A importância dos meios de pagamento no e-commerce
Matéria divulgada ontem pelo portal de notícias do MSN diz que, no Brasil, 8 em cada 10 compras via internet são pagar com cartão de crédito.
Com base nessa informação pergunto: Quais formas de pagamento você aceita em sua loja virtual?
Quanto mais formas de pagamentos você aceitar mais chances você terá de realizar vendas via web. Aceitar cartão de crédito é regra básica para qualquer loja virtual. Mas não basta aceitar apenas uma bandeira. É preciso aceitar o máximo de bandeiras possíveis. Que adianta aceitar apenas Visa se existem pessoas que só usam Master? Que adianta aceitar apenas Master, se tem pessoas que usam apenas Visa? E quando a pessoa não tem limite em um cartão e quer passar outro? Se você não aceitar ambos não efetuará a venda. Não se esqueça também dos demais cartões que mesmo tendo base menor de usuários, tem sua importância no mercado como Aura, Amex, Diners, Hipercard, etc.
Se aprofundando na questão do limite, é muito comum o brasileiro estar sem limite em seu cartão de crédito. Uma boa alternativa a isso é permitir que a compra seja pague em mais de um cartão, assim a soma do limite dos dois permite efetuar a compra. É um recurso cada vez mais usado e que trás bons resultados.
Paralelo a tudo isso existe a questão da segurança. Quando você oferece pagamento via cartão em sua loja virtual é fundamental garantir a segurança dessa transação. Se o consumidor não se sentir seguro em colocar os dados de seu cartão em seu site, suas vendas não vão decolar. E não se esqueça também de estar atento às possíveis fraudes. Não é porque a administradora deu ok no pagamento que aquilo não pode ser uma fraude. Se for comprovado posteriormente que aquela foi uma venda fraudulenta, o valor é estornado de sua conta e você perde a mercadoria (se já tiver enviado). Para minimizar isso faça uma checagem de todas as compras superiores a um certo valor. Quem é mal intencionado costuma fazer compras altas. Ligue para o cliente, confirme os dados, etc. Explique que é por questão de segurança e se a compra for “quente”, pode ter certeza que seu cliente vai se sentir ainda mais seguro para comprar novamente com você.
Esquecendo os cartões, não podemos deixar de citar outras formas de pagamento possíveis. Aceitar boleto bancário também é obrigatório. E boleto lhe possibilita até fornecer um desconto “extra” já que no boleto não há a tarifa dos cartões (em média 5%). Não se esqueça de que os bancos cobram pelo boleto então cuidado com sua margem ao fornecer descontos extras. Depósito bancário é outra opção, desde que você consiga identificá-lo facilmente. Transferência bancária idem. Dependendo de seu produto você pode também oferecer o pagamento financiado diretamente com uma instituição financeira, que irá analisar o crédito do cliente e liberar ou não a venda.
Por fim, você pode também optar por sistemas como o “PagSeguro”. É um sistema interessante e que poupa muito trabalho pois cuida de toda a troca de informações com bancos, cartões, etc, além de ser muito simples de implementar. O ponto negativo é que a taxa descontada é bem maior que a que dos cartões (que já é alta) e o pagamento normalmente demora vários dias para ser efetuado. Mas não deixa de ser uma alternativa.
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