Conceitos de Usabilidade: O que é preciso saber?

| 01/10/2012 - 10:07 AM | Comentários (3)

Muito provavelmente no meio da sua resposta imaginária o termo facilidade estava inserido, acertei? Mas vamos lá, além de facilidade, a usabilidade abrange outros temas muito importantes também.

Esse post é o primeiro sobre o workshop de Usabilidade Prática para E-commerce, ministrado na sede da E-commerce Brasil no dia 12/07/2012. Vamos falar sobre todos os pontos abordados e não poderíamos de deixar de falar sobre conceitos, porque eles são tão importantes.

Abaixo seguem dois conceitos sobre usabilidade por:

○ Wikipédia: Usabilidade é um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante.

○ ISO (International Standards Organization): Usabilidade é a capacidade de um produto ser usado por usuários específicos para atingir objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação em um contexto específico de uso.

Percebam que além de facilidade, a usabilidade também recebe outros fatores importantes como: eficiência, eficácia e SATISFAÇÃO de usuários específicos para tarefas específicas.

Como referência, vamos seguir os conceitos de Jakob Nielsen, considerado o pai da usabilidade. Nielsen é muito conhecido por ter sintetizado suas “leis” de usabilidade nas famosas “10 heurísticas de Nielsen”. Aqui neste post, assim como no workshop, vamos sintetizar em 5 conceitos, que resumem tudo o que Nielsen quer transmitir, através de seus estudos e testes contínuos.

Facilidade de aprendizagem:

É a primeira experiência do usuário com o sistema. O diálogo deve ser simples e natural. As mensagens devem ser claras e o sistema deve informar continuamente sobre o que o usuário está fazendo.

Em um e-commerce, podemos fazer uma analogia a este item, a facilidade que o usuário terá em encontrar, conhecer e comprar um produto específico. Um indicador fácil para considerar este atributo no seu e-commerce é o tempo que o usuário demora em executar estas tarefas. É possível repetir testes em períodos espaçados e verificar a evolução do usuário com as mesmas tarefas.

Facilidade de relembrar:

Relembrar e fácil aprendizado estão 100% amarrados. Se o conceito anterior for aplicado com sucesso, a facilidade de relembrar será tarefa fácil para o usuário. É preciso tomar cuidado em não querer focar a interação apenas no usuário principiante. Às vezes na tentativa de ajudar, a interface é muito explicativa para o primeiro acesso, mas depois pode se tornar cansativa para os acessos posteriores. Por isso, testes constantes com usuários, podem ajudar a verificar se há facilidade em relembrar e não de explicar, explicar, explicar.

Eficiência:

Quando Nielsen cita eficiência, já está subentendido que a eficácia está embutida. A eficiência está ligada à usuários experientes. Muitas vezes, esses usuários encontram outras formas de interagir com o seu sistema de forma diferente do que você projetou. Estar ligado nos usos diferenciados pode ajudá-lo a deixar seu e-commerce ainda mais completo e a frente da concorrência. Esses grandes wow! Que causam uma sensação eficiente para o usuário, geralmente lançado por lojas que valorizam bastante a usabilidade e interação com usuários, são copiados depois e geralmente seguidos de uma frase: Nossa isso é tão simples, porque não pensei nisso antes. Você não precisa pensar, tem um monte de pessoas pensando por você, precisa apenas estar atento e não perder oportunidades de aplicar.

Erros:

Lógico que todo sistema está suscetível a erros, mas tentar minimizá-los, fazendo testes exploratórios constantes e principalmente acompanhar as novas formas de como os usuários utilizam, ajuda nesse processo. Mensagens de erros devem ser amigáveis. Caixas de alertas amedrontam os usuários. Quando abre uma caixa de alerta, por mais que o computador esteja sem som, é possível imaginar aquele som típico. Caixas de alertas devem ser usadas como tal e não como mensagens, feedbacks. Evite usá-las para tudo, apesar de serem mais simples de configurar.

Satisfação Subjetiva:

Já para uma loja virtual, a satisfação está relacionada a encontrar rápido um produto. Uma boa arquitetura de navegação, assim como ferramentas inteligentes que sugerem o resultado da busca, seguindo a mesma linha do Google Suggest, é uma solução que pode satisfazer ainda mais a interação da interface com o usuário. Conteúdo fácil de ser compreendido. Como já falado antes, a linguagem deve ser simples e fácil. A formalidade não faz parte da web. O cliente deve sentir prazer na leitura ou na interpretação de um produto e não dúvidas. Se os 4

itens já falados acima estiverem coerente no seu e-commerce, a satisfação será certeza.
Ou seja, antes de sair querendo desenvolver o layout da sua loja virtual, planeje e defina quais serão os principais objetivos e qual é o real público alvo que sua loja irá atender, feito isso vamos passar para a próxima fase.

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Categoria: Cases

Sobre Ana Paula: Responsável pela área de Design da Ciashop, onde coordena uma equipe com 10 profissionais altamente capacitados. Participou do desenvolvimento e lançamento da plataforma Framework, 3 versões da plataforma Enterprise, 1 versão de plataforma SMB. Ver mais artigos deste autor.

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Comentário (3)

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  1. Sandro disse:

    Usabilidade é fundamental no êxito de seu negócio. Eu diria que é um dos principais fatores em toda a dinâmica desta relação com potenciais clientes.

  2. Flávio Maciel disse:

    Excelente.
    A usabilidade no ecommerce é uma forma de reduzir as barreiras para o cliente comprar e é um assunto cada vez mais em alta, mas em geral ainda pouco entendido.
    Ela é um dos 3 componentes interligados na loja virtual que podem ajudá-lo a aumentar ou a diminuir as vendas online:
    – Usabilidade
    – Credibilidade
    – Motivação
    Falo sobre esses assuntos no blog http://www.ipagare.com.br/blog

    Parabéns Ana.

    Abs

  3. Scriva disse:

    Muito bom. Estes caminhos podem levar não só a credibilidade, mas a uma confiança e provável fidelização futura para experiências bem sucedidas.

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