Mantenha o visitante no seu site para vender mais

| 31/10/2009 - 19:31 PM | Comentários (0)

Visualizações de paginas por visitante, você sabe o que é e como vender mais?

Uma das maneiras mais importantes de avaliar se seu site produzirá resultados reais, certamente tem a ver com a quantidade de páginas acessadas por cada visitante único. Em suma, quem possui e-commerce ou possui site de conteúdo, sabe que a cada página visitada dentro de nosso site aumenta nossas chances de conversão.

Mas afinal, o que é conversão e o que isso tem a ver com o numero de paginas acessadas por cada visitante único?

Conversão é cada acesso ao seu site que resulta em venda, cadastro ou clique em links patrocinados. Se seu site produz uma conversão a cada X visualizações de paginas, podemos prever então que aumentando a taxa de visualização de paginas por cada visitante único em seu site aumentará na mesma proporção suas conversões.

Mas por que isso acontece? E por que é tão importante?

Basicamente por dois motivos:

1- Interesse ou qualidade: Se a pessoa que entrou no seu site encontrou exatamente o produto ou o texto que procurava, certamente essa pessoa irá navegar por outras páginas dentro do site procurando produtos ou textos relacionados.

2- Maturação: A compra ou o cadastro do visitante em seu site não é instantâneo, ela requer um mínimo tempo de maturação. A probabilidade de conversão é maior de acordo com o tempo que o visitante permanece no seu site e ao numero de paginas por ele visitada, ou seja, quanto mais tempo e mais paginas dentro de seu site o visitante navega, maior é o interesse dele sobre seu produto ou conteúdo.

Qual a medida ideal
Não existe valor fixo de medida ideal, existe sim uma convenção com base em médias de diversos sites. Certamente existem sites em que um tempo ou navegação excessiva dentro do site é um mau sinal, por exemplo, sites que apontam para outros sites com ofertas ou links, nesse modelo, quanto mais direta for a navegação do visitante, melhor.

Utilizando um sistema de analise como o Google Analytcs (que é gratuito), você pode ter essa informação de taxa de rejeição. Analisando esses dados podemos definir o seguinte:

Mais de 50% de taxa de rejeição – Perigoso, provavelmente seu site tem alguns problemas com o conteúdo, dificuldade de navegação ou layout. Certamente você esta perdendo dinheiro com seu site. A dica é verificar com seu webdesigner quais melhorias podem ser feitas para resolver isso.

De 30 a 50% de taxa de rejeição – Não chega a ser preocupante, mas certamente seu site pode melhorar bastante.

Abaixo de 30% de taxa de rejeição – Nesse ponto você está com um site que produz interesse para seus visitantes, provavelmente tem bastante conteúdo e esse conteúdo é acessível a quem navega.

Porém é importante verificar o seguinte, se você tem essa média de navegação no seu site, mas o numero de visitantes vindos de mecanismos de busca for inferior a 40%, esses dados podem estar mascarados pelo pequeno volume de visitantes “desconhecidos”, otimizar seu site para mecanismos de busca pode aumentar as visitas porém gerar pouquíssimo resultado.

Para reverter esse quadro de baixo índice de paginas/visitante não existe fórmula pré pronta, o ideal é testar, testar e testar. A cada período de tempo analisar os impactos de cada mudança, propor novas mudanças e testar novamente. Tamanho de letra, cor de fundo, cores e formatos de botões podem mudar drasticamente sua taxa de conversão

Sucesso e ótimas vendas!

Tags: , , ,

Categoria: Artigos, Tutoriais

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.