Como usar Web Push Notifications a favor do meu e-commerce?

| 18/05/2017 - 21:11 PM | Comentários (0)

Como o próprio nome sugere, Web Push Notifications tratam-se de notificações via web feitas a partir de aplicativos ou navegadores (Chrome e Firefox). É uma tecnologia com origem no mobile e, praticamente, toda a população que possui um smartphone já teve contato com uma dessas notificações, por exemplo, quando um novo e-mail chega ou uma nova mensagem no whatsapp.

Nosso objetivo, nesse artigo, é explicar como esse tipo de ação pode trazer benefícios para seu e-commerce, e aumentar suas conversões. O primeiro passo para desenvolver campanhas de Web Push em favor do seu e-commerce é coletar o opt-in dos usuários, ou seja, dos potenciais consumidores em sua loja virtual e, a partir desses dados, desenvolver um processo de comunicação personalizada e objetiva com este público.

Como Web Push Notifications podem auxiliar no e-commerce?

A grande ideia das Web Push Notifications é aproximar-se do consumidor com mensagens personalizadas, curtas e objetivas. Elas podem ser usadas de diferentes maneiras com o propósito de levar seu consumidor à loja virtual. É possível, por exemplo, estabelecer um canal extra para distribuir conteúdo inédito e personalizado, direcionando os usuários para uma landing page. Ou, ainda, é possível criar segmentações para notificar os compradores que abandonaram o carrinho de compras. Pode-se avisar sobre novos produtos e serviços disponíveis na loja virtual e, também, anunciar atualizações gerais e promoções específicas para um grupo de consumidores ou todo o público da loja virtual.

Como usá-las na prática?

Confira 5 oportunidades para usar as Web Push Notifications em campanhas do seu e-commerce:

Campanha de mensagem urgente. Essa campanha tem o objetivo de atrair o consumidor com uma oferta imperdível ou informar sobre uma atualização importantíssima, que ele não pode deixar de conferir. Notificações como “Aproveite 50% de desconto hoje” certamente farão o potencial cliente visitar seu e-commerce.

Campanha de lembrete. As Web Push Notifications são objetivamente personalizadas, para realmente chamar a atenção do consumidor com base em suas preferências. Mensagens que façam referência ao time de futebol ou a um evento que está prestes a começar, têm bons resultados.

Campanha de promoções. Todo consumidor é atraído por promoções, especialmente, quando além do preço é possível enxergar claramente os benefícios da negociação, por exemplo, instalação grátis, frete grátis ou frete fixo, brinde incluso, autógrafo em pré-vendas, etc.

Campanha de geração de leads. A atualização dos leads é sempre muito importante para campanhas de marketing. Dessa forma, atrais novos consumidores com promoções e diferenciais é sempre benéfico para a expansão das campanhas de Web Push Notifications em seu negócio,

Campanha baseada em localização. Essa é uma mensagem muito interessante para atrair consumidores, especialmente, se seu negócio também possui um ambiente físico. Com base na localização do consumidor, é possível disparar notificações como: “Você está a tantos metros da nossa loja, que tal visitar nossas instalações e conferir condições exclusivas?”.

As campanhas de Web Push Notifications são promissoras para as vendas virtuais, pois possuem taxa de cliques de até 36% e, em média, 6 vezes mais conversão do que o percentual do site. Por isso, invista nesse modelo de marketing e expanda seu negócio.

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Categoria: Dicas

Sobre Felipe Martins: Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis. Ver mais artigos deste autor.

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