Mais alguns erros cometidos em e-commerce

| 05/11/2009 - 14:03 PM | Comentários (0)

Após o post “15 principais erros em e-commerce” que gerou um alto número  de visitas ao blog visitei algumas lojas virtuais brasileiras e encontrei (com frequência) mais algumas coisas que podem ser citadas como erros cometidos na web. Se você está montando uma loja (ou já tem uma) evite cometê-los. Vamos lá:

1) Produto sem preço: Por mais incrível que possa parecer existem lojas virtuais que oferecem produtos sem preço! Estas lojas pedem que o internauta ligue ou mande um email para saber o preço do produto e aí sim efetuar a compra. Nos tempos de hoje não se pode aceitar uma estratégia dessas.

2) Produtos meramente ilustrativos: Existem lojas que cadastram toda a linha de produtos de seus fornecedores sem nunca terem comercializado muitos deles. Basta reparar que em muitas lojas alguns produtos ficam constantemente “indisponíveis”. Se o produto nunca ficará “disponível” tire-o do site.

3) Produto sem foto: Além de ser péssimo para a imagem (sem trocadilhos) do site pois passa uma imagem amadora, praticamente impede que o internauta compre aquele produto – sem foto ninguém compra. Sem dizer que atrapalha todo o lay-out da página (ou você nunca viu uma home de uma loja virtual onde 11 produtos tinham foto e 1 não tinha, desalinhando todo o design?

4) Descrição fraca: Faça uma descrição detalhada de seus produtos. Informe corretamente a seu cliente o que ele está comprando. Quanto mais informações mais segurança o cliente tem para efetuar a compra. Já ví loja virtual que vendia Televisor de LCD onde a única descrição existente era: Televisor de LCD (?!?).

5) Não ter um bom domínio (URL): Registre sua loja sob um domínio que passe ao menos uma idéia de qual é seu negócio. Ao menos que sua marca seja extremamente conhecida (ex: Submarino, Americanas) se sua loja não tiver uma boa URL dificilmente ela será encontrada pelos buscadores (Google, Yahoo!). E os buscadores são a principal fonte de tráfego de uma loja virtual. Vamos supor que sua loja se chame ABC e que você venda móveis. Nesse caso coloque a palavra “móveis” no domínio. Um domínio www.abcmoveis.com.br é muito mais objetivo e vendedor que algo como www.lojaabc.com.br. E os mecanismos de busca adoram isso.

6) Poucas formas de pagamento: Continuo batendo nessa tecla. Quanto mais opções de pagamentos você oferece a seus clientes, mais compras eles farão. Aceitar ao menos 2 bandeiras de cartão (Visa e Master) e boleto bancário é o mínimo aceitável. Mas o lema aqui é: “Quanto mais melhor”.

7) Não se atentar ao frete: Não se esqueça que seu produto na Internet obrigatoriamente é o conjunto de “produto + frete”. De nada adianta ter um produto ótimo se sua logística não funciona. De nada adianta ter um ótimo preço se seu frete é muito mais caro que os concorrentes. Logística é um dos pilares do e-commerce e pouca gente dá a devida atenção a ela.

8 ) Achar que sua loja virtual é um balcão de classificados: Já ví várias lojas virtuais que misturado a seus produtos aparecem diversas propagandas, banners, links patrocinados, etc. Uma verdadeira poluição que tira o foco do produto e passa uma péssima imagem da loja. Se sua loja não se paga com a venda de seus produtos, não é tentando explorar mídia através de programas de afiliados que você vai ter sucesso.

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Categoria: Tutoriais

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