E-Commerce registra deflação de 0,40% em novembro

| 02/12/2014 - 12:07 PM | Comentários (0)

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Em novembro de 2014, o Índice FIPE/Buscapé registrou queda média de preços de -0,40%. Em 37 dos 46 meses nos quais o índice foi calculado houve queda de preços, conforme ilustra a figura 1. Após aumentos de preços mensais em janeiro (1,35%) e fevereiro (0,14%) de 2014, nos 9 meses subsequentes as variações foram negativas, com média mensal de -0,32%, retomando o padrão de queda dos anos anteriores. No mês de dezembro dos últimos 3 anos houve uma aceleração da variação negativa, e caso mantenha-se o padrão, o índice de dezembro/14 poderá ser inferior a -1%. Este comportamento dos preços do comércio eletrônico reflete o dinamismo e competitividade do setor e a natureza dos produtos que são predominantemente vendidos no mesmo.

Figura 1 – Variações Mensais do Índice de Preços FIPE/Buscapé (%)

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Dos dez grupos de produtos que compõem o Índice FIPE/, oito apresentaram queda de preço no mês de Novembro/14, conforme a figura 2, com destaque para: Moda e Acessórios (-1,69%), Telefonia (-1,65%), Eletrônicos (-1,33%) e Brinquedos e Games (-0,91%). Das 200 categorias pesquisadas, 82, ou 41%, tiveram queda média de preço de -1,33%, com destaque para: “plataforma vibratória” (-5,02%), “aquecedor de água” (-4,31%), “camisa de time de futebol” (-3,73%), “bonecas” (-3,41%), “bicicleta ergométrica” (-3,34%), “chuveiro/ducha” (-3,32%), “chuteira” (-3,17%) e “tênis” (-2,63%). Os dois grupos que tiveram aumento de preço em Novembro14/Outubro14 foram: Eletrodomésticos (1,11%) e Cosméticos e Perfumaria (0,36%). Das 200 categorias de produtos pesquisadas no mês, 118, ou 59%, tiveram aumento médio de preço de 1,18%, com destaque para: “forno a gás” (4,91%), “escova para cabelo” (4,34%), “piscina” (3,81%), “coifa/exaustor” (3,60%), “aparelho de jantar” (2,92%), “centrífuga de alimentos” (2,67%), “secadora de roupas” (2,60%) e “forno elétrico” (2,52%).

Figura 2 – Variações Mensais do Índice FIPE/Buscapé por Grupos de Produtos (Nov14/Out14)

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Em um período de 12 meses (Nov14/Nov13) o Índice FIPE/Buscapé registrou queda de -3,83%. A partir de Novembro/12 observa-se uma tendência de redução das variações anuais negativas do Índice FIPE/Buscapé, mas de qualquer forma a série de 35 comparações anuais de preços no e-commerce (t/t-12) é marcada por 34 quedas de preços, e apenas um aumento em Novembro/13, conforme a figura 3. Observa-se que a queda anual do Índice FIPE/Buscapé vem aumentando desde Agosto/14, mas dificilmente a variação mensal de Dezembro/14 será mais negativa do que a de Dezembro/13 (-2,44%) e, neste sentido, provavelmente a variação anual Dezembro14/13 será menor que -3,83%. Dada a importância dos produtos importados no e-commerce brasileiro, esta tendência depende significativamente da não ocorrência de um ciclo sustentado de valorização do dólar.

Figura 3 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé (Mês t / Mês t-12)

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A figura 4 ilustra que os preços no comércio eletrônico têm variação anual 8,5% inferior à variação dos preços médios do IPCA no período Out14/Out13, e que ao longo de 2012 – antes do impacto da desvalorização cambial sobre os preços dos produtos importados, que têm grande peso no e-commerce – a variação do Índice FIPE/Buscapé era cerca de 13% inferior à variação dos preços médios da economia. De qualquer forma, os números traduzem um significativo ganho de competitividade dos preços dos produtos comercializados no e-commerce em relação aos preços médios que compõem o orçamento familiar, explicando parcialmente o expressivo crescimento do setor, que em 2013 foi de 28% em termos nominais e de 33% em termos reais, com base na variação de -3,75% do Índice FIPE/Buscapé.

Figura 4 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé, IPCA e Diferença (Mês t / Mês t-12)

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No período anual Nov14/Nov13, dos 10 grupos pesquisados, 5 apresentaram quedas de preço e 5 aumentos, havendo expressiva diferença entre os grupos de produtos que compõem o índice, que vai de uma queda de -9,31%, em Telefonia, a um aumento de 1,99% em Cosméticos e Perfumaria, conforme ilustra a figura 5. Das 141 categorias pesquisadas, 73, ou 52%, tiveram aumento médio de preço 2,52%, e 68, ou 48%, tiveram redução média de preço de -6,47%.

O grupo com a maior queda anual de preço em Nov14/Nov13 foi Telefonia (-9,31%), muito influenciado por “celular e smartphone” (-9,71%). O segundo grupo com a maior queda de preço foi o de Eletrônicos (-9,13%) – influenciado pela redução de -10,58% nos preços de “televisores” e de -5,39% nos preços de “micro system/mini system”. O terceiro grupo com maior queda foi Moda e Acessórios (-7,75%) – muito influenciado por “tênis” (-14,47%) –, seguido por Casa e Decoração (-2,53%), devido a “colchão” (-4,64%) e “cama” (-4,02%). O quinto grupo foi Informática (-1,58%), com destaque para “tablet” (-5,94%), “impressora” (-2,35%) e “pen drive” (-2,31). Os dois grupos que apresentaram aumento médio de preço foram Cosméticos e Perfumaria (1,93%) – muito influenciado por “perfume” (3,65%) – e Eletrodomésticos (1,50%) – que é o segundo com maior peso no e-commerce –, no qual se destacaram: “climatizador” (8,51%), “ar condicionado” (5,76%), “freezer” (5,44%), “centrífuga de alimentos” (4,80%), “ventilador/circulador” (4,27%) e “cafeteira” (4,11%).

Entre todos os produtos que compõem o índice, os que tiveram quedas destacadas no período anual Nov14/Nov13, além dos já citados, foram: “camisa de time de futebol” (-15,32%), “chuteira” (-12,72%), “dock station” (-9,52%), “miniveículos” (-6,90%), “mala” (-6,35%), “torradeira” (-5,62%) e “leitor de e-book” (-3,81%). Os que tiveram maiores aumentos foram: “processador” (10,27%), “cartucho para impressora” (9,78%), “memória para PC” (7,85%), “toner para impressora” (7,79%), “PC” (6,89%), “estabilizador” (6,83%), “apresentador multimídia” (6,81%) e “bicicleta” (5,54%).

Figura 5 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé por Categorias de Produtos (Nov14/Nov13)

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A queda de -3,83% do Índice FIPE/Buscapé no período Nov14/Nov13 contrasta com os aumentos nos índices de preços aos consumidores gerais, como o IPCA-IBGE e o IPC-FIPE, que tiveram aumento anual de preço de 6,59% e 5,33%, respectivamente, no período Out14/Out13. Parcela significativa destas diferenças pode ser explicada pelos seguintes fatores: a) o Índice de Preços FIPE/Buscapé monitora uma cesta de produtos diferente daquela avaliada pelos índices de preços gerais, ou seja, apenas aqueles produtos que são comercializados de forma mais significativa por meio da internet; b) os pesos dos produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé são bastante diferentes dos pesos dos mesmos produtos nos índices genéricos; c) o canal de distribuição monitorado pelo Índice FIPE/Buscapé é exclusivamente o e-commerce, enquanto os outros índices monitoram vários outros canais tradicionais e físicos.

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Categoria: Balanços

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