Como criar uma startup do zero – Parte I
Embora o tema pareça pretensioso, o mercado está em constante evolução e alguns pontos são importantes para quem busca investir em seu próprio negócio. Pensando nisso, listamos alguns processos importantes, que devem estar presentes na construção de um plano estratégico para quem busca criar um negócio de alto impacto.
Valor
Criar uma boa estratégia de geração de valor é uma grande evidência nas startups bem sucedidas. Encantar o cliente, oferecendo algo que resolva algum de seus problemas, ou simplesmente definir os seus diferenciais diante do mercado, pode não ser uma tarefa tão simples. Um novo produto ou serviço deve ganhar um lugar entre as preferências do cliente. O primeiro passo é responder algumas perguntas como: quais são os diferenciais do meu produto em relação aos da concorrência? Eu ofereço benefícios e facilidades que justificam o pagamento pelo meu produto? Que necessidades específicas resolvemos? Lembre-se, é importante que seus clientes entendam como o seu produto poderá ajudá-los, portanto seja claro e direto.
Utilidade
Outro ponto importante e fundamental é observar a relevância do produto ou serviço oferecido, levando em consideração a necessidade das pessoas. Como o seu produto pode estar presente na rotina de trabalho, no dia-a-dia delas. Análise sobre o mercado potencial é obrigatório tanto para quem busca expandir, quanto para quem busca investir em um novo negócio. Compreender seu possível consumidor e seu hábito de consumo pode ser um ótimo começo.
Preço
A definição e adequação do preço do seu produto/serviço, deve ser um reflexo do preço de mercado e dos custos e despesas. Observando os aspectos mercadológicos, o preço deve estar próximo aos dos concorrentes, que possuem a mesma qualidade e categoria de produtos. Já quando falamos de produtos web, a definição de preço está mais ligada a percepção do cliente. Se a solução que você oferece tem valor para eles, esses usuários estarão dispostos a te recompensar. O preço de um produto web, não pode ser baseado apenas no custo fixo, já que este, não cresce de maneira proporcional à quantidade de usuários.
Montar sua empresa, sua loja virtual, do zero exige planejamento e estruturação. Por isso, fique atento a essas dicas e mantenha o foco em seu sucesso!
Categoria: Dicas