Evino consolida-se no mercado online de vinhos
A Evino, empório online que comercializa vinhos passados por um rigoroso processo de curadoria, nasceu em 2013 com um objetivo simples: levar ao brasileiro uma variedade de rótulos com preços acessíveis e estreitar sua relação com a bebida. A empresa aposta na facilidade que a experiência do consumo online oferece, e trabalha com os modelos de flash sales e do clube de assinaturas, sempre com curadoria de sommeliers. Uma aposta importante por parte da Evino é a produção de fotos e conteúdo aprofundado, com sugestões de harmonização, histórias sobre os rótulos e notas sensoriais. Em 2014, a marca passou a ter importações próprias, oferecendo ao consumidor mais possibilidades e descontos ainda maiores.
“A Evino foi criada com a proposta de democratizar o consumo do vinho no Brasil, e em menos de dois anos já se tornou referência no mercado. O brasileiro nos surpreende a cada dia, pois realmente assimilou a nossa proposta, e deseja sempre conhecer novos rótulos”, comenta Marcos Leal, cofundador da empresa.
O site apresenta descontos entre 30% e 60%, e tem um extenso sortimento que vai desde os vinhos ícones até produtos na faixa dos R$30-50, que são os mais procurados pelos consumidores. A empresa, que em 2013 contabilizou aproximadamente 20 mil pedidos e mais de 100 mil garrafas, fecha 2014 com 80 mil unidades vendidas ao mês, entregues em todo o território brasileiro.
Os investimentos até agora somam R$ 13 milhões, e incluem aporte da Project-A, fundo alemão que tem como foco alavancar empreendimentos nas áreas de internet e mobile, incubando e acelerando start-ups da área. Um dos seus cases de maior sucesso, a Evino vem crescendo em torno de 20% ao mês, tendo fechado o ano com faturamento de R$ 15 milhões. “Nosso crescimento é reflexo de nosso investimento em qualidade, atendimento e bom preço. Estamos em constante renovação, buscando aprimorar ainda mais os processos de curadoria e a experiência de compra dos clientes”, destaca Ari Gorenstein, também cofundador da empresa.
A popularidade do vinho entre os brasileiros também vem crescendo. Como mostra pesquisa realizada pelo Instituto de Assessoria Mercadológica & Mercadométrica (IAM&M), em dez anos o consumo da bebida dobrou de volume no país, passando de 81 milhões para 176 milhões de litros no intervalo de 2002 a 2012, com uma média de crescimento de 8% ao ano. Segundo o estudo, as classes C e D aumentaram o consumo em 23,8%, alcançando 0,52 litro per capita. Já as classes A e B passaram a consumir 57% a mais no mesmo período, passando de 1,82 para 2,85 litros por pessoa.
No ano passado a empresa embarcou no modelo de assinaturas, criando o Clube Evino para oferecer a seus membros uma seleção especial de rótulos. A proposta é uma curadoria extremamente criteriosa que ajude a preservar os assinantes por meio da exclusividade e de brindes e benefícios especiais, como descontos maiores e uma seção reservada de produtos. A vantagem econômica da mensalidade está nos descontos, que na maioria das vezes excedem os 50% sobre o valor de mercado. Ainda existe o fator ‘comodidade’, que permite ao cliente receber seus vinhos sem precisar escolhê-los ou comprá-los, já que a cobrança é automática. Os valores são respectivos a cada um dos três planos, tendo dedução progressiva: R$ 99 (duas garrafas por mês), R$ 189 (quatro garrafas) e R$279 (seis garrafas). Em menos de 1 ano, o Clube Evino já superou a marca de 5 mil assinantes.
“O objetivo é que a experiência do nosso cliente seja única. É por isso que buscamos somente rótulos de excelência e enviamos diretamente aos assinantes. Queremos impressionar com a alta qualidade e estreitar a relação com nossos clientes, e ainda temos a missão de desmitificar o mundo do vinho no Brasil”, afirma Jessica Marinzeck, Sommelière e Coordenadora de Global Sourcing/Importação.
Categoria: Balanços