E-Commerce registra deflação de -1,91% em fevereiro

| 04/03/2015 - 12:08 PM | Comentários (0)

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Em Fevereiro de 2015, o Índice FIPE/Buscapé registrou queda média de preços de -1,91%. Esta é a quarta maior queda de preços da série e compensa parcialmente o aumento de 3,07% de janeiro – o maior da série –, levando a uma variação de 1,1% no 1º bimestre de 2015. Em 39 dos 49 meses nos quais o índice foi calculado – 80% do período – houve queda de preços, conforme ilustra a figura 1. As variações de preços predominantemente negativas do Índice FIPE/Buscapé refletem o dinamismo e competitividade do setor de e-commerce, e a natureza dos produtos que são predominantemente vendidos no mesmo.

Figura 1 – Variações Mensais do Índice de Preços FIPE/Buscapé (%)

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Dos dez grupos de produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé nove apresentaram queda de preço no mês de Fevereiro/2015, caracterizando grande abrangência do movimento de queda de preços, conforme a figura 2: Brinquedos e Games (-4,96%), Eletrodomésticos (-4,65%), Telefonia (-1,99%), Informática (-1,98%), Moda e Acessórios (-1,95%), Fotografia (-1,94%), Cosméticos e Perfumaria (-1,48%), Esportes e Lazer (-0,48%) e Eletrônicos (-0,2%). Das 172 categorias pesquisadas, 126, ou 73%, tiveram queda média de preços de -2,25%, com destaque para: “bola de futebol” (-11,31%), “patins” (-10,66%), “panela de pressão” (-9,39%), “purificador de água” (-8,85%), “churrasqueira” (-8,28%), “tablet” (-7,2%) “ventilador/circulador” (-6,84%) e “lavadora de alta pressão” (-6,54%). O único grupo com aumento de preço no mês de Fevereiro/2015 foi Casa e Decoração (2,2%), influenciado principalmente por “cama” (6,59%) e “armário/guarda roupa” (6,08%). Das 172 categorias de produtos pesquisadas no mês, 46, ou 27%, tiveram queda média de preço de 1,99%, com destaque para: “tenda gazebo” (5,61%), “processador” (3,44%), “chapinha/prancha” (1,92%), “sofá estofado” (1,72%), “creme dental” (1,68%), “colchão” (1,47%) e “shampoo para cabelo” (1,43%).

Figura 2 – Variações Mensais do Índice FIPE/Buscapé por Grupos de Produtos (Fev15/Jan15)

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Considerando-se as variações anuais (mês t/mês t-12), a partir de novembro/2012 observa-se uma tendência de redução das variações negativas do Índice FIPE/Buscapé que culminou em novembro/2013 (0,42%) com o único aumento na série de 37 comparações anuais de preços no e-commerce, conforme a figura 3. A partir de então observa-se uma tendência de aumento das variações anuais negativas, que em Fevereiro foi de -3,62%. Dada a importância dos importados no e-commerce, e caso o câmbio não se eleve de forma muito expressiva, há uma tendência da variação anual manter-se no patamar de -3,5% a -4,0% no primeiro ao longo do 1º semestre de 2015, e das variações continuarem negativas ao longo do ano, tomando para base o comportamento dos preços em 2014.

Figura 3 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé (Mês t / Mês t-12)

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A figura 4 ilustra que os preços no comércio eletrônico têm variação anual 8,2% inferior à variação dos preços médios do IPCA no período jan2015/jan2014, e que embora a redução anual dos preços do e-commerce tenha caído em janeiro para -1,61%, o IPCA (7,14%) registrou a maior taxa anual dos últimos 12 anos. Ao longo de 2012 – antes do impacto da desvalorização cambial sobre os preços dos produtos importados, que têm grande peso no e-commerce – a variação do Índice FIPE/Buscapé era cerca de 13% inferior à variação dos preços médios da economia. Observa-se uma clara tendência de aumento da diferença negativa entre os preços do e-commerce e os preços em geral a partir de novembro/2013 – quando era de -5% – até janeiro/2015 – quando chegou a -8,2%. Os números traduzem um significativo ganho de competitividade dos preços dos produtos comercializados no e-commerce em relação aos preços médios que compõem o orçamento familiar, explicando parcialmente o expressivo crescimento do setor, que em 2014 foi de 24,3% em termos nominais, e de 26,7% em termos reais, com base na variação de -1,92% do Índice FIPE/Buscapé. Este crescimento é muito relevante considerando-se um contexto no qual o PIB deve ter crescido cerca de 0,2%.

Figura 4 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé, IPCA e Diferença (Mês t / Mês t-12)

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No período anual Fev2015/Fev2014, dos 10 grupos pesquisados, 6 apresentaram quedas de preço, e 4 aumentos, havendo expressiva diferença entre os grupos de produtos que compõem o índice, que vai de uma queda de -11,32%, em Moda e Acessórios, a um aumento de 2,20% em Eletrodomésticos, conforme ilustra a figura 5. Das 172 categorias pesquisadas, 76, ou 45%, tiveram queda média de preço de -11,32%, e 96, ou 55%, tiveram aumento médio de preço de 1,90%.

O grupo com a maior queda anual de preço em Fev2015/Fev2014 foi Moda e Acessórios (-11,32%), muito influenciado por “tênis” (-17,47%). O segundo grupo com a maior queda de preço foi o de Telefonia (-10,56) – devido a “celular/smartphone” (-10,98%) –, seguido em terceiro por Eletrônicos (-7,96%) – influenciado pela redução de -9,42% nos preços de “televisores” e de -6,52% nos preços de “micro system/mini system”. O quarto grupo com maior queda foi Brinquedo e Games (-2,18%), em função de “personagens de pelúcia” (-4,76%) e “mini veículo personalizado” (-4,66%). Entre os quatro grupos com maior aumento de preço destacaram-se Fotografia (2,20%), devido à “câmera digital” (1,43%), e Cosméticos e Perfumaria (1,50%), devido a “perfume” (2,46%).

Entre todos os produtos que compõem o índice, os que tiveram aumentos destacados no período anual Fev2015/Fev2014, além dos já citados, foram: “cartucho para impressora” (15,53%), “tenda gazebo” (13,37%), “piscina” (9,85%), “toner para impressora” (6,69%), “filmadora” (6,26%), “hidratante para o corpo” (5,93%), “DVD player” (5,34%) e “bicicleta” (4,42%). Os que tiveram maiores quedas foram: “camisa de time de futebol” (-23,69%), “chuteira” (-19,96%), “tênis” (-17,47%), “aquecedor de ambiente” (-10,46%) e “lavadora de alta pressão” (-7,22%).

Figura 5 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé por Categorias de Produtos (Fev15/Fev14)

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A queda de -3,62% do Índice FIPE/Buscapé no período Fev2015/Fev2014 contrasta com os aumentos nos índices de preços aos consumidores gerais, como o IPCA-IBGE e o IPC-FIPE, que tiveram aumento anual de preço de 7,14% e 5,91%, respectivamente, no mesmo período. Parcela significativa destas diferenças pode ser explicada pelos seguintes fatores: a) o Índice de Preços FIPE/Buscapé monitora uma cesta de produtos diferente daquela avaliada pelos índices de preços gerais, ou seja, apenas aqueles produtos que são comercializados de forma mais significativa por meio da Internet; b) os pesos dos produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé são bastante diferentes dos pesos dos mesmos produtos nos índices genéricos; c) o canal de distribuição monitorado pelo Índice FIPE/Buscapé é exclusivamente o e-commerce, enquanto os outros índices monitoram vários outros canais tradicionais e físicos.

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Categoria: Balanços

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