E-Commerce registra inflação de 3,07% em Janeiro
Em janeiro de 2015, o Índice FIPE/Buscapé registrou aumento médio de preços de 3,07%, que é o maior aumento da série histórica de 48 meses, acompanhando a tendência dos indicadores gerais de preços como o IPCA/IBGE e IPC/FIPE observada neste mês. Em 38 meses nos quais o índice foi calculado – 79% do período – houve queda de preços, conforme ilustra a figura 1. Com base nos 4 anos de cálculo do índice observa-se um padrão sazonal de queda mais acentuada dos preços nos meses de dezembro e aumento de preços nos meses de janeiro. Não obstante, neste mês de janeiro/2015 houve uma tendência de aumento dos preços no comércio eletrônico observável por meio da série de variações compostas de dezembro e janeiro: dez11-jan12 (-1,98%), dez12-jan13 (1,07%), dez13-jan14 (1,10%) e dez14-jan15 (2,88%). As variações de preços predominantemente negativas refletem o dinamismo e competitividade do setor de e-commerce, e a natureza dos produtos que são predominantemente vendidos no mesmo.
Figura 1 – Variações Mensais do Índice de Preços FIPE/Buscapé (%)
Dos dez grupos de produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé oito apresentaram aumento de preço no mês de janeiro/15, conforme a figura 2: Brinquedos e Games (5,88%), Eletrodomésticos (5,66%), Esportes e Lazer (4,37%), Telefonia (4,18%), Informática (4,16%), Casa e Decoração (3,86%), Fotografia (3,36%) e Cosméticos e Perfumaria (2,04%). Das 172 categorias pesquisadas, 153, ou 89%, tiveram aumento médio de preços de 4,46%, com destaque para: “cooler para bebidas” (15,46%), “bonecas” (12,48%), “panela de pressão” (11,41%), “grill elétrico/sanduicheira” (10,18%), “ventilador/circulador” (9,62%), “mala” (9,31%) “freezer” (8,65%) e “microondas” (8,23%). Os únicos grupos com queda de preço no mês de Janeiro/15 foram Moda e Acessórios (-0,97%) e Eletrônicos (-0,88%), influenciados principalmente por “tênis” (-2,24%) e “televisores” (-1,52%). Das 172 categorias de produtos pesquisadas no mês, apenas 19, ou 11%, tiveram queda média de preço de -1,57%, com destaque para: “cortina/persiana” (-4,13%), “bola de futebol” (-4,13%), “chuteira” (-3,38%), “processador” (-3,18%), “escova dental” (-1,16%), “protetor solar” (-0,31%) e “bronzeador (-0,23%).
Figura 2 – Variações Mensais do Índice FIPE/Buscapé por Grupos de Produtos (Jan15/Dez14)
Considerando-se as variações anuais (mês t/mês t-12), a partir de novembro/12 observa-se uma tendência de redução das variações negativas do Índice FIPE/Buscapé que culminou em novembro/13 (0,42%) com o único aumento na série de 37 comparações anuais de preços no e-commerce, conforme a figura 3. Por outro lado, ao longo de 2014 observa-se uma tendência de aumento das variações anuais negativas e neste mês de Janeiro/15 – a despeito da variação mensal positiva de 3,07% – a variação anual ficou negativa em -1,61%. Dada a importância dos produtos importados no e-commerce brasileiro, esta tendência de queda anual dos preços depende significativamente da não sustentação da tendência de valorização do dólar observada nos últimos meses.
Figura 3 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé (Mês t / Mês t-12)
A figura 4 ilustra que os preços no comércio eletrônico têm variação anual 8,2% inferior à variação dos preços médios do IPCA no período jan15/jan14, e que embora a redução anual dos preços do e-commerce tenha caído em janeiro para -1,61%, o IPCA (7,14%) registrou a maior taxa anual dos últimos 12 anos. Ao longo de 2012 – antes do impacto da desvalorização cambial sobre os preços dos produtos importados, que têm grande peso no e-commerce – a variação do Índice FIPE/Buscapé era cerca de 13% inferior à variação dos preços médios da economia. Observa-se uma clara tendência de aumento da diferença negativa entre os preços do e-commerce e os preços em geral a partir de novembro/13 – quando era de -5% – até janeiro/15 – quando chegou a –8,2%. Os números traduzem um significativo ganho de competitividade dos preços dos produtos comercializados no e-commerce em relação aos preços médios que compõem o orçamento familiar, explicando parcialmente o expressivo crescimento do setor, que em 2014 foi de 24,3% em termos nominais, e de 26,7% em termos reais, com base na variação de –1,92% do Índice Fipe/Buscapé. Este crescimento é muito relevante considerando-se um contexto no qual o PIB deve ter crescido cerca de 0,2%.
Figura 4 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé, IPCA e Diferença (Mês t / Mês t-12)
No período anual jan15/jan14, dos 10 grupos pesquisados, 4 apresentaram quedas de preço e 6 aumentos, havendo expressiva diferença entre os grupos de produtos que compõem o índice, que vai de uma queda de -11,93%, em Moda e Acessórios, a um aumento de 4,68% em Eletrodomésticos, conforme ilustra a figura 5. Das 172 categorias pesquisadas, 56, ou 33%, tiveram queda média de preço de -8,13%, e 116, ou 67%, tiveram aumento médio de preço de 4,17%.
O grupo com a maior queda anual de preço em jan15/jan14 foi Moda e Acessórios (-11,93%), muito influenciado por “tênis” (-18,33%). O segundo grupo com a maior queda de preço foi o de Telefonia (-9,23%) – devido a “celular/smartphone” (-9,81%) –, seguido em terceiro por Eletrônicos (-8,65%) – influenciado pela redução de -10,16% nos preços de “televisores” e de -7,63% nos preços de “micro system/mini system”. O quarto grupo com maior queda foi Casa e Decoração (-2,56%), devido a “colchão” (-5,03%) e “cortina/persiana” (-17,49%). O grupo com maior aumento de preço foi Eletrodomésticos (4,68%) – que é o segundo com maior peso no e-commerce – e no qual se destacaram “freezer” (11,30%), “fogão” (5,81%), “climatizador” (5,56%), “ventilador/circulador” (5,46%), “máquina de lavar roupa” (4,28%) e “microondas” (4,24%).
Entre todos os produtos que compõem o índice, os que tiveram aumentos destacados no período anual jan15/jan14, além dos já citados, foram: “cartucho para impressora” (15,68%), “piscina” (11,09%), “fritadeira” (10,52%), “cooler para bebidas” (8,58%), “filmadora” (7,38%), “repelente” (7,37%) e “toner para impressora” (6,66%). Os que tiveram maiores quedas foram: “camisa de time de futebol” (-20,38%), “chuteira” (-17,66%), “celular/smartphone” (-9,81%), “mala” (-5,69%), “aquecedor de ambiente” (-3,73%) e “barbeador elétrico” (-3,10%).
Figura 5 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé por Categorias de Produtos (Jan15/Jan14)
A queda de -1,61% do Índice FIPE/Buscapé no período jan15/jan14 contrasta com os aumentos nos índices de preços aos consumidores gerais, como o IPCA-IBGE e o IPC-FIPE, que tiveram aumento anual de preço de 7,14% e 5,91%, respectivamente, no mesmo período. Parcela significativa destas diferenças pode ser explicada pelos seguintes fatores: a) o Índice de Preços FIPE/Buscapé monitora uma cesta de produtos diferente daquela avaliada pelos índices de preços gerais, ou seja, apenas aqueles produtos que são comercializados de forma mais significativa por meio da Internet; b) os pesos dos produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé são bastante diferentes dos pesos dos mesmos produtos nos índices genéricos; c) o canal de distribuição monitorado pelo Índice FIPE/Buscapé é exclusivamente o e-commerce, enquanto os outros índices monitoram vários outros canais tradicionais e físicos.
Categoria: Balanços