Alibaba.com prevê dias piores com a instabilidade financeira internacional
O principal portal de comércio eletrônico da China superou as previsões com um crescimento de 29% no lucro líquido do segundo trimestre de 2011. No entanto, essa é a menor taxa de crescimento em 18 meses e alertou que a crise financeira mundial pode derrubar os resultados da empresa na segunda metade deste ano.
O Alibaba.com, unidade de negócios do Alibaba Group – no qual o Yahoo possui uma participação de 40% – detém uma operação B2B focada em pequenas empresas que procuram vender suas mercadorias no mercado externo, o que o torna vulnerável as instabilidades do mercado internacional.
“Acreditamos que a economia global, especialmente na Europa e na América, terão pouco crescimento”, disse Jonathan Lu, diretor executivo da Alibaba.com.
“Se olhar para sua taxa de crescimento no próximo ano, provavelmente também vai desacelerar,” disse Dick Wei, analista do JPMorgan, em Hong Kong. “Creio que as perspectivas negativas da economia global irá afetá-los”.
O lucro líquido entre abril e junho saltou para 464,55 milhões de yuans, ante 362,96 milhões de yuans apurados no ano anterior. O resultado superou as previsões de cinco analistas consultados pela agência de notícias Reuters.
No geral, as receitas da companhia aumentaram 19% para 1,62 bilhão de yuans. Já as receitas oriundas do mercado externo cresceram 20% para 948,97 milhões de yuans.
No mês anterior, o Alibaba Group fechou um acordo com o Yahoo e a Softbank para transferir a unidade de pagamentos online chinesa Alipay ao fundador do grupo e diretor-executivo Jack Ma.
Categoria: Balanços