Elementos indispensáveis em um carrinho de compras de alta conversão

| 19/03/2012 - 09:32 AM | Comentários (4)

Um dos principais problemas de qualquer operação de e-commerce, seja loja virtual, site de compras coletivas ou outro modelo de negócio, é a questão dos carrinhos de compra abandonados, pedidos que são lançados no carrinho de compra e não são finalizados. Existem diversas razões para este tipo de problema, mas na maioria das vezes o abandono de carrinho ocorre justamente por falta de recursos no próprio ambiente do carrinho de compras nesse momento crucial do processo de compra online. Por isso, vamos fazer um resumo de alguns itens essenciais para um carrinho de compras com alta taxa de conversão.

  1. Foco na Compra – Elimine qualquer elemento que possa tirar o foco do usuário no momento de finalização da compra. Em algumas lojas virtuais, as abas laterais simplesmente desaparecem, como na Submarino. Isso ocorre justamente para que o usuário não se distraia com outros apelos visuais e acabe por não dar prosseguimento à compra.
  2. Links e Fotos – Na lista de itens no carrinho de compras devem estar presentes o link para a página do produto e uma foto em miniatura. O carrinho de compras ainda é um momento de indecisão e por isso é necessário dar ao usuário todos os subsídios para a escolha final.
  3. Edição e Exclusão – No processo decisório da compra é bom dar a opção para alteração da quantidade de produtos e até mesmo a exclusão do carrinho de compras, tudo isso sem sair da interface do carrinho de compras. Manter o usuário nesse ambiente é essencial para uma boa taxa de conversão.
  4. Cálculos e Atualizações – O cálculo do frete deve ser feito sempre nesse momento, uma vez que este valor é sabidamente decisivo para a compra na Internet. Outras vantagens como, por exemplo, cupons de desconto também devem estar acessíveis nesta hora, pois de alguma forma, afetam o valor final da compra.
  5. Informações Imediatas – Para que o usuário possa esclarecer qualquer dúvida imediatamente e sem sair do ambiente do carrinho, é aconselhável que você deixe bem visível informações como o telefone de atendimento da loja e também um links para dar início a um atendimento online.

Esses são apenas alguns pontos a serem levados em consideração. É claro, que quanto mais comodidade você der ao usuário, melhor será o desempenho do carrinho de compra.

Reter o usuário no carrinho é fundamental

O importante para manter a taxa de conversão alta é justamente não deixar chance para que o usuário saia da página do carrinho de compras. Essa preocupação é tão grande, que no caso do Magento, um sistema open source tido como modelo de loja virtual, todo o processo de compra ocorre sem que ocorra ao menos a troca de página durante todo o processo de conversão, pois a evolução do processo se dá através da tecnologia Ajax, em um efeito sanfona que faz com que não ocorram transições de páginas.

O processo de otimização da conversão de um carrinho de compras é interminável, pois essa é uma das páginas mais importantes para o sucesso de uma loja virtual. Faça as correções que forem necessárias na estrutura e verá que imediatamente a taxa de conversão apresentará um incremento razoável.

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Categoria: Tutoriais

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Comentário (4)

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  1. Amanda Freitas disse:

    Alberto, para variar, excelente matéria. Objetiva, sensata e estudada.
    Lida e devidamente divulgada!
    Abraço e boa semana,
    Amanda Freitas
    Sweet Chilli
    @tweet_chilli
    @amanda_freitas
    http://www.sweetchilli.com.br

  2. Rogerio disse:

    Excelente matéria!

  3. Marcos Casado disse:

    Muito boas as dicas sempre do Ecommercenews. Obrigado !

    http://www.magazinelegal.com.br
    @magazinelegal

    Att. Marcos Casado
    Gerente Comercial

  4. André Santos disse:

    Parabéns pelo artigo Alberto, muito bem escrito.

    Se me permite acrescentar, além dos tópicos brilhantemente abordados, também é fundamental que a quantidade de passos até o final da compra seja o mais reduzida possível, em geral de 3 a 4 passos, e nunca solicitar dados repetidamente.

    Ex.: Se o comprador já inseriu o CEP para cálculo de frete, quando for preencher o cadastro, o sistema deve lembrar do CEP já preenchido.

    E como você citou o caso do Magento, que tem o recurso de Checkout-One-page(fechamento em abas), existe um recurso para magento ainda superior do que esse, que é o OneStepCheckout, ou seja tudo numa página sem abas, muito legal, vale a pena.

    Para quem se interessar segue o link: One Step Checkout

    É um plugin para Magento.

    Espero ter contribuido com a discussão.

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