Qual a categoria de produto mais desejada pelos pais? Para descobrir isso, ouvimos 869 pessoas, entre pais e filhos.
A primeira descoberta, na verdade, foi o desvendamento de um mito. Todos sabemos que o Dia dos Pais, apesar de ser uma data comercial importante, não tem o mesmo apelo do Dia das Mães. Parece que elas sempre ficam com os melhores presentes, ganham mais homenagens e são o foco das marcas para campanhas e promoções. Você também percebeu isso?
Os resultados da pesquisa mostraram, no entanto, que 26% dos filhos pretendem gastar aproximadamente R$ 200 com o presente do Dia dos Pais, o mesmo valor gasto no Dia das Mães deste ano, de acordo com os respondentes. De fato, as mulheres têm mais opções para serem presenteadas e isso requer um pouco mais de esforço e criatividade para quem vai comprar o presente, mas isso não quer dizer que ele é mais caro do que um produto adquirido para um homem.
Outro resultado da pesquisa que não causou surpresa foi em relação aos desejos dos pais, pois como em outras datas comemorativas, a maioria deles, 68%, disse que quer ganhar produtos eletrônicos. Apesar disso, eles responderam que imaginam que seu presente custará entre R$ 101 e R$ 200. Isso quer dizer que apesar do desejo, estão cientes que podem não recebê-lo.
Essas pesquisas são muito úteis, pois além de servirem como base para uma próxima campanha ou hotsite específico para uma data comemorativa, podem mudar uma estratégia no meio do caminho para ela se alinhe aos desejos do consumidor. Utilizei esses dados para aperfeiçoar o site do Kuantokusta criado especialmente para o Dia dos Pais (http://www.kuantokusta.com.br/promocoes/promocoes-de-dia-dos-pais/). Esse é mais um dos benefícios dos negócios online, que permitem ações corretivas em tempo real. Se eu sei que a maioria das pessoas pretende gastar até R$ 200 com um presente, posso colocar produtos com essa faixa de preço em destaque na home do meu site.
As pesquisas já são muito utilizadas, mas às vezes são ignoradas pelos pequenos e-commerces ou pelos iniciantes. É uma pena, pois seus resultados podem mostrar adequações no negócio e fazer uma grande diferença para o desenvolvimento da empresa.
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