Social Marketing no E-commerce: Como fazer?

| 06/08/2014 - 07:48 AM | Comentários (0)

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Muito se fala sobre a necessidade de uma loja virtual estar presente nas mídias sociais, mas qual a vantagem de estar presente no Facebook, Twitter, Pinterest etc?

E uma vez lá, como aproveitar o potencial desses canais?

Elaborei, para auxiliar os empreendedores do e-commerce, uma lista com 10 dicas para potencializar sua presença nas redes sociais. Confira!

1. Nas mídias sociais o conteúdo é rei

Uma das maneiras mais simples de fazer seus canais em mídias sociais crescerem é postar conteúdos de modo a torná-los relevantes para o seu público de interesse.

Estudos demonstram que diferentes audiências, reagem melhor à diferentes frequências de postagens. Por isso, é fundamental, desconstruir ideias pré-concebidas sobre a recorrência de suas mensagens nesses canais.

Antes de mais nada, para definir quantas vezes você postará por dia, por semana e por mês, é necessário responder a alguns questionamentos sobre sua página no Facebook:

A) Por que você mantém uma página no Facebook?

A verdade é que, em sua quase totalidade, as pessoas não sabem responder facilmente à essa pergunta. Ou, ainda, elas preferem não admitir que:

  • Estão no “Face”, pois é legal e está na moda
  • A concorrência está lá
  • Ambas as opções anteriores

Contudo, para construir um posicionamento bem-sucedido e, mais do que isso, efetivo, é necessário estabelecer precisamente a “raisson d’être” (do francês, a razão de ser) de manter uma página no Facebook.

Para auxiliar nessa tarefa, elaboramos a lista abaixo, dentre as opções, qualquer um que mantém uma página por lá deverá encontrar fundamentos para a presença de um e-commerce no Facebook, ou em qualquer mídia social:

  • estou no Facebook, pois quero vender mais para meus consumidores recorrentes.
  • estou no Facebook, pois quero utilizá-lo como mais um canal de atendimento.
  • estou no Facebook, pois quero aprender sobre o meu público, entender seus desejos e testar abordagens.
  • estou no Facebook para atrair novos consumidores.

Definido o MOTIVO de você estar no Facebook, ou em qualquer mídia social, é necessário estabelecer objetivos para serem perseguidos.

B) Qual o objetivo de sua página no Facebook?

A maioria das empresas não traça objetivos para sua presença nas redes sociais e, por isso, acabam perdendo tempo, dinheiro e desgastam sua credibilidade junto aos seus públicos de interesse.

Uma gestão de marketing efetiva deve estabelecer objetivos, que devem ser detalhados e concretos. Os objetivos de sua presença nas redes sociais identificarão a situação que se deseja alcançar, uma vez que se está no Facebook, no Pinterest etc.

Sugerimos a utilização do método SMART para a definição de seus objetivos. Esse método, amplamente recomendado pelas melhores práticas em gestão de projetos, indica as características essenciais que um objetivo bem formatado deve ter:

  • Specific – deve ser específicos
  • Measurable – deve ser mensurável
  • Attainable – deve ser alcançável
  • Realistic – deve ser pragmático
  • Time Bound – deve ser temporizado

Um bom exemplo: Obter 50 leads a cada 2 meses.

C) Quantas outras páginas seus fãs curtem, em média?

Curtidas no Facebook são como inflação de demanda. Por isso, você deve saber quantas páginas, em média, seus fãs curtem. Pois, como a inflação, quanto mais páginas eles curtirem, mais disputadas suas timelines se tornarão.

Além disso, quanto mais páginas eles curtirem, maior será a propensão deles a filtrarem rigorosamente os conteúdos.

Somados, as implicações disso são enormes. Um usuário com uma timeline disputada demandará, para ser atingido, que você seja mais frequente em suas postagens. E, sobretudo, devido ao seu hábito de uso da rede social, os conteúdos deverão ser muito melhor planejados e executados, do que aqueles dirigidos a média geral dos usuários.

D) Qual a composição demográfica de sua audiência?

Diferentes públicos, reagem de distintas formas à alta ou baixa frequência de postagens. Ninguém, absolutamente ninguém, pode aconselhar sobre a recorrência de postagens a menos que conheça profundamente o público e, sobretudo, como esse público interage por meio do Facebook. É, super importante empreender uma vasta análise de seus fãs, procurando construir convergência de comportamento e preferências, maximizando os resultados de sua página.

Vale observar, em especial, algumas coisas:

  • Grupos demográficos, entre 13 e 24 anos, tendem a ser hiperinterativos, especialmente se tiverem grande afinidade com o produto ou a marca. Contudo, em geral, apenas 10% do total de fãs interagirá com o conteúdo que você veicular (sem impulso de anúncio)
  • Produtos ou temáticas de alta repercussão, como aquilo que está despontando nos Trending Topics do Twitter (um bom lugar para observar aquilo que está repercutindo bem nas redes sociais) podem gerar grande repercussão
  • Certos grupos demográficos são muito fáceis de atrair, mas extremamente difíceis de entregarem-se à investidas para que produzam engajamento em sua página
  • Grupos demográficos mais jovens preferem consumir informações fáceis e rápidas, quase sempre cômicas, conteúdos para os quais possuem inclinação a divulgar e interagir

E) Você está seguro de que conseguirá produzir conteúdos relevantes para ler, ouvir ou ver, caso defina por bem postar 2 vezes por dia, 30 dias por mês?

A maioria das marcas têm um grande desafio ao aventurarem-se nas mídias sociais: manter-se relevante por um longo tempo, o que acaba se refletindo na frequência das postagens. Não adiantaria postar 5 vezes por dia se o que você compartilhará não é relevante para aqueles que o seguem em uma rede social.

Respondidas as perguntas, já haverá muita informação para que você planeje como atuará no Facebook e nos demais canais sociais em que está presente. Bastará, então, utilizá-las com uma linguagem adequada ao seu público e preparar conteúdos pelos quais eles se sintam atraídos.

Para isso, também elaboramos algumas dicas para encontrar conteúdos relevantes para alimentar sua página:

  • Olhe para além de sua equipe de comunicação e marketing, boas páginas estão sempre atentas aos movimentos do público e aos assuntos que ganham relevância, uma boa recomendação é acompanhar o que está destacado nos Trending Topics e no Digg.com
  • Não fale apenas de você e de seus produtos, mas aborde temas correlatados ao seu posicionamento e marca
  • Torne-se referência em alguma temática, tanto como produtor, quanto como curador
  • Atente à linguagem visual
  • Lembre datas comemorativas que dizem respeito ao seu público
  • Toques de humor são sempre bem-vindos
  • Citações de outras fontes dão peso ao conteúdo e trazem identificação com o seu público
  • Pergunte! Uma ótima forma de pedir a interação dos seus fãs ou seguidores
  • Estimule a participação por meio de enquetes
  • Ofereça conteúdos “gameficados”
  • Promova concursos culturais e sorteios
  • Ilustre suas postagens com imagens legais
  • Construa infográficos interessantes sobre a temática mais apropriada para seu público, eles funcionam e muito!
  • Sempre, sempre pense com a cabeça daqueles que compõe sua comunidade virtual

2. Aumente a exposição de suas redes sociais por meio da inserção de botões sociais em sua loja virtual

Quanto mais pessoas chegarem à sua página no Facebook, mais pessoas a curtirão e interagirão com os conteúdos. Uma boa dica para ganhar views é levar seus usuários até as mídias sociais através de botões sociais, aplicados na loja e no e-mail-marketing.

3. Lance uma campanha utilizando o Launchrock

O Launchrock é um serviço para coletar e-mails das pessoas que querem ter acesso antecipado a um aplicativo, serviço ou promoção antes de seu go live. O diferencial do Launchrock é que ele integra as mídias sociais ao processo de inscrição, o que é um componente muito poderoso em campanhas de e-mail-marketing e marketing viral.

Após abrir uma conta no Launchrock, você pode customizá-lo completamente, além de poder incluir um campo de subscribe em sua loja virtual. A ideia fundamental é criar um sorteio ou promoção que funciona no formato amigos-chamam-seus-amigos, utilizando as funcionalidades do Launchrock para potencializar a repercussão, tornando-a um viral.

4. Incentive comentários sociais sobre os produtos que você comercializa

No digital, o boca-a-boca realmente funciona é o que a experiência da Zappos comprova. Permita que seus consumidores comentem seus produtos, por meio de seus perfis em redes sociais. Isso além de gerar conhecimento sobre os produtos, é um excelente promotor de suas vendas. Pesquisas indicam que reviews sociais fazem as vendas crescer até 75%.

Uma das ferramentas que podem ser incluídas em seu site para permitir esses comentários é o Yotpo, um popular app grátis que promove social reviews.

5. Crie microconteúdos

Quando navegamos pelas redes sociais, somos bombardeados por uma infinidade de conteúdos, muitos dos quais nos interessam. Por isso, para escapar desse excesso de informação, utilize plataformas como o Vine e o Soundcloud para compartilhar conteúdos de rápida assimilação.

6. Explore melhor o potencial do Twitter

O Twitter funciona e muito bem, se você souber comunicar-se criativamente com seu público. Atenda o consumidor. Faça sessões de perguntas e respostas sobre temas sobre os quais eles tem interesse, não permita que ele se torne um canal auxiliar do Facebook.

7. Pinterest

O Pinterest é a rede social que mais converte, segundo algumas consultorias especializadas. Além de seu uso banal, ou seja, criar paineis, pinar e repinar conteúdos, você pode promover uma caça ao tesouro, ação bem bacana que já vem sendo explorada com sucesso por alguns players.

8. Facilite o compartilhamento de seus produtos nas mídias sociais

Botões de compartilhamento, promoções compartilhe e ganhe, tudo vale para dar visibilidade aos seus produtos.

9. Crie Infográficos

Informações levadas aos seus públicos de interesse de forma lúdica e com repercussão garantida.

10. Torne-se um blogueiro relevante

Criar e alimentar um blog não é um trabalho fácil. Exige tempo, dedicação e paciência, os resultados nem sempre aparecem com a velocidade que você gostaria e todo o esforço para render pouco. Contudo, com o tempo, ele funciona muito para construir seus links na rede e aprofundar temas que as mídias sociais, como o Facebook, não reservam espaço apropriado. Tornar-se “o canal” sobre determinado tema é mais do que interessante para suas vendas, representará a garantia de que seu consumidor estará comprando de um especialista.

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Categoria: Cases

Sobre Yuri Vellinho: É profissional e pesquisador na área de comportamento do consumidor, comunicação e marketing digital. Tendo como principal formação a gestão de planejamento e a análise estratégica. Atua como Diretor de Operações e Planejamento da Agência Trinto. Já atuou como analista de marketing digital para a Rede La Salle Brasil-Chile. Ver mais artigos deste autor.

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