E-Commerce registra deflação de 0,01% em agosto

| 08/09/2014 - 11:54 AM | Comentários (0)

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Em agosto de 2014, o Índice FIPE/Buscapé registrou queda média de preços de -0,01%. Deve-se ressaltar que em 79% dos 43 meses da série houve queda de preços, conforme ilustra a figura 1. Após o 2º semestre de 2013, no qual em 4 meses os preços no comércio eletrônico tiveram pequenos aumentos como reflexo das variações cambiais, neste ano o índice voltou ao seu padrão de queda de preço, e especificamente nos últimos seis meses – ago14/fev14 – o Índice Fipe/Buscapé registrou variação negativa acumulada de -1,39%, enquanto no mesmo período de 2013 a variação foi de -1,04%. Este comportamento dos preços do comércio eletrônico reflete o dinamismo e competitividade do setor, e a natureza dos produtos que são predominantemente vendidos no mesmo.

Figura 1 – Variações Mensais do Índice de Preços FIPE/Buscapé (%)

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Dos dez grupos de produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé cinco apresentaram queda de preço no mês de agosto/14, conforme segue: Cosméticos e Perfumaria (-0,74%), Moda e Acessórios (-0,69%), Eletrodomésticos (-0,66%), Telefonia (-0,31%) e Fotografia (-0,001%). Das 201 categorias pesquisadas, 82, ou 41%, tiveram queda média de preço de -0,81%, com destaque para: “mini veículo” (-11,86%), “moedor de carne” (-6,44%), “camisa de time de futebol” (-6,24%), “torradeira” (-3,40%), “chuteira” (-3,07%), “multiprocessador de alimentos” (-2,40%), “microondas” (-2,22%) e “modelador de cabelo” (-1,91%). Entre os cinco grupos que tiveram aumento de preço em agosto14/julho14 destacaram-se Casa e Decoração com variação de 3,19%, Brinquedos e Games (0,38%) e Eletrônicos (0,22%). Das 201 categorias de produtos pesquisadas no mês, 119, ou 59%, tiveram aumento médio de preço de 0,35%, com destaque para: “sofá estofado” (10,43%), “escrivaninha/mesa para escritório” (6,08%), “cortina/persiana” (4,83%), “jogos diversos” (3,49%), “frigideira” (3,24%), “centrífuga de alimentos” (2,86%), “faqueiro” (2,68%) e “colchão” (2,59%).

Figura 2 – Variações Mensais do Índice FIPE/Buscapé por Grupos de Produtos (Ago14/Jul14)

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Em um período de 12 meses (ago14/ago13) o Índice FIPE/Buscapé registrou queda de -1,56%. A partir de novembro/12 observa-se uma tendência de redução das variações anuais negativas do Índice FIPE/Buscapé, mas de qualquer forma a série de 32 comparações anuais de preços no e-commerce (t/t-12) é marcada por 31 quedas de preços, e apenas um aumento em novembro/13, conforme a figura 3. Observa-se uma queda anual estável em torno da média de -1,55% nestes primeiros oito meses de 2014, e dada a tendência recente e as variações verificadas no ano passado esta queda anual tende a manter-se no nível atual ou aumentar um pouco ao longo do ano, caso não ocorra um novo ciclo de valorização do dólar.

Figura 3 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé (Mês t / Mês t-12)

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A figura 4 ilustra que os preços no comércio eletrônico têm variação anual 7,6% inferior à variação dos preços médios do IPCA no período ago14/ago13, e que ao longo de 2012 – antes do impacto da desvalorização cambial sobre os preços dos produtos importados que têm grande peso no e-commerce – a variação do Índice FIPE/Buscapé era cerca de 13% inferior à variação dos preços médios da economia. De qualquer forma, os números traduzem um significativo ganho de competitividade dos preços dos produtos comercializados no e-commerce em relação aos preços médios que compõem o orçamento familiar, explicando parcialmente o expressivo crescimento do setor, que em 2013 foi de 28% em termos nominais.

Figura 4 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé, IPCA e Diferença (Mês t / Mês t-12)

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No período anual agosto14/agosto13, dos 10 grupos pesquisados, 6 apresentaram quedas de preço, e 4 aumentos, havendo expressiva diferença entre os grupos de produtos que compõem o índice, que vai de uma queda de -8,38%, em Moda e Acessórios, a um aumento de 4,25%, em Eletrodomésticos, conforme ilustra a figura 5. Das 140 categorias pesquisadas 87, ou 62%, tiveram aumento médio de preço 3,14%, e 53, ou 38%, tiveram redução média de preço de -6,30%.

O grupo com a maior queda de preço foi o de Moda e Acessórios (-8,38%), muito influenciado por “tênis” (-14,47%). O segundo grupo com maior queda foi Telefonia (-7,36%) – influenciado pela redução de -8,20% nos preços de “celulares e smartphones” – seguido por Eletrônicos (-5,84%), devido principalmente às quedas em “televisores” (-6,92%) e “micro system/mini system” (-3,95%). O quarto grupo foi Fotografia (-3,91%) – influenciado pela queda de -4,59% em “câmera digital”. O grupo de Eletrodomésticos – que é o segundo com maior peso no e-commerce – registrou significativo aumento anual de preço de 4,25% no período ago14/ago13, com destaque para: “triturador de alimentos” (18,05%), “climatizador” (13,30%), “freezer” (9,54%), “adega climatizada” (8,05%), “ventilador/circulador” (6,41%), “ar condicionado” (5,51%), “geladeira/refrigerador” (5,05%) e “máquina de lavar roupa” (4,51%).

Entre todos os produtos que compõem o índice, os que tiveram quedas destacadas no período anual ago14/ago13, além dos já citados, foram: “chuteira” (-16,90%), “dock station” (-7,55%), “tablet” (-7,27%), “óculos de sol” (-6,19%), “skate” (-5,21%), “torradeira” (-5,20%) e “batedeira” (-5,08%). Os que tiveram maiores aumentos foram: “memória para PC” (14,12%), “bolsa” (6,71%), “estabilizador” (5,50%) e “tapete de atividades” (4,80%) e “PC” (4,77%).

Figura 5 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé por Categorias de Produtos (Ago14/Ago13)

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A queda de -1,56% do Índice FIPE/Buscapé no período ago14/ago13 contrasta com os aumentos nos índices de preços aos consumidores gerais, como o IPCA-IBGE e o IPC-FIPE, que tiveram aumento anual de preço de 6,51% e 5,49%, respectivamente, no mesmo período. Parcela significativa destas diferenças pode ser explicada pelos seguintes fatores: a) o Índice de Preços FIPE/Buscapé monitora uma cesta de produtos diferente daquela avaliada pelos índices de preços gerais, ou seja, apenas aqueles produtos que são comercializados de forma mais significativa por meio da Internet; b) os pesos dos produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé são bastante diferentes dos pesos dos mesmos produtos nos índices genéricos; c) o canal de distribuição monitorado pelo Índice FIPE/Buscapé é exclusivamente o e-commerce, enquanto os outros índices monitoram vários outros canais tradicionais e físicos.

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Categoria: Balanços

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