Crescimento de 40% no número de internautas brasileiros movimenta o mercado de trabalho

| 07/04/2014 - 11:32 AM | Comentários (0)

computador

Quando pensamos no verbo trabalhar logo vem à cabeça aquela imagem de escritório, ambiente sério, com pessoas concentradas, tudo muito formal. Mas essa imagem está ficando cada vez mais distante. A estrutura de trabalho mudou e as empresas e trabalhadores também mudaram.

Atualmente, em diversos segmentos de trabalho, não é necessário estar de corpo presente na empresa para realizar os serviços solicitados. O que tem se tornado muito comum é o trabalhador que desenvolve suas atividades da própria casa, os chamados freelancers. Freelancer é aquele profissional que não tem vínculos empregatícios com empresas, trabalha de acordo com seu tempo, presta serviços temporários e tem a liberdade de trabalhar em casa ou onde desejar.

Podemos considerar o avanço da tecnologia e da internet como fator determinante nessa mudança de estrutura de trabalho. Em 2012, 2,3 bilhões de pessoas estavam conectadas à internet, e a estimativa é de que em 2015 esse número sofra um aumento de 40%. Também em 2012, a China representava 23% dos internautas de todo o mundo, segundo dados revelados pela União Internacional de Telecomunicações (UIT).

Entre 2007 e 2011, o percentual de brasileiros conectados à internet aumentou 21%, passando de 27% para 48%. Em outubro de 2013, segundo o Ibope Media, éramos 105 milhões de internautas brasileiros, ocupando a posição de 5º país mais conectado do Mundo.

O fácil acesso à internet tem favorecido a evolução do mercado de trabalho e proporcionado ao empregador e ao empregado grandes vantagens. A empresa que opta por contratar profissionais freelancers economiza com 13º salário, férias e FGTS, já esse profissional tem a vantagem de dividir o tempo de acordo com as próprias necessidades.

“O freelancer é na verdade um empresário que atua sozinho, ou às vezes com parceiros. O legal é que para se manter no mercado e conseguir sempre novos clientes, o profissional deve estar constantemente se atualizando em sua área, estudando, inovando e principalmente participando de círculos sociais, assim conhecerá novas pessoas que potencialmente serão seus clientes ou parceiros”, afirma Luiz Alfredo Mattioli, sócio fundador da rede social New Boss, rede direcionada a freelancers e empresas interessadas em contratar esses especialistas.

Aqueles que trabalham com “freela” podem comemorar. Considerando a evolução de acessos à internet, a realização desses serviços será cada vez mais facilitada. Em abril de 2013, Eric Schmidt, presidente do Google, afirmou em seu perfil no Twitter que até o final desta década toda a população estará conectada à internet. Levando esta afirmação em conta, acredita-se que o número de profissionais trabalhando sem instalação fixa será ainda maior.

É sempre bom lembrar que não precisa estar sob o olhar do chefe para realizar um trabalho. O profissional responsável e consciente fará o que tem que ser feito, seja dentro de uma empresa, ou em casa.

Tags: , , ,

Categoria: Balanços

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.