Uma melhor experiência de compra para a sua loja virtual

| 04/02/2014 - 08:10 AM | Comentários (1)

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Um dos mais fascinantes desafios do varejo online é entender o comportamento do consumidor e as sensações que ele tem quando está comprando. Penso que estamos, sem dúvida, vivendo um excelente momento para o setor de venda online, com novas regras segundo  Decreto Federal 7.962/13, que visa suprir as lacunas por parte do Código de Defesa do Consumidor em relação ao processo de compra e venda pela internet, garantindo assim uma segurança ainda maior para o e-consumidor.

Sem dúvida que para entendermos melhor a evolução do negócio online e com isso proporcionarmos uma melhor experiência de compra para os e-consumidores é preciso ser além de tudo inovador, saber manter-se à frente num meio cada vez mais dinâmico, inspirar tendências e ter uma percepção inovadora e um bom caminho para isso é fazer com que sua ida até a loja seja encantadora, um momento prazeroso.

Segundo pesquisas recentes, os meios de comunicação de massa não são mais suficientes para motivar o e-consumidor, que está cada vez mais resistente. Por isso, estimular o comprador dentro da sua própria loja virtual pode ser uma excelente saída, já que 75% de todas as decisões de compra são tomadas dentro da sua loja virtual.

Em um mundo marcado pela interatividade, não é mais tão simples transformar um comprador em potencial em um comprador efetivo. Uma das chaves para conseguir ser bem sucedido está em propiciar, dentro da loja, uma experiência diferenciada ao e-consumidor e um meio a explorar é fazer com que o conteúdo tenha apelo aos sentidos e sentimentos, transformando uma simples página de produto em uma real necessidade de uso, demonstrando sua usabilidade e consequentemente o desejo de compra.

O e-consumidor não quer apenas ver o que está comprando, mas tocar, cheirar, provar, ouvir. Como alguns dos sentidos ainda são impossíveis de se conseguir no meio eletrônico, precisamos explorar mais detalhes como a iluminação, as cores, o som, gerar conteúdo para demonstrar a usabilidade do produto, humanizar e ambientalizar os produtos, criando uma importância maior na montagem de um ambiente diferenciado para envolver emocionalmente o e-consumidor e com isso converter e alavancar mais as vendas.

Quando escolhemos algo para comprar, cerca de 70% da nossa preferência está relacionada à visão. Por isso, sugiro aos varejistas cuidados com a escolha das cores, da iluminação, do layout da loja, das fotos de produtos, pois a primeira avaliação da loja é feita pelo olhar.

E pensando na experiência de compra do e-consumidor

Ao desenvolver um site cujo principal objetivo é gerar vendas são necessários alguns cuidados especiais para proporcionar ao usuário uma experiência positiva de compra.

Desenvolver um site clean e bem organizado: incluem as cores que serão utilizadas no layout da página, o conteúdo deve estar disposto de maneira adequada, de modo que não confunda o usuário. É importante deixar claro para o e-consumidor os próximos passos que ele irá percorrer dentro da loja virtual, evitando que o mesmo sinta-se perdido dentro da página.

Facilidade para encontrar produtos no site: devemos facilitar ao máximo a vida do e-consumidor para que este se sinta confortável e confiante o suficiente para realizar suas compras online. Isso inclui o filtro de busca do site, a organização dos produtos por categorias e até mesmo a qualidade e demonstração das fotos disponíveis.

Localização dos botões de ação: os botões devem estar em locais de fácil visualização. Além disso, devem aparecer com uma cor que se sobressaia diante das outras informações da página.

– Checkout simples e rápido: não tirar o foco do usuário no momento final de sua compra. Banners e promoções de outros produtos podem levar o usuário para outra página e ESQUECER de voltar para finalizar a compra.

Forma de pagamento: disponibilize meios de pagamento seguro para que seu e-consumidor realize sua compra com tranquilidade.

Condições de entrega: Essa é uma questão que interfere bastante na escolha do e-commerce. Cada vez mais as pessoas querem as coisas com maior rapidez. Um curto prazo na entrega será um fator diferencial para seu negócio.

Analise e Testes A/B: são utilizados para verificar de que maneira (qual cor, posição, foto, descrição, dentre outros) se obtêm mais acessos/cliques. Isso possibilita identificarmos de que forma o usuário considera mais agradável navegar pela página.

O comportamento de compra também é influenciado pela própria experiência do e-consumidor. Por exemplo: Se um e-consumidor realiza uma compra com facilidade, com um bom preço, fica informado sobre o andamento do seu pedido, recebe a mercadoria no tempo prometido, ou melhor ainda, antes do tempo prometido, a tendência é que ele volte a comprar nesse mesmo site quando necessitar de algo. Isso se explica através de um conceito utilizado na Psicologia em que Skinner diz que quando um comportamento é reforçado, ele tende a acontecer novamente em situações semelhantes.

Percebe-se que são inúmeras as variáveis que controlam o comportamento de compra dos e-consumidores. Portanto, analisar todos eles em conjunto é fundamental para conhecer o perfil de compra de seus e-consumidores e obter bons resultados em suas estratégias digitais.

Para finalizar, já ouviu aquela frase “Esteja presente onde seus e-consumidores estão”? Pois bem! Com o grande tráfico na internet vindos de dispositivos móveis (celulares e/ou tablets), torna-se importante a otimização dos sites para essas plataformas, oferecendo uma experiência de compra mais agradável ao e-consumidor.

Entender o comportamento do e-consumidor e pensar em suas necessidades em primeiro lugar é a chave para a sua loja virtual tenha muitos e-consumidores e o melhor: e-consumidores satisfeitos e fiéis!

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Categoria: Cases

Sobre Marco Aurélio de Paula: Bacharel em Engenharia pela UNIP, Pós-Graduado pela FAAP em Master da Informação Digital e do Conhecimento e Mestrado do mesmo curso pela Université Paul Valévy em Montpellier lll. CEO do Grupo iDOC e Executivo de Vendas e Marketing há mais de vinte anos nos setores de Varejo, Financeiro, Educacional e Serviços em empresas como: Walmart, P&G, Unilever, 3M, Boticário, Electrolux, PayPal, Dufry, dentre outras contas. Indicado e finalista pelo terceiro ano consecutivo de prêmios como: Awards e-Show 2014 em Conteúdo Digital, ABCOMM em 2015 Profissional de Destaque Inovação Digital e Digitalks 2015 como melhor profissional de Content Marketing. Ver mais artigos deste autor.

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Comentário (1)

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  1. Arynelson Grabowski de Mello disse:

    Já possuo meu site a 5 anos e estou muito satisfeito com o retorno que me dá. Estou estudando ampliar minha atividade em vendas online, para isso, tenho estudado bastante o assunto e lido atentamente os artigos do e-Commerce News. Surgiu uma oportunidade de uma franquia de vendas online no varejo com uma empresa idônea com mais de 4.000 itens. Oferece, site personalizado, logística de entrega, responsabilidade total sobre a administração de venda etc..etc… O único trabalho é vender online, uma vez efetuada, eles se responsabilizam pelo restante até a entrega. Pagam comissão média de 3 a 14 % líquido para pessoa física. O investimento em propaganda, marketing, mídia pode ser dividido. O que podem me aconselhar sobre o assunto e cuidados a tomar antes de fechar negócio com a franquia?

    http://chacarasempiraquara.com.br

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