Como lidar com comentários negativos no comércio eletrônico

| 31/10/2009 - 18:53 PM | Comentários (0)

A Amazon.com, principal loja de comércio eletrônico do mundo, é responsável por algumas das maiores inovações do ecommerce mundial. Foi a Amazon que difundiu mundialmente o conceito de Resenhas de Clientes. Desde o inicío da sua operação, ao invés de reproduzir o discurso marketeiro das empresas vendedoras para vender os produtos na loja, a Amazon deu preferência a abrir espaço para o consumidores comentarem o que pensam sobre os produtos e ajudar outros consumidores a comprar.

Essa inovação é hoje copiada por centenas de lojas virtuais em todo o mundo. Mas nem todo mundo sabe lidar com resenhas negativas como a Amazon faz.

Na Amazon a publicação das resenhas é imediata. Você entra no web site da Amazon, clica em “escrever uma resenha”, e assim que terminar a sua resenha, você tem o seu comentário publicado automaticamente no site, mesmo que a sua resenha sobre o produto tenha sido negativa.

No Brasil, infelizmente, a coisa não funciona assim. O Submarino, por exemplo, te permite publicar resenhas sobre produtos, mas o site dá a você um prazo de 7 dias para publicação a partir do momento em que você “tentou” publicar a sua resenha.

O medo do feedback negativo é um dos maiores fatores que levam as empresas a evitar a adoção de conteúdo gerado pelo cliente. Entretanto, como você pode imaginar, as críticas negativas são uma excelente maneira de ajudar você a melhorar.

Além disso, as críticas negativas a um produto, ao contrário do que se possa imaginar, tem um impacto positivo sobre as vendas e não negativo.

Como lidar com as resenhas negativas de clientes no seu web site de comércio eletrônico, ou mesmo blog, fórum de discussão ou comunidade virtual?

A censura não é o melhor caminho a escolher. Se você censurar o direito do cliente em expressar a sua opinião, você abre espaço para ele encontrar uma outra maneira de se expressar na internet, e deixar o seu comentário negativo.

O web site Reclame Aqui, por exemplo, é um excelente portal brasileiro onde o consumidor tem a liberdade total de se expressar, e pode utilizá-lo quando quiser, sem qualquer tipo de restrição de publicação.

Os feedbacks negativos dos clientes são um benefício que você não deve controlar.

O melhor que você tem a fazer é participar da conversa.

A experiência da Amazon.com comprova que as críticas negativas a um produto trazem mais benefícios para as vendas do que problemas para o produto ou a marca. A mera presença de comentários negativos no seu web site ajuda a construção de uma imagem transparente para a marca da sua empresa.

Deixa eu compartilhar com você 7 dicas sobre como lidar com as resenhas negativas que eventualmente serão publicadas no seu web site:

1. Não evite feedbacks negativos. Ninguém é perfeito – e nem todos os clientes ficarão satisfeitos com um produto. Se o produto que você está vendendo for realmente bom, você terá um número superior de comentários positivos versus comentários negativos. Esse tipo de transparência aumenta a credibilidade da empresa e do produto e consequentemente aumenta a confiança do cliente em comprar de você. Agora, se o produto tem um número maior de comentários negativos, você não deve evitá-los. Às vezes, a melhor solução é simplesmente parar de vender o produto.

2. Resolva os problemas de feedback negativo com serenidade. A prioridade máxima deve ser: respire com profundidade, conte até 10. Raiva é uma reação natural a contribuições provocativas ou subjetivas, mas a raiva não deve guiar as suas ações.

3. Procure ver a sua empresa do ponto de vista do cliente. Essa maneira de ver as coisas irá ajudá-lo a decidir se o criticismo de quem está te criticando é justificado.

4. Se você receber uma crítica positiva, escreva uma nota de agradecimento. Esse tipo de atitude deixará o cliente muito satisfeito. O importante aqui é participar da conversa com os clientes, seja ela uma crítica negativa ou positiva. O importante é o cliente perceber que você se importa com a participação das pessoas.

5. Se o cliente não está satifeito e você sabe que pode fazer melhor, faça a ele uma proposta que irá convencê-lo do melhor. Exemplo: cupom de desconto ou vale compra.

7. A avaliação negativa da compra é a fotografia de um momento. Não deixe isso atrapalhar o relacionamento que você tem que desenvolver com o cliente. A satisfação e o relacionamento com o cliente são mais importantes do que uma resenha de produto.

Se o seu cliente tem um feedback negativo para te dar, ele irá encontrar uma maneira de compartilhar esse feedback negativo com alguém – o fato de você proibí-lo de fazê-lo é irrelevante. Fingir que não escuta não irá fazer a dissatisfação do cliente ir embora. Abrace as resenhas negativas como uma oportunidade de melhorar a oferta de produtos da sua loja e construir confança com a sua empresa. Resenhas negativas são uma excelente maneira de construir a marca da sua empresa que podemos confiar na era do comércio eletrônico.

Fonte: blog do Ikeda E-commerce

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Categoria: Artigos, Tutoriais

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