Aumente a usabilidade do seu e-commerce com arquitetura da informação

| 18/11/2009 - 02:18 AM | Comentários (0)

As práticas de arquitetura da informação dentro da internet ficaram famosas nos últimos tempos. A necessidade de organizar as informações de forma que os usuários pudessem ter acesso a conteúdos de maneira mais objetiva e intuitiva, demandou o desenvolvimento destas práticas.

Um dos “males” dos tempos atuais é o excesso de informações distintas num espaço de tempo muito curto. A consequência disto, principalmente para quem trabalha com web, é um grau de dispersão maior e pouca capacidade de concentração num único assunto. Por conta disso, é preciso saber filtrar as informações e organizá-las de forma que elas se adequem ao seu ritmo.

Outro problema ainda maior é quando uma loja virtual se torna um transtorno para o cliente ao invés de representar uma solução prática e “usável” para efetuar suas compras com rapidez, comodidade e segurança.

É essencial pensar em como a arquitetura da informação pode ajudar a tornar a navegação do site mais agradável e, no final das contas, cooperar com o aumento da taxa de conversão do seu e-commerce.

Recomendo a leitura do artigo escrito pelo Luiz Dias, no blog Gerente de E-commerce, onde ele destaca muito bem a importância da arquitetura da informação e de uma boa usabilidade dentro das lojas virtuais.

Seguem vantagens de adotar boas práticas de usabilidade citadas pelo Luiz em seu post:

– Facilitar a aprendizagem

Quanto antes o usuário interagir intuitivamente com a loja virtual, melhor.

– Uso eficiente

Aumento gradativo de produtividade do usuário, uma vez que ele se habituou ao website.

– Facilitar memorização/retenção

Capacidade desenvolvida pelo usuário de voltar a utilizar o e-commerce depois de determinado tempo, dispensando a necessidade de novo aprendizado.

– Minimizar taxa de erros

Divide-se em duas partes:

1º) O quanto o usuário pode ser induzido a erro pelo próprio site.
2º) O quanto o usuário pode se recuperar de um erro que ele cometeu navegando pela loja.

– Satisfação subjetiva

Medida da satisfação do usuário navegando pela loja virtual.

Tags: , ,

Categoria: Tutoriais

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.