Comércio eletrônico oferece vantagens para setor de bens e serviços criativos

| 13/04/2016 - 11:09 AM | Comentários (0)

ideia

Há tempos especialistas apontam um novo modelo de economia com o potencial de gerar empregos, inovação e comércio: a economia criativa. Além de valorizar a diversidade cultural e a inclusão social, as atividades desse setor são baseadas na criatividade e no capital intelectual como principais recursos produtivos. Incluem-se nessa categoria modelos de negócio de bens e serviços criativos, como artes e artesanato, moda, filmes, novas mídias, tecnologia e inovação, livros, design e produtos audiovisuais.

Segundo o Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) em 2014, a participação da classe criativa no total de trabalhadores formais brasileiros alcançou 1,8% em 2013, ante 1,5% em 2004. Houve crescimento relevante nas quatro grandes áreas criativas: Tecnologia, Consumo, Mídias e Cultura. Entre os estados, São Paulo e Rio de Janeiro se sobressaem no mercado de trabalho criativo: são 349 mil trabalhadores paulistas e 107 mil trabalhadores fluminenses. Isso significa que, respectivamente, 2,5% e 2,3% do mercado de trabalho desses estados são representados por profissionais que têm como principal ferramenta de trabalho a criatividade.

Os profissionais criativos que apostam na venda de produtos online têm ainda mais motivos para comemorar. Em 2015, o e-commerce brasileiro apresentou crescimento de 3% no volume de pedidos e movimentou R$ 41,3 bilhões, um aumento nominal de 15,3% se comparado ao registrado em 2014, de acordo com o WebShoppers, relatório realizado pela E-bit/Buscapé Company.

Se por um lado a expansão de marketplaces e plataformas de e-commerce potencializa oportunidades para empreendedores, por outro aumenta a competição no varejo online e exige soluções inovadoras para se sobressair da concorrência. É justamente aí que o empreendedorismo criativo se destaca, pois tem como principal característica o uso da criatividade e de bens simbólicos aliado à capacidade empreendedora de transformar ideias em produtos ou serviços inovadores para a sociedade.

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Categoria: Tendências

Michele Prado

Sobre Michele Prado: Michele Prado é graduada em jornalismo e pós-graduada em comunicação empresarial e em mídia, informação e cultura. Atualmente é analista de conteúdo da Mandaê, empresa que tem revolucionado o mercado de envios e transformado a logística em algo simples e rápido com apenas alguns cliques. Assim, ajuda a alavancar as operações dos mais diferentes tipos de e-commerces. Ver mais artigos deste autor.

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