E-Commerce registra deflação de 0,02% em julho, aponta FIPE/Buscapé
Em julho de 2014, o Índice FIPE/Buscapé registrou queda média de preços de -0,02%. Deve-se ressaltar que em 79% dos 42 meses da série houve queda de preços, conforme ilustra a figura 1. Após o 2º semestre de 2013, no qual em quatro meses os preços no comércio eletrônico tiveram pequenos aumentos como reflexo das variações cambiais, neste ano o índice voltou ao seu padrão de queda de preço, e especificamente nos últimos cinco meses – jul14/fev14 – o Índice FIPE/Buscapé registrou variação negativa acumulada de -1,38%, enquanto no mesmo período de 2013 a variação foi de -1,28%. Este comportamento dos preços do comércio eletrônico reflete o dinamismo e competitividade do setor, e a natureza dos produtos que são predominantemente vendidos no mesmo.
Figura 1 – Variações Mensais do Índice de Preços FIPE/Buscapé (%)
Dos dez grupos de produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé, seis apresentaram queda de preço no mês de julho/14, conforme segue: Telefonia (-1,70%), Moda e Acessórios (-1,51%), Casa e Decoração (-0,66%), Informática (-0,47%), Esportes e Lazer (-0,29%) e Fotografia (-0,15%). Das 202 categorias pesquisadas, 57, ou 28%, tiveram queda média de preço de -1,04%, com destaque para: “sofá/estofado” (-5,65%), “mesa para tênis de mesa” (-2,83%), “aparelho de jantar” (-2,39%), “bola de futebol” (-2,25%), “óculos de sol” (-1,94%), “cooler para bebidas” (-1,90%), “micro system/mini system” (-1,83%) e “tênis” (-1,82%). Entre os quatro grupos que tiveram aumento de preço em julho14/junho14 destacaram-se Brinquedos e Games com variação de 1,21%, Eletrodomésticos (0,80%) e Eletrônicos (0,72%). Das 202 categorias de produtos pesquisadas no mês, 145, ou 72%, tiveram aumento médio de preço de 0,79%, com destaque para: “freezer” (5,03%), “tapete de atividades” (3,84%), “frigideira” (3,36%), “chuveiro e ducha” (3,28%), “cartucho para impressora” (2,67%), “hidratante para o corpo” (2,30%), “plataforma vibratória” (2,27%) e “cafeteira” (2,13%).
Figura 2 – Variações Mensais do Índice FIPE/Buscapé por Grupos de Produtos (Jul14/Jun14)
Em um período de 12 meses (jul14/jul13) o Índice FIPE/Buscapé registrou queda de -1,31%. A partir de novembro/12 observa-se uma tendência de redução das variações anuais negativas do Índice FIPE/Buscapé, mas de qualquer forma a série de 31 comparações anuais de preços no e-commerce (t/t-12) é marcada por 30 quedas de preços, e apenas um aumento em novembro/13, conforme a figura 3. Observa-se uma queda anual estável em torno da média de -1,44% nestes primeiros sete meses de 2014, e dada a tendência recente e as variações verificadas no ano passado esta queda anual tende a manter-se no nível atual ou aumentar um pouco ao longo do ano, caso não ocorra um novo ciclo de valorização do dólar.
Figura 3 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé (Mês t / Mês t-12)
A figura 4 ilustra que os preços no comércio eletrônico têm variação anual 7,7% inferior à variação dos preços médios do IPCA no período jun14/jun13, e que ao longo de 2012 – antes do impacto da desvalorização cambial sobre os preços dos produtos importados que têm grande peso no e-commerce – a variação do Índice FIPE/Buscapé era cerca de 13% inferior à variação dos preços médios da economia. De qualquer forma, os números traduzem um significativo ganho de competitividade dos preços dos produtos comercializados no e-commerce em relação aos preços médios que compõem o orçamento familiar, explicando parcialmente o expressivo crescimento do setor, que em 2013 foi de 28% em termos nominais.
Figura 4 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé, IPCA e Diferença (Mês t / Mês t-12)
No período anual julho14/julho13, dos dez grupos pesquisados, cinco apresentaram quedas de preço, e cinco aumentos, havendo expressiva diferença entre os grupos de produtos que compõem o índice, que vai de uma queda de -8,33%, em Moda e Acessórios, a um aumento de 4,63%, em Eletrodomésticos, conforme ilustra a figura 5. Das 141 categorias pesquisadas, 88, ou 62%, tiveram aumento médio de preço 3,30%, e 53, ou 38%, tiveram redução média de preço de -5,61%.
O grupo com a maior queda de preço foi o de Moda e Acessórios (-8,33%), muito influenciado por “tênis” (-15,0%). O segundo grupo com maior queda foi Telefonia (-7,68%) – influenciado pela redução de -8,81% nos preços de “celulares e smartphones” –, seguido por Eletrônicos (-5,14%), devido principalmente às quedas em “televisores” (-6,06%) e “micro system/mini system” (-4,64%). O quarto grupo foi Fotografia (-4,14%) – influenciado pela queda de -4,94% em “câmera digital”. O grupo de Eletrodomésticos – que é o segundo com maior peso no e-commerce – registrou significativo aumento anual de preço de 4,63% no período jul14/jul13, com destaque para: “triturador de alimentos” (19,11%), “climatizador” (11,07%), “freezer” (10,26%), “adega climatizada” (8,81%), “ventilador/circulador” (7,09%), “chuveiro/ducha” (5,88%), “aspirador de pó” (5,84%), “ar condicionado” (5,74%) e “fogão” (5,48%).
Entre todos os produtos que compõem o índice, os que tiveram quedas destacadas no período anual jul14/jul13, além dos já citados, foram: “chuteira” (-12,23%), “camisa de time de futebol” (-7,90%), “tablet” (-6,34%), “óculos de sol” (-6,14%), “pen drive” (-4,36%) e “mala” (-3,84%). Os que tiveram maiores aumentos foram: “memória para PC” (14,79%), “mini veículo” (5,77%), “PC” (5,40%) e “frigideira” (5,24%).
Figura 5 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé por Categorias de Produtos (Jul14/Jul13)
A queda de -1,31% do Índice FIPE/Buscapé no período jul14/jul13 contrasta com os aumentos nos índices de preços aos consumidores gerais, como o IPCA-IBGE e o IPC-FIPE, que tiveram aumento anual de preço de 6,52% e 5,05%, respectivamente, no período jun14/jun13. Parcela significativa destas diferenças pode ser explicada pelos seguintes fatores: a) o Índice de Preços FIPE/Buscapé monitora uma cesta de produtos diferente daquela avaliada pelos índices de preços gerais, ou seja, apenas aqueles produtos que são comercializados de forma mais significativa por meio da Internet; b) os pesos dos produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé são bastante diferentes dos pesos dos mesmos produtos nos índices genéricos; c) o canal de distribuição monitorado pelo Índice FIPE/Buscapé é exclusivamente o e-commerce, enquanto os outros índices monitoram vários outros canais tradicionais e físicos.
Categoria: Balanços