Crie um blog que dê resultados!

| 21/11/2009 - 20:55 PM | Comentários (1)

Em minhas palestras e cursos muitas pessoas me perguntam sobre como utilizar blogs para divulgar suas empresas na Internet. Os blogs estão inseridos no que chamo de Marketing de Conteúdo, pois ajudam seus clientes a encontrar sua empresa e a valorizar seus produtos e serviços, através do conteúdo e das informações que você, ou sua empresa, distribui livremente. Embora dê resultados, criar e manter um blog requer planejamento e disciplina.

Pensando nisso, desenvolvi 7 passos para o planejamento e a implantação de um blog voltado a divulgar sua empresa e produtos na Internet. Vejamos:

1. Defina quem é o seu público-alvo: Antes de qualquer coisa o seu blog tem que ter um objetivo claro e um público-alvo. Obviamente ele deve ser parte do seu público consumidor.

2. O que se pretende do público-alvo: Você deve definir que tipo de relacionamento quer desenvolver com o seu consumidor. Se você espera uma ação imediata, como uma compra ou pedido, seu blog tem que estar focado em informações que o público busca antes de decidir pela compra.

3. Como seu público-alvo se comporta: Onde este público está, como ele navega na Internet e do que ele gosta. Você deve fazer uma pesquisa para saber como o seu consumidor busca informação e o que procura.

4. Que conteúdo produzir: Somente com as respostas dos três passos anteriores é que você irá definir o foco do seu blog e que conteúdo será produzido. Lembre-se, seja específico, faça uma lista dos temas e conteúdos que você pretende publicar.

5. Como produzir este conteúdo: Não se engane, você tem que planejar como irá produzir o conteúdo e em que volume e periodicidade. Defina se vai contratar alguém ou se você mesmo irá escrever. Mas se for você quem escreve, reserve tempo para isso semanalmente.

6. Que plataforma utilizar: Antes de sair criando um blog, estude bem qual plataforma irá utilizar, como e onde vai instalar o blog. Minha sugestão é que você use o WordPress e instale o blog dentro do seu próprio site.

7. Divulgação: Seu blog não será descoberto por mágica. Além disso, pode demorar até que o Google comece a varrer seu blog e publicá-lo nas buscas. Acelere as coisas. Faça uma lista das ações de divulgação que pretende implementar e quais mídias que você irá utilizar para divulgação. Novamente, seja específico, liste os nomes dos sites, portais, blogs, comunidades, fóruns e redes sociais onde pretende difundir a informação que seu blog agora existe.

Fonte: Imasters

Tags: , , ,

Categoria: Tutoriais

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (1)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Cris Prata disse:

    Olá, gostei muito das dicas, mas tenho uma dúvida. Meus blogs estão instalados no Blogger e gosto muito, nunca tive problema nenhum. Por que vc indica o WordPress? Você vê algum problema no Blogger?

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.