Quantas pessoas precisam abrir o seu e-mail marketing?
Muitas vezes as pessoas me perguntam qual a taxa média de aberturas em uma campanha de e-mail marketing ou ainda quantos clicks esperar. Ao mesmo tempo em que estas duas perguntas são cotidianas, não lembro de alguém ter perguntado o quanto pode ganhar com uma ação de e-mail marketing, que deveria ser a preocupação e o objetivo principal.
Saber a abertura de uma campanha de e-mail marketing é importante sim, mas eu pergunto: “O que você espera como retorno? Qual a sua meta de vendas? O quanto essa abertura vai influenciar na sua campanha de marketing?” A resposta, na maioria das vezes, é aquele silêncio perturbador.
Tenho adotado uma analogia que, percebo, faz as pessoas refletirem um pouco sobre estes desejos e expectativas sobre uma campanha de e-mail marketing.
Imagine que o seu negócio é uma loja física em um shopping. A ação de e-mail marketing tem o papel de mostrar a sua loja, é a presença dela no shopping, esse espaço tão privilegiado.
No shopping circulam pessoas que estão apenas passeando, outras foram às compras e outras estão lá para resolver alguma outra questão não relacionada à compra. Um percentual desse público tem potencial para tornar-se seu cliente e outros com certeza não darão a mínima para sua loja, alguns nem perceberão a presença dela. Isto explica porque a sua lista é tão importante.
As pessoas que param na frente de sua vitrine são aquelas que abriram a mensagem. Quanto melhor construída e atrativa, maior será o número de pessoas que vão notar e entrar na loja. É por isso que a sua mensagem deve ser construída na proporção certa de texto e imagem e ter um título atrativo.
As pessoas que entram na loja são aquelas que clicaram em algum dos links da mensagem, ou seja, se o conteúdo da vitrine/mensagem, não for relevante o cliente pode ir embora sem chegar a conhecer melhor sua loja. Um e-mail marketing sem links é como uma loja fechada, não leva o cliente a nenhuma ação.
Para finalizar, um lojista quer mesmo é que o cliente note a loja, observe a vitrine, entre no espaço e finalize a compra. Esse é o objetivo final não só de um lojista, mas de qualquer pessoa que quer vender, seja num espaço físico ou por e-mail, então prepare o interior da sua loja, ou seja, o seu site. Se ele não for bem planejado, provavelmente o cliente irá embora sem comprar nada.
Já parou pra pensar que uma loja de jóias não precisa de muita gente circulando? Talvez a meta seja vender três anéis de brilhante por dia. Agora pare e pense, qual a sua meta? Quantas aberturas você precisa para converter a venda? A resposta vai mostrar qual a taxa ideal para você.
Acho que isso torna mais claro o processo e os objetivos que cada métrica de e-mail marketing. Reflita qual é mais importante para você. Você está querendo fazer branding, quer apenas gerar conteúdo para seu público ou quer vender? A partir disso você pode começar a questionar qual métrica é realmente importante pra você.
Espero que a leitura deste texto faça-o pensar muito mais em resultados e estratégias do que procurar aquele número mágico de qual a taxa de abertura boa para uma campanha de e-mail marketing.
Sergio Rangel é Gerente Comercial da Akna Software
Categoria: Cases
Concordo plenamente com a colocação do Sérgio Rangel. Suas palavras me fizeram refletir na Campanha que estarei iniciando.
[ ]s,
Adelson Rosa
Gostei muito do lúdico exemplo, é sempre muito importante que as pessoas parem de valorizar o tamanho da sua base e se preocupem com a questão da qualidade, relevância da mesma. Segmentar os contatos
e construir uma arte com conteúdo atrativo é fundamental. Tenho uma agência de marketing digital, a unius, e ainda continuo escutando pessoas me perguntarem sobre comprar Mailing, esse nunca foi e nunca será o melhor procedimento.
Boa Sorte!
http://Www.unius.com.br