Preços no e-commerce cedem 0,06% em agosto
Em agosto de 2015, o Índice FIPE/Buscapé ficou praticamente estável, registrando queda média de preços de -0,06%, e acumulando variação em oito meses 5,48%, tomando como base dezembro de 2014. A despeito de três expressivos aumentos pontuais mensais do Índice FIPE/Buscapé em 2015 – que refletem a elevação geral dos preços e a desvalorização do real – a série de 55 meses é caracterizada por queda de preços em 43 meses, ou 78% do período, conforme ilustra a figura 1. As variações de preços predominantemente negativas do Índice FIPE/Buscapé expressam o dinamismo e competitividade do setor de e-commerce, e a natureza dos produtos que são predominantemente vendidos no mesmo.
Figura 1 – Variações Mensais do Índice de Preços FIPE/Buscapé (%)
Dos dez grupos de produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé, seis apresentaram aumento de preço no mês de agosto/15, conforme a figura 2: Casa e Decoração (0,89%), Fotografia (0,78%), Esportes e Lazer (0,63%), Telefonia (0,16%), Brinquedos e Games (0,14%) e Cosméticos e Perfumaria (0,07%). Das 164 categorias pesquisadas, 101, ou 62%, tiveram aumento médio de preço de 0,68%, com destaque para: “mini veículo motorizado” (2,94%), “coifa/exaustor” (2,72%), “placa-mãe” (1,66%), “DVD player” (1,59%) e “churrasqueira” (1,52%). Quatro dos dez grupos tiveram queda de preço, com destaque para Moda e Acessórios com variação de -3,26%, devido à queda -4,62% nos preços de “tênis” (-4,62%). Das 164 categorias de produtos pesquisadas no mês de agosto, apenas 63, ou 38%, tiveram queda média de preço de -0,59%, com destaque para: “bonecos e personagens” (-4,97%), “jogos diversos” (-4,63%), “aspirador de pó” (-2,90%), “aquecedor de ambiente” (-2,75%), “grill elétrico/sanduicheira” (-2,74%), “pen drive” (-2,70%) e “torradeira” (-2,50%).
Figura 2 – Variações Mensais do Índice FIPE/Buscapé por Grupos de Produtos (Ago15/Jul15)
Considerando-se as variações anuais (mês t/mês t-12), houve expressiva reversão de tendência nos últimos cinco meses – abril/15 (1,37%), maio/15 (1,21%), junho (0,26%), julho (2,03%) e agosto (1,98%) – dado que a variação média anual estava em um patamar de -3%, conforme ilustra a figura 3. Esta reversão reflete a aceleração da inflação geral, que medida pelo IPCA passou de um padrão de variação anual de 6,5% para 8,7%, e também a recente valorização do dólar, que aumentou cerca de 17% entre o 1º quadrimestre de 2015 e o 2º quadrimestre de 2014. É importante ressaltar, neste sentido, que as categorias que têm mais peso no e-commerce são diretamente influenciadas pelo câmbio: eletrônicos, informática, fotografia e telefonia.
Figura 3 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé (Mês t/Mês t-12)
A figura 4 ilustra que os preços no comércio eletrônico têm variação anual 7% inferior à variação dos preços médios do IPCA no período Jul15/Jul14, e que enquanto neste período os preços do e-commerce subiram apenas 2,03%, o IPCA registrou o expressivo aumento de 9,56%. Ao longo de 2012 – antes do impacto da desvalorização cambial sobre os preços dos produtos importados, que têm grande peso no e-commerce – a variação do Índice FIPE/Buscapé era cerca de 13% inferior à variação dos preços médios da economia. A despeito dos aumentos anuais do Índice FIPE/Buscapé nos últimos quatro meses, é provável que sua variação anual continue pelo menos 6% abaixo do IPCA neste segundo semestre. Os números traduzem uma significativa competitividade dos preços dos produtos comercializados no e-commerce em relação aos preços médios que compõem o orçamento familiar, explicando parcialmente o expressivo crescimento do setor, que em 2014 foi de 24,3% em termos nominais, e de 26,7% em termos reais, com base na variação de -1,92% do Índice FIPE/Buscapé. Este crescimento é muito relevante considerando-se um contexto no qual o PIB cresceu 0,1%.
Figura 4 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé, IPCA e Diferença (Mês t/Mês t-12)
No período anual agosto15/agosto14, dos 10 grupos pesquisados, 7 apresentaram aumento de preço e 3 apresentaram queda, havendo expressiva diferença entre os grupos de produtos que compõem o índice, que vai de uma queda de -11,63%, em Moda e Acessórios, a um aumento de 10,25% em Cosméticos e Perfumaria, conforme ilustra a figura 5. Das 164 categorias pesquisadas, 138, ou 84%, tiveram aumento médio de preço 6,91%, e 26, ou 16%, tiveram queda média de preço de -4,70%.
O grupo com a maior queda anual de preço em ago15/ago14 foi Moda e Acessórios (-11,63%), muito influenciado por “tênis” (-19,05%). O segundo grupo com a maior queda de preço foi o de Telefonia (-10,66%) – devido a “celular/smartphone” (-6,79%) –, seguido em terceiro por Eletrônicos (-2,04%) – influenciado pela redução de -3,46% nos preços de “televisores”, e de -1,23% em “som portátil”. No grupo com maior aumento de preço – Cosméticos e Perfumaria (10,25%) – destacaram-se “escova rotativa” (26,64%), “depilador elétrico” (18,95%), “escova para cabelo” (14,27%) e “secador de cabelo” (13,75%).
Entre todos os produtos que compõem o índice, os que tiveram aumentos destacados no período anual agosto15/agosto14, além dos já citados, foram: “cartucho para impressora” (23,21%), “caçarola” (19,31%), “climatizador” (18,58%), “processador” (16,59%), “repelente” (13,54%), “coifa/exaustor” (12,15%) e “shampoo para cabelo” (11,25%). Os que tiveram maiores quedas foram: “chuteira” (-17,16%), “fritadeira” (-4,88%), “piscina” (-4,75%), “mixer” (-1,66%), “lava-louças” (-1,47%) e “ar condicionado” (-0,60%).
Figura 5 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé por Categorias de Produtos (Ago15/Ago14)
Os aumentos de 1,98% do Índice FIPE/Buscapé no período ago15/ago14, 2,03% em jul15/jul14, 0,26% em jun15/jun14, e de 1,21% em mai15/mai/14 – embora revertendo uma longa série de quedas anuais – contrastam com as variações bem superiores nos índices gerais, como o IPCA-IBGE e o IPC-FIPE, que tiveram aumento anual de preço de 9,56% e 8,81%, respectivamente, no período jul15/jul14. Parcela significativa destas diferenças pode ser explicada pelos seguintes fatores: a) o Índice de Preços FIPE/Buscapé monitora uma cesta de produtos diferente daquela avaliada pelos índices de preços gerais, ou seja, apenas aqueles produtos que são comercializados de forma mais significativa por meio da Internet; b) os pesos dos produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé são bastante diferentes dos pesos dos mesmos produtos nos índices genéricos; c) o canal de distribuição monitorado pelo Índice FIPE/Buscapé é exclusivamente o e-commerce, enquanto os outros índices monitoram vários outros canais tradicionais e físicos.
Categoria: Balanços