Varejo on-line registra inflação de 1,35% em janeiro, aponta FIPE/Buscapé
Neste mês de Janeiro de 2014 completa-se uma série de 36 meses do Índice Fipe / Buscapé. Este mês é marcado pela ampliação do número de categorias de produtos, que passa de 151 para 203, complementando de forma significativa os grupos “Cosméticos e Perfumaria”, “Casa e Decoração” e “Esporte e Lazer”. Os dez grupos e 203 categorias que compõem o Índice Fipe / Buscapé são formados com base em 266 mil “produtos únicos”, ou produtos caracterizados por um grau de homogeneidade que permite a comparação de preços entre diferentes lojas, e ao longo do tempo. Os pesos das categorias de produtos foram atualizados com base em 436 mil compras realizadas no e-commerce brasileiro em 2013, tendo como fonte a pesquisa da empresa e-Bit. Estes números ilustram a importância do Índice Fipe / Buscapé como parâmetro para acompanhamento das tendências de preços no expressivo e crescente e-commerce brasileiro. Em Janeiro/2014 o Índice FIPE/Buscapé registrou aumento médio de preços de 1,35% – 8º mês em que houve aumento de preços, em uma série de 36 meses. Nestes 3 anos de cálculo do índice de preços no comércio eletrônico brasileiro, observa-se que em 78% dos meses houve queda de preços, conforme ilustra a figura 1. Dos 8 meses em que houve aumento de preços no comércio eletrônico ao longo da série, 5 estão concentrados em 2013 como reflexo da desvalorização do real e seu impacto sobre os preços dos produtos importados. Pode-se observar, também que os 3 meses de dezembro são marcados por quedas de preços relativamente expressivas – média de -2,2% – seguidas por aumentos de preços nos 3 subsequentes meses de janeiro – média de +1,5%.
Figura 1 – Variações Mensais do Índice de Preços FIPE/Buscapé (%)
Neste mês de janeiro – de forma oposta ao que ocorreu em dezembro – houve um aumento generalizado de preços no e-commerce, com 7 dos 10 grupos apresentando aumento médio em relação a dezembro/13 conforme a figura 2, destacando-se: Brinquedos e Games (2,42%), Eletrodomésticos (2,32%), Casa e Decoração (2,24%), Esportes e Lazer (2,08%), Eletrônicos (1,87%), Cosméticos e Perfumaria (1,34%) e Informática (0,93%). Das 203 categorias pesquisadas, 180, ou 89%, tiveram aumento médio de preço de 1,74%, com destaque para: “capa para tablet” (9,98%), “mala” (7,84%), “aquecedor de água” (7,01%), “cama elástica” (6,71%), “míni veículo” (6,00%), “centrífuga de alimentos” (5,43%), “climatizador” (5,34%), “cooler para bebidas” (5,20%) e “sofá estofado” (5,10%). Das 203 categorias de produtos pesquisadas no mês, 23, ou 11%, tiveram queda média de preço de -0,45%. Destacaram-se com queda mensal de preço em Janeiro/14: “chuteira” (-4,53%), “tênis” (-3,72%), “conversor digital” (-3,18%), “delineador para os olhos” (-2,46%), “tenda gazebo” (-2,42%), “bola de futebol” (-1,06%) e “repelente” (-1,05%).
Figura 2 – Variações Mensais do Índice FIPE/Buscapé por Grupos de Produtos (Jan14/Dez13)
Em um período de 12 meses (Jan14/Jan13) o Índice FIPE/Buscapé registrou queda de -1,78%. A partir de novembro/12 observa-se uma tendência de redução das variações anuais do Índice Fipe Buscapé, mas de qualquer forma a série de 25 comparações anuais de preços no e-commerce (t/t-12) é marcada por 24 quedas de preços e apenas um aumento em dezembro/13, conforme a figura 3.
Figura 3 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé (Mês t / Mês t-12)
A figura 4 ilustra que os preços no comércio eletrônico têm variação anual 7,2% inferior à variação dos preços médios pelo IPCA em Janeiro14/13, mas que esta tendência vem diminuindo desde novembro de 2012 – quando era 13% inferior – devido à desvalorização cambial que impacta diretamente os preços dos produtos importados, que por sua vez têm importante presença no e-commerce. De qualquer forma, os números traduzem um significativo ganho de competitividade dos preços dos produtos comercializados no e-commerce em relação aos preços médios que compõem o orçamento familiar, explicando parcialmente o expressivo crescimento do setor.
Figura 4 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé, IPCA e Diferença (Mês t / Mês t-12)
No período anual Jan14/Jan13, dos 10 grupos pesquisados, 6 apresentaram aumento de preço, e 4 redução, havendo expressivas diferenças entre os grupos de produtos que compõem o índice, conforme ilustra a figura 5. Há uma predominância de categorias de produtos com aumento de preço, sendo que das 142 categorias de produtos pesquisadas, 94 (66% do total) tiveram aumento médio de preço de 5,7%, e 48 (34% do total) tiveram uma queda média de preço de -5,8%.
O grupo com a maior queda foi o de Moda e Acessórios (-7,70%), muito influenciado por “chuteira” (-20,19%) e “tênis” (-15,17%). O segundo grupo com maior queda foi Telefonia (-7,32%) – influenciado pela redução de -9,42% nos preços de “celulares e smartphones” – seguido por “Fotografia” (-6,12%), devido à queda de -7,62% em “câmera digital”. O quarto grupo foi Eletrônicos (-5,43%) – devido principalmente às quedas de -6,15% nos preços de “televisores”, -7,35% em “blu-ray player”, e de -4,79% em “micro system/mini system”. O quinto grupo foi Informática (-0,70%), influenciado principalmente por “scanner”, com queda de preço de -5,69%, e “tablet”, com -5,55%. O grupo de Eletrodomésticos – que tem expressivo peso no e-commerce – teve significativo aumento anual de preço de 2,57% no período Jan14/Jan13, com destaque para: “geladeiras” (3,48%), “fogão” (2,15%), “freezer” (4,30%), “microondas” (3,96%), e “aspirador de pó” (4,31%).
Entre todos os produtos que compõem o índice, os que tiveram quedas destacadas no período anual Jan14/Jan13, além dos já citados, foram: “camisa de time de futebol” (-13,82%), “dock station” (-12,41%), “leitor de e-book” (-7,05%), “toner para impressora” (-5,77%), “scanner” (-5,69%) e “liquidificador” (-5,55%). Os que tiveram maiores aumentos foram: “memória para PC” (33,89%), “míni veículo” (22,54%), “monitor para dvd automotivo” (10,13%), “climatizador” (6,48%) e “cooler para bebidas” (6,41%).
Figura 5 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé por Categorias de Produtos (Jan14/Jan13)
A queda de -1,78% do Índice FIPE/Buscapé no período Jan14/Jan13 contrasta com os aumentos nos índices de preços aos consumidores gerais, como o IPCA-IBGE e o IPC-FIPE, que tiveram aumento anual de preço de 5,9% e 3,66%, respectivamente, no mesmo período. Parcela significativa destas diferenças pode ser explicada pelos seguintes fatores: a) o Índice de Preços FIPE/Buscapé monitora uma cesta de produtos diferente daquela avaliada pelos índices de preços gerais, ou seja, apenas aqueles produtos que são comercializados de forma mais significativa por meio da internet; b) os pesos dos produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé são bastante diferentes dos pesos dos mesmos produtos nos índices genéricos; c) o canal de distribuição monitorado pelo Índice FIPE/Buscapé é exclusivamente o e-commerce, enquanto os outros índices monitoram vários outros canais tradicionais e físicos.
Categoria: Balanços