Facebook encerra operação do Facebook Deals
Após cincos meses do lançamento de seu programa de ofertas online, o Facebook está fechando o Facebook Deals nos Estados Unidos. O serviço também estava disponível no Reino Unido, Espanha, Itália, Alemanha, França, Canadá e havia sido lançado recentemente na áfrica do Sul.
“Após testarmos o Deals por quatro semanas, decidimos por encerrá-lo nas próximas semanas. Pensamos que existe grande poder na abordagem social para levar pessoas a negócios locais. Aprendemos muito como nossos testes e continuaremos avaliando a melhor forma de servir as empresas locais”.
O Facebook Deals havia sido testado em cinco das maiores cidades dos EUA: Atlanta, Austin, Dallas, San Diego e São Francisco. Foi uma tentativa da rede social tentar faturar em um terreno fora da publicidade, apesar de seus lucros serem maiores do que nunca.
Não muito antes de o Facebook ter anunciado o fechamento de seu site, um email interno do CEO do Groupon Andrew Mason afirmou que “O Facebook Deals não representava uma ameaça significativa”. O e-mail também cita a oferta de compra de US$ 5 bilhões que recebeu e rejeitou do Google, afirmando que o produto equivalente do gigante das buscas, o Google Offers, “é pequeno e não cresce”. Mesmo fechando o Deals, o Facebook permanece otimista, afirmando que “continuamos comprometidos com a construção de produtos que ajudem a conectar pessoas com empresas locais, como o Ads, o Pages, o Sponsorede Stories, e check in de ofertas”.
O Facebook seguirá oferecendo o seu check in de ofertas, que opera de maneira similar ao Foursquare. Empresas privadas podem fazer ofertas baseadas na localização dos usuários no momento que chegam ao seu estabelecimento comercial. Quando o Facebook lançou o Deals em abril, a rede social se gabou do recurso em que seus usuários poderiam ver as ofertas que seus amigos compravam. No inicio deste mês, o Facebook Places também foi fechado com o mesmo tipo de característica de compartilhamento.
Categoria: Balanços